CRM para corretores de imóveis: entenda o que é e como ele ajuda no dia a dia desses profissionais

25/09/2023min de leitura

O emprego estratégico de recursos de tecnologia e de softwares de gestão de relacionamento vem sendo constantemente usados por empresas e profissionais de sucesso no competitivo mercado imobiliário. Eles podem ajudar e muito a facilitar o trabalho dos corretores de imóveis, organizando as vendas e o contato com seus clientes. Quem trabalha com uma agenda grande de clientes sabe da importância de mantê-la sempre organizada e das etapas de cada processo de negócio. 


Independentemente se você trabalha com venda ou locação de imóveis, é importante que o profissional prospecte e gerencie uma extensa carteira de propriedades, além de ser necessário, ainda, manter um bom relacionamento com os clientes. Por conta disso, você não pode, definitivamente, abrir mão das funcionalidades que um sistema de CRM para corretores de imóveis oferece. No entanto, a dificuldade no uso de um CRM para corretores é uma questão que quase todo gestor de imobiliária precisa lidar.


Essa é, de fato, uma ferramenta altamente funcional e capaz de trazer sucesso à empresa. Porém, ainda existem muitos profissionais que possuem dificuldades para acompanhar a evolução tecnológica que o mundo corporativo moderno está passando e, em alguns casos, os corretores até mesmo se recusam a aderir ao uso de um sistema tecnológico para otimizar o relacionamento com o cliente, o que é muito prejudicial à sua performance.


Cada vez mais popularizado por ser muito útil na rotina de um corretor de imóveis, atualmente, já existem diversas opções de sistemas CRM, cujas funcionalidades são fáceis de aprender e ajudam a facilitar o trabalho. Porém, antes de investir em uma delas, é importante compreender para que serve o CRM, como ele funciona e porque esse software, quando bem utilizado, é uma ajuda muito bem-vinda. Pensando nisso, a Nova Época Imóveis preparou esse post para explicar tudo isso! 


Afinal, o que é CRM para corretores imobiliários?


CRM é uma sigla de origem na expressão inglesa “Customer Relationship Manager” que, traduzido para o português, quer dizer Gestão de Relacionamento com o Cliente. Na prática, ele se trata de um software específico que uma empresa ou profissional usam para conseguir administrar melhor sua relação com seu público consumidor. O CRM designa os softwares que facilitam a gestão do relacionamento entre empresas e consumidores, sendo uma boa estratégia de mercado com foco no cliente.


Sendo mais específico e voltado para o mercado imobiliário, um CRM ajuda os corretores e as imobiliárias a conseguirem melhor coordenação e direcionamento para os vários elementos que compõem suas atividades, como: carteira de propriedades, compras, vendas, contratos de locação, informações sobre compradores, locadores, locatários, entre outros. Através dessa abordagem, as necessidades dos clientes e a melhor maneira de satisfazê-las se tornam a prioridade dos processos de negócio. 


Com isso, o CRM para corretores de imóveis acaba sendo um recurso muito relevante em um segmento tão altamente competitivo como o mercado imobiliário, no qual, para ter maiores chances de sucesso, você deve oferecer um diferencial que atrairá mais clientes. Esse diferencial pode ser desde um atendimento personalizado até propostas de imóveis com melhores custos-benefícios de forma mais rápida. Isso só é possível com as informações do cliente e de imóveis centralizadas para o profissional poder interpretá-las de forma eficiente.


Esse recurso permite que os profissionais e as empresas tracem o perfil de cada um dos seus clientes e descubram quais as transações em potencial, direcionando as etapas do processo e guiando as negociações da melhor forma possível. Para ainda mais rapidez, com poucos cliques, você encontra formas de contato, e-mail, números de telefone e outros dados em um só lugar, facilitando o contato dos clientes com as empresas. 


Para que serve o CRM para corretores imobiliários?


Os sistemas CRM podem ser muito úteis para quem trabalha com muitos clientes e transações ao mesmo tempo, como muitas vezes é o caso do profissional da corretagem de imóveis. Isso se deve ao fato de esse tipo de ferramenta servir para centralizar os cadastros de clientes e parceiros, ao passo que observa o andamento de propostas, registra o histórico dos negócios e mensura os resultados de todo o trabalho. 


Com posse do histórico de negociação, o corretor de imóveis conseguirá cadastrar todo o perfil do cliente, seu potencial de compra, o tipo de imóvel e a região onde ele tem interesse em morar. Além disso, também tem a função de funil de venda, ajudando os profissionais a compreenderem, visualmente, em qual etapa do processo de compra cada um dos clientes se encontra, o que ajuda a dar uma clareza maios sobre quais atividades precisam ser realizadas para cada negociação avançar, e permitem a integração com as redes sociais, agilizando o cadastro e o contato com os clientes. 


Essas ferramentas vão ajudar não só os corretores de imóveis, mas também os seus gestores. Através de funções, métricas e relatórios. O CRM também vai ser útil para identificar as boas oportunidades de negócio e para medir o rendimento da equipe, com o intuito de criar estratégias que vão ajudar a melhorar o trabalho e alcançar objetivos. 


