Cortinas: conheça os modelos, onde usar e quais os melhores tecidos

14/12/2022min de leitura

Diferente do que muitas pessoas pensam, as cortinas são muito além de um importante item de decoração. Elas ajudam a proporcionar iluminação mais adequada para o ambiente ao bloquear a claridade excessiva. Além disso, as cortinas também oferecem mais privacidade, ajudam a amenizar o vento que entra na casa, oferecem maior conforto visual e térmico ao ambiente. Com isso, podemos observar que não se trata somente de um item de decoração. 


Durante um tempo, as cortinas eram indicadas exclusivamente para quartos e salas, com a proposta de oferecer um clima mais aconchegante para esses ambientes. Com o passar dos anos, no entanto, elas começaram a ganhar cada vez mais espaços na casa, completando a decoração e levando uma ambientação mais agradável para todos os espaços. Atualmente, esse item decorativo também é muito usado para dividir ambientes dentro da casa ou até mesmo no lugar de portas.


Com isso, uma escolha que parecia fácil passou a precisar de alguns cuidados para sua seleção, como, por exemplo, a harmonização com o resto da decoração, o material, a funcionalidade para o ambiente, o tipo de instalação e a praticidade. Para te ajudar a fazer a escolha certa, a Nova Época Imóveis preparou esse post com algumas dicas que vão te auxiliar nesse processo. Para mais dicas de decoração ou sobre o mercado imobiliário, não deixe de conferir nosso blog!


Cortinas para quartos


A escolha de cortinas é feita de maneiras diferentes para os diversos ambientes da casa. O quarto, por exemplo, é um ambiente mais íntimo que merece uma boa personalização e, principalmente, uma boa proteção para os momentos de descanso dos moradores. Por isso, neste caso, é possível considerarmos diferentes soluções para usar na janela, controlando a claridade que entra no ambiente. 


Usar um modelo de cortina persiana com abertura vertical ao invés de uma cortina de tecido franzida, por exemplo, como a cortina rolô, sendo uma ótima indicação para ambientes como quartos infantis e de solteiro. Já no caso de decorações mais sofisticadas, como do quarto de casal, uma boa escolha é a combinação de cortina persiana e comum, que seria usada somente como reposteiro. 


A junção dessas cortinas dá maior imponência à composição da decoração. Também é indicado fazer a combinação da cortina com função de xale com a colcha, fronhas e almofadas da cama para um ambiente visualmente harmonioso. Nessas situações, decoradores sugerem tons mais escuros para bloquear o máximo de luz possível no interior do ambiente. 


Cortinas para salas


A sala de estar e de jantar são alguns dos ambientes mais importantes em qualquer casa. Nesse caso, diferente do quarto, podemos ter uma preocupação maior ou menor quanto ao fechamento das janelas, pois não é preciso bloquear completamente a claridade. Aqui, a escolha da cortina vai depender da necessidade que você tem de privacidade e da sua intenção de isolar este cômodo para um possível canto de cinema da casa. Nesse ambiente, a cortina pode ser mais simples ou ter variadas camadas.


Uma cortina de tecido mais fino, feita em voal ou cetim, é uma ótima escolha para este ambiente. No entanto, nesse caso, é essencial proteger esta peça e os outros itens que estiverem no ambiente, incluindo revestimento do piso, com um forro de cortina. Você pode até usar um blackout, que pode ser de poliéster, que barra 80% da luz, ou de PVC, que barra 100%, além de reter mais calor. 


Já na combinação de cores, a escolha mais assertiva é investir em um conjunto de cortina liso com tons neutros que combina com qualquer estilo de decoração. É muito comum, também, as pessoas usarem forro de cortina em tons mais claros e fazer uma composição com xale e bando em tons mais escuros, que pode combinar com o sofá, o tapete e o painel da TV. Assim, você pode fazer um belo contraste com as cores do piso, da mesinha de centro, do rack, das paredes e das almofadas do ambiente. 


Cortinas para cozinhas 


Neste cômodo, a utilização das cortinas pode ser um diferencial para o conforto dos moradores. Para este ambiente, você pode usar modelos de cortina com proteção vinílica em modelos de persianas, romana ou rolô, feitos de poliéster e policleto. Você pode, ainda, considerar o uso de uma cortina de persiana tradicional, com filetes feitos de material de fácil limpeza, como o PVC, por exemplo. 


Cortinas de renda também são uma opção neste cômodo, no entanto, é mais usado por quem curte um estilo de decoração mais retrô. A cortina pode acabar contrastar demais com o design dos móveis e comprometer a higiene local, mas ainda é uma opção. No quesito cores, podemos perceber uma situação muito recorrente nos projetos modernos: o uso de peças em cores como branco para decorações mais contemporâneas. 


Já para ambientes mais tradicionais, com estilo de decoração rústico ou retrô, é possível harmonizar melhor as cortinas estampadas, como as listradas ou em xadrez. Nesses casos, vale à pena também usar peças para dar um toque a mais de cor no ambiente, sendo amarelo para uma atmosfera mais alegre e verde se você quer estimular uma alimentação mais saudável. E acredite, as cores fazem toda diferença na ambientação do espaço e no dia a dia dos moradores!


Cortinas para banheiros


Por último, mas não menos importante, as cortinas também podem ser usadas para decorar os banheiros. Os modelos feitos de tecidos leves e fibras mais fechadas podem ser usadas para delimitar espaços e até fechar armários, principalmente as cortinas para trilho. Você também pode usar cortinas divisórias, feitas de contas ou em versão mais sofisticada, com fios de seda e contas de vidro. Elas são mais usadas para separação de ambientes ou na marcação de passagens.


No Brasil não é comum usar cortinas para fechar janelas de banheiros. Quando isso se faz necessário, o mais indicado é que se utilize cortinas de modelo tipo romana, feitas de tecidos com camada vinílica protetora. As cortinas mais usadas em banheiros aqui são aquelas que fecham o box de chuveiros, feitas em material PVC, que pode ser mais rígido ou mais flexível, transparente ou estampado e que consegue secar rapidamente. 


Mas lembre-se: a cortina de box precisa ser sempre limpa, caso contrário pode acabar gerando mofo! Ela também será uma peça importante na decoração do cômodo, gerando grande impacto visual e enfatizando a temática da produção do ambiente, como estilo mais urbano, moderno ou mais praiano. 


Gostou das nossas dicas e ideias? Na hora das escolhas, tome cuidado e tenha atenção para que elas combinem com seu estilo e com a decoração da casa. A Nova Época Imóveis espera ter ajudado a tornar suas escolhas mais fáceis e práticas! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":