Decoração de apartamentos pequenos: conheça os erros mais comuns que devem ser evitados

17/02/2022min de leitura

Apartamentos pequenos são uma realidade cada vez mais comum, principalmente nos grandes centros urbanos. Eles são uma das tendências do mercado imobiliário na atualidade e aqueles que optam por um empreendimento com metragem reduzida precisam lidar com o desafio que é otimizar os ambientes e conseguir amplitude. 


Apesar disso, é verdade que não é tarefa fácil encaixar todos os desejos dos moradores em pouco espaço. Dessa forma, é recorrente acontecerem erros em relação à arquitetura e à distribuição de móveis. Por isso, na hora de mobiliar e decorar um imóvel compacto, é essencial ter atenção redobrada aos detalhes, para que possa ser feito o melhor proveito do espaço. 


São tantas as opções na hora de decorar seu apartamento que, muitas vezes, a decoração acaba por não reunir praticidade e conforto, como deve ser. Decorar um imóvel menor pode ser um grande desafio, mas com a ajuda de alguns pequenos truques você pode criar um aspecto de amplitude e ainda deixar o espaço organizado de maneira funcional para o seu estilo de vida. 


Para te ajudar a evitar alguns erros comuns ao decorar e mobiliar um imóvel menor, a Nova Época Imóveis elaborou esse post com alguns desses erros que devem ser evitados e como você pode evitá-los, para que sua casa seja o mais funcional, confortável e organizada possível! E para mais dicas sobre decoração, não deixe de conferir nosso blog!


1. Não ter um projeto


O primeiro erro ao decorar e mobiliar um apartamento pequeno é fazê-lo sem um projeto. Isso porque, para montar um imóvel compacto, é necessário ter um olhar mais apurado que possa garantir que cada canto do ambiente seja aproveitado da melhor maneira possível. Por isso, não adianta sair comprando móveis a torto e a direito sem antes planejar como e onde ficarão e se, de fato, é a melhor opção para o seu espaço.


Uma boa dica é optar pela ajuda de um profissional no assunto para fazer o projeto. O investimento na ajuda do profissional pode implicar em um valor muito mais caro no futuro, em função de dores de cabeça e reformas que precisarão ser feitas. 


2. Evite investir em móveis planejados


Abrir mão dos móveis planejados pode se mostrar uma solução esperta para garantir o máximo aproveitamento dos espaços. Os móveis planejados costumam ajudar a ocupar os espaços da parede e oferecem maior amplitude. 


Outra boa dica para mobiliar um espaço menor é investir nos móveis multiuso, como uma mesa que serve de bancada para cozinha ou um sofá-cama. Além disso, banquinhos e puffs extras dispostos ao redor da mesa disponibilizam mais lugares para recepcionar convidados em casa sem sacrificar muito o espaço do ambiente. 


3. Cuidado com a decoração das paredes


Infelizmente, quando o assunto são espaços pequenos, muita coisa nas paredes pode acabar “engolindo” o espaço dos ambientes, onde você ainda terá que colocar móveis e outros objetos. Se houver um espaço livre em uma parede, talvez a melhor dica seja deixá-lo vazio, assim, você não carrega sua casa com informações e perde ainda mais a impressão de ter espaço.


Além disso, outra dica para as paredes é optar por papel de parede sem detalhes. Isso porque o papel de parede com molduras pode dividir visualmente as paredes em duas partes e apenas ajuda a destacar a falta de espaço, o que apenas destaca a falta de espaço do lugar, atraindo uma atenção desnecessária para suas paredes. Se você quer ornar o espaço, uma dica melhor é adicionar espelhos, que ajudarão a expandir o espaço. 


4. Cortinas e tapetes do tamanho errado


Elementos de decoração e mobília móveis também merecem atenção na hora de decorar os ambientes, pois, quando mal pensados, podem afetar de forma negativa a composição do espaço. As cortinas, por exemplo, devem ser instaladas do teto até o chão, não somente na extensão das janelas, cobrindo-as. 


Cuidado, ainda, na escolha dos tapetes, pois, quando muito pequenos, podem acabar reduzindo visualmente os espaços. Por isso, o mais adequado é sempre eleger os modelos maiores que entram debaixo do sofá, das cadeiras ou até mesmo que ficam praticamente encostados na parede. 


5. Não priorizar a circulação dos moradores


Um dos maiores desafios de mobiliar e decorar um apartamento menor é fazê-lo sem prejudicar a circulação dos moradores. Ainda na fase do projeto, a mobilidade dos moradores deve ser uma prioridade. Uma boa dica para evitar que o espaço fique atravancado é fugir de móveis desproporcionais em relação ao tamanho do ambiente. Dessa forma, é possível evitar um aspecto de amontoado no espaço e não prejudica a circulação de pessoas.


6. Uso excessivo de móveis altos


Outra dica para te ajudar a dar uma sensação maior de amplitude ao ambiente é deixar uma linha de visão mais livre. Ou seja, deixar um espaço entre 50 e 60 centímetros até 2 metros com o mínimo de ocupação possível. Outro aspecto importante é não posicionar seus móveis de frente para as janelas. Além de impedir a entrada da luz do sol, você ainda vai abafar o apartamento por falta de circulação de ar. 


7. Acúmulo de coisas


Lembre-se: em um apartamento menor, menos é mais! Um espaço repleto de itens decorativos pode tornar a tarefa de mantê-lo organizado ainda mais difícil. Isso não transmite a sensação de bem-estar e comodidade, além de dar um trabalho extra para limpeza e arrumação. O aconselhável, nesses casos, é que você guarde somente o essencial, evitando acumular coisas que podem ocupar espaços preciosos com alguma utilidade ou simplesmente para a circulação de ar no lugar. 


8. Exagero nos tons escuros


Ao passo que uma paleta de cores mais claras pode oferecer mais amplitude ao ambiente, os tons escuros, quando e se incluídos de forma exagerada nos ambientes, podem comprometer a amplitude visual do espaço. Embora esse não seja um erro, de fato, é uma dica: é importante usar cores mais escuras com moderação. Mesclar o preto ou tons mais vibrantes com um conjunto de tons mais neutros pode ajudar a trazer um contraste interessante e, ao mesmo tempo, leve ao ambiente. 


9. Uso de revestimentos sem textura


Outra dica para ajudar a evitar erros e tornar o ambiente visualmente menor é fazer o uso de revestimentos nas paredes, que ajudam a deixar os ambientes parecerem maiores. Tijolinhos aparentes, concreto, cimento queimado ou quaisquer outras texturas que tenham uma variação de tonalidade, ajudam a produzir uma profundidade visual maior em comparação ao liso e o chapado. 


10. Iluminação no centro do ambiente


Em um apartamento menor, investir em uma iluminação abrangente é uma forma de ampliar o ambiente, deixando-o ainda mais aconchegante e sofisticado. Colocar um lustre apenas no centro do ambiente, por exemplo, pode provocar um efeito de penumbra nas paredes e o resultado é uma sensação de espaço fechado. A dica é distribuir bem essa iluminação pelas superfícies através da instalação de arandelas, abajures ou até mesmo spots direcionáveis. 


Gostou das nossas dicas? Lembre-se: é muito importante ter atenção e seguir os passos certos para decorar um imóvel menor, por isso, não deixe de pesquisar dicas e ideias! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":