Como o CRM para corretores imobiliários pode ajudar nas vendas?


Centralização dos dados no mesmo local


Uma das maiores vantagens do CRM para imobiliárias e que pode ajudar nas vendas é a centralização de uma gama de dados em um só local. Isso possibilitará a abertura de um extenso leque de possibilidades, permitindo acessar informações prévias em alguns segundos, mesmo de clientes que não fazem contato há meses ou até anos. É possível obter todo o material necessário para oferecer os melhores imóveis, conforme os dados coletados do perfil, as demandas e as possibilidades de cada um.


No caso de dúvidas sobre o histórico de algum imóvel ou cliente, só é preciso alguns segundos para tirá-las. Essa ferramenta é incrível, pois colabora para um atendimento ainda mais preciso e que pode mudar completamente como você encara o seu dia a dia no trabalho, trazendo ainda mais eficiência e agilidade.


Aperfeiçoamento do relacionamento com os clientes


Uma das soluções de CRM, como o próprio nome já sugere, é que ele serve para fazer uma gestão do relacionamento com os clientes. Uma vez que se admite um amplo conhecimento de cada um deles, essa ferramenta possibilitará oferecer um atendimento mais personalizado e ainda mais preciso. Essa é uma grande vantagem, afinal, quem não gosta de se sentir importante, principalmente quando se está fazendo uma transação de alto valor, como a compra ou venda de uma propriedade?


Com todos os dados importantes dentro do CRM, você poderá acessar qualquer informação em tempo real e precisando entrar em somente um único local, tornando os seus atendimentos ainda mais ágeis, simples e pessoais. 


Aumento da produtividade da equipe


É importante destacarmos que não são somente os clientes que vão se beneficiar da adoção de um CRM para corretores imobiliários. O software também ajudará os profissionais que o utilizam, proporcionando uma atuação ainda mais eficiente e precisa. No caso de quem tem colaboradores, ele pode ser de grande importância. Caso você atue sozinho nesse mercado, as vantagens ainda são muitas e incríveis. 


O aumento da produtividade é o grande foco de qualquer segmento de mercado, não diferindo no imobiliário. A gestão integrada do CRM vai te ajudar a fazer cadastros com ainda mais facilidade, automatizando tarefas, realizando buscas automáticas, entre outros. Nesse caso, você evita o retrabalho e ainda pode acompanhar os indicadores de desempenho de maneira mais fácil.


Ajuda na fidelização do público-alvo


Quem trabalha nessa área certamente já ouviu falar que a fidelização do cliente tem um custo-benefício muito melhor do que sempre ficar tentando atrair novos compradores. Isso pode ser ainda mais perceptível no mercado imobiliário, pois envolve valores mais elevados, o que estimulará que haja uma relação de confiança entre clientes e corretores. Mesmo após o negócio ser fechado, você ainda pode tentar manter uma relação com esse cliente para que, se precisar novamente, ele lembre de você.


Quando você conhece a jornada de compra e tem todas as informações dos seus leads, como os canais que originaram sua visita, as palavras que foram procuradas e as unidades que despertaram seu interesse, por exemplo, fica mais fácil enviar propostas e oportunidades que lhe agradem mais. Por conta disso, ao conhecer melhor o perfil do seu público, vai ser muito mais simples torná-lo fiel a você e a sua empresa. 


Auxilia a visão estratégica do negócio


Para quem tem uma visão estratégica do se negócio, muitas vezes na correria do dia a dia, acabamos focando no operacional e deixando uma gestão mais inteligente das nossas ações, escolhas e serviços de lado. Porém, com um CRM de imobiliária, você poderá reverter esse cenário e ficar ciente dos processos internos da empresa, dos seus pontos fortes e fracos. 


Será com mais rapidez e velocidade que você fará relatórios de vendas e observará quais os tipos de propriedades que mais possuem demanda, em quais bairros você fecha mais transações e quais áreas podem estar “deixando a desejar”. Além disso, ainda é possível saber quais anúncios trazem mais retorno, quantos atendimentos e transações foram fechadas no mês. Tudo o que você precisa é analisar as métricas disponíveis, entender o funil de vendas e analisar seu desempenho mês a mês. 


Ajuda a conhecer compradores em potencial


É verdade que uma das atividades mais lucrativas para um corretor de imóveis é a realização de vendas de propriedades. Boa parte dessas realizações apresenta um valor bastante significativo, principalmente nos grandes centros urbanos, o que permitirá uma comissão muito interessante e, às vezes até mesmo dependendo do caso, fornecerá um percentual vantajoso para esse profissional. 


Por conta disso, é importante saber que o CRM pode ajudar muito na concretização de mais vendas, não somente por centralizar os dados e demandas dos clientes, mas também por permitir que essas informações sejam interpretadas e cruzadas com a carteira disponível. 


A Nova Época Imóveis espera que você tenha conseguido compreender melhor como o CRM para corretores de imóveis funciona. Para mais conteúdos sobre o mercado imobiliário e para conhecer os imóveis do nosso catálogo, não deixe de acompanhar nosso blog e nossas redes sociais
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

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