Crowdfunding Imobiliário: entenda o que é e como funciona

27/02/2024min de leitura

Você já ouviu falar do termo crowdfunding imobiliário e como aproveitar essa opção que veio para ficar no mercado de investimentos? Nos últimos anos, o crowdfunding imobiliário tem ganhado destaque como uma forma inovadora de investir no mercado de imóveis. Isso porque essa modalidade de investimento permite que as pessoas com diferentes perfis e valores se unam para financiar projetos imobiliários promissores. 

Apesar da maioria das pessoas insistir em atrelar a prática de investir somente ao cenário da bolsa de valores, o avanço da tecnologia permite que as possibilidades de investimento mostrem um leque cada vez mais amplo, dinâmica e acessível. O crowdfunding imobiliário é um dos melhores exemplos desse novo olhar sobre como aplicar o seu dinheiro. Essa é uma tendência que já se consolidou no mercado do exterior e vem ganhando cada vez mais visibilidade, força e espaço na realidade do brasileiro. 

O principal ponto do financiamento coletivo imobiliário é que qualquer pessoa pode investir nesse mercado. Caso você ainda não conheça o conceito de crowdfunding imobiliário ou ainda tenha dúvidas sobre como começar a fazer parte da parcela da população que investe dinheiro de forma segura e inovadora, continue por aqui! A Nova Época Imóveis trouxe esse post com tudo o que você precisa saber sobre esse assunto, apontando as vantagens dessa modalidade. Não se esqueça de nos acompanhar aqui e em nossas redes sociais para mais informações importantes sobre o mercado imobiliário, os tipos de investimentos e os imóveis que temos em nosso catálogo! 

O que é crowdfunding imobiliário? 

Antes de mais nada, vamos falar um pouco sobre o conceito dessa modalidade de investimento imobiliário? O crowdfunding imobiliário tem origem do crowdfunding, termo originalmente do inglês que significa financiamento coletivo. Esse tipo de financiamento só se tornou possível através do avanço da tecnologia comunicacional. Unindo um grupo de pessoas com um interesse comum, o crowdfunding é basicamente uma “vaquinha” potencializada pela internet, onde as pessoas conseguem colaborar juntas para que projetos possam sair do papel. 

Você já deve ter ouvido falar do financiamento coletivo e tê-lo visto sendo usado para a gravação do CD de uma banda independente, por exemplo, para angariar fundos para a produção de um filme ou até mesmo para arrecadar renda para uma obra social. Esse sistema funciona de maneira a recompensar o colaborador ao final. Nos casos apontados acima, essa recompensa pode vir em formato de um CD físico, das peças de merchandising de um filme e do sucesso da ação social pretendida. 

No entanto, o conceito que revoluciona a ideia do financiamento coletivo é o seu uso como uma plataforma de investimento no setor de imóveis, o que conhecemos como crowdfunding imobiliário. 

Afinal, como de fato funciona o crowdfunding imobiliário? 

No crowdfunding imobiliário, o investidor consegue se cadastrar em uma plataforma online e, assim, pode escolher se deseja investir em imóveis curados e selecionados por um grupo de especialistas na área para aplicar seu dinheiro. Ou seja, ao investir, você compra apenas uma parte daquela obra. Com o fim do projeto, você recebe de volta o valor do seu investimento com os lucros somados a ele. 

Quando comparado aos modelos mais tradicionais de investimento do setor de imóveis, o crowdfunding imobiliário ganha destaque por ser mais rápido e flexível, além de ser uma proposta de custo reduzido e de fácil divulgação. Além disso, investir no setor imobiliário também aumenta suas opções de investimento. Logo, investir em ativos alternativos, como o crowdfunding imobiliário, será uma boa forma de diversificar seu portfólio e aumentar sua renda. 

O investimento no mercado imobiliário sempre pareceu um pouco distante da realidade dos cidadãos comuns. Isso porque, além da bolsa de valores ser retratada como algo frio e complicado, dificultando a entrada de novos investidores no campo, outras opções mais “simples” que já existem também apresentam problemas, como a necessidade de capital alto, instabilidade e altos riscos em relação à liquidez recolhida em alguns deles. 

O crowdfunding imobiliário chegou principalmente para mudar esse cenário, afinal, seu maior objetivo é possibilitar que o ato de investir em imóveis possa se tornar possível para todos. 

Qual a diferença entre crowdfunding imobiliário e fundos de investimentos imobiliários? 

Apesar de essas duas ofertas se parecerem muito, existem diferenças em aspectos cruciais para o investidor entre o Crowdfunding Imobiliário e os Fundos de Investimentos Imobiliários ou FIIs. A primeira grande divergência entre essas duas propostas de modalidades é que, no investimento coletivo imobiliário o investidor tem a chance de escolher em quais projetos deseja investir, enquanto no FII um agente é responsável por definir os imóveis onde o dinheiro do investidor será aplicado. 

Isso quer dizer que no crowdfunding imobiliário o investidor tem maior autonomia para escolher quais propostas mais combinam com o que ele deseja alcançar com esse investimento. A rentabilidade do seu investimento é ponto-chave aqui. Isso porque o FII tem rentabilidade que costuma variar entre 0,6% e 0,7% ao mês, enquanto no crowdfunding de imóveis essa taxa pode chegar a um valor mensal de até 1,5% ou até mesmo mais que o dobro.

Outra característica importante que diferencia essas duas modalidades é que no FII as cotas dos investidores são passíveis de negociação na bolsa de valores, ou seja, o investidor passa a ser um refém da variação de valor da cora que, uma vez vista como uma ação, pode valorizar ou desvalorizar rapidamente. Já o crowdfunding de imóveis foca no período de construção de um empreendimento, logo, a rentabilidade passa a ser menos volúvel e se apresenta em valores maiores do que os oferecidos pelos FIIs. 

Quais as vantagens do crowdfunding imobiliário? 

Já mencionamos até aqui para você a facilidade proporcionada pelo ambiente online e a autonomia que o investidor possui ao investir no crowdfunding de imóveis, mas você sabia que ainda existem outras vantagens nessa modalidade? Aqui vamos apontá-las: 

Conta com um total de zero taxas

A falta da necessidade de um gerente para controlar o seu dinheiro, ou seja, com uma autonomia garantida, o investimento coletivo não te obriga a pagar exaustivas taxas durante o seu processo de aplicação de dinheiro em imóveis, o que aumentará o rendimento dos seus investimentos. 

Rentabilidade fixa e garantida 

Contando com a garantia contratual, mesmo que as vendas dos imóveis escolhidos não saiam conforme o esperado e o planejado, o investidor ainda irá receber a remuneração prevista ao final do processo. 

Maior acessibilidade 

O valor mínimo de investimento nesse tipo de modalidade é de R$ 1.000,00, o que não somente democratiza a possibilidade de aplicação no mercado imobiliário, mas também oferece uma rentabilidade elevada de até 18% ao ano. 

Mais transparência 

Mais uma vez, a autonomia que o crowdfunding imobiliário proporciona ajuda a garantir que o investidor tenha total clareza sobre onde de fato o seu dinheiro está sendo aplicado, além de quais os riscos ele irá correr, as garantias que tem e as previsões de mercado. 

Diversificação de portfólio 

Além de tudo citado até aqui, o crowdfunding de imóveis ainda possibilita que o investidor escolha um número maior de imóveis onde estará investindo. Essa diversificação de carteira de investimentos ajuda a gerar uma segurança maior no processo. 

Como podemos perceber, o crowdfunding de imóveis é uma oportunidade incrível para aplicar o seu dinheiro sem precisar disponibilizar um alto ticket de entrada, além de se beneficiar com a autonomia inclusa no processo e em uma desejável garantia de renda mais simplificada. O investimento coletivo em imóveis somente começou a crescer no cenário nacional, no entanto, a projeção é de que esse mercado seja avaliado mundialmente em mais de U$ 300 bilhões até 2025, segundo a Forbes. Esse crescimento exponencial mundial significa que esse mercado também crescerá no Brasil. 

A Nova Época Imóveis espera que esse post tenha te ajudado a compreender melhor essa proposta de investimento que só tem boas projeções para o futuro e que ele te ajude a começar a investir no mercado de imóveis! Para saber mais sobre esse ou outros assuntos do mercado imobiliário, seja a compra e venda de imóveis ou o investimento nesse setor, fale com um dos nossos corretores
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":