Decoração e pets: saiba com evitar que seu bichinho destrua os móveis da sua casa ou apartamento

08/06/2022min de leitura

Ter um bichinho em casa, seja ele um cãozinho, um gatinho ou um roedor é uma ótima ideia para quem procura uma companhia para o dia a dia, especialmente porque eles são brincalhões e trazem muita alegria. Porém, em alguns casos, quando os donos não tomam certos cuidados, esses pets fofinhos e adoráveis podem causar grandes estragos em móveis, estofados e eletrodomésticos, deixando seus tutores de cabelo em pé. 


É um fato que toda casa ou apartamento que tem um animal doméstico possui, pelo menos, um móvel arranhado. Para quem mora em apartamento, a atenção deve ser redobrada, pois não existe um quintal onde seu pet possa passar parte do seu tempo. No entanto, seguindo algumas dicas e colocando algumas ações em prática, é possível diminuir a frequência e o tamanho da destruição que os bichinhos podem fazer. 


Se você tem um pet em casa e não sabe mais o que fazer para evitar que ele arranhe ou acabe com os móveis, esse post vai te ajudar muito! A Nova Época Imóveis trouxe algumas dicas e estratégias que podem ajudar a evitar que você perca algum móvel por conta dos bichinhos. Para mais dicas de decoração, de limpeza ou até mesmo do mercado imobiliário, não deixe de conferir os outros posts que temos no nosso blog!


Dicas para evitar que seu pet arranhe seus móveis


Nossa primeira dica aqui é muito importante não só para a integridade dos seus móveis, mas também para a qualidade de vida do seu pet: é fundamental que os tutores reservem um tempo diariamente para brincar com o animalzinho e levá-lo para passear. Isso vai ajudar a aliviar a tensão e gastar bastante energia, tirando a atenção dos bichinhos nos móveis. Caso, na sua rotina, você passe longos períodos fora de casa, -uma boa ideia é espalhar brinquedos específicos para pets pela casa ou apartamento, dessa forma eles podem se distrair.


No caso dos gatinhos, um dos problemas mais comuns relacionados é que eles costumam arranhar ou morder os móveis, pois eles têm a necessidade natural de afiar as unhas, tanto por questões de saúde quanto por diversão ou para demarcar território. Por isso, é fundamental que haja um objeto específico onde eles possam fazê-lo. Caso não haja esse objeto, eles podem acabar afiando as unhas em qualquer coisa que aparecer pela frente, especialmente móveis estofados.


Se você é papai ou mamãe de gato, felizmente já existem arranhadores para gatos de todos os tipos. É recomendado que você dê preferência para as opções feitas de sisal, pois eles são mais resistentes e ideais para afiar as unhas dos bichinhos. Se você preferir, também é possível improvisar colocando caixas de papelão no chão da sua casa. Caso você tenha mais de um gato, é importante ter um arranhador para cada bichinho, pois esse é um ato de demarcação de território e cada um precisa do seu.


Higienizar os móveis com um spray específico para afastar o bichinho de certos móveis também é outra dica eficaz, pois o produto fará com que o cheiro entranhado nos móveis afaste os gatinhos. Para os cães, também já existem produtos que deixam gosto amargo nos objetos, o que vai evitar que eles arranhem ou mordam os móveis sem prejudicar os bichinhos.


No caso de filhotes de cachorros, é importante se atentar ao crescimento dos dentes, pois, durante essa fase, a gengiva do pet tende a doer, por isso a necessidade de morder objetos para aliviar o estresse. Por conta da pouca idade, eles ainda são muito novos para diferir o certo do errado e os móveis podem se tornar alvos fáceis. Para essas situações, mordedores específicos, de preferência modelos que chamem mais atenção, espalhados pela casa podem ajudar. 


Tanto para gatos quanto para cachorros uma dica é fundamental para evitar a destruição dos móveis: é essencial que os tutores forneçam brinquedos diversos que ajudem a estimular os pets. Isso porque eles precisam ter uma distração, pois, além das questões emocionais, os bichinhos não entendem logo de cara que certa ação é errada, por isso, a maior dica aqui é: tenha paciência! 


Além disso, pode ser de grande ajuda procurar formas educativas de adestrar seu pet para que ele não procure móveis e outros objetos para morder ou arranhar. Também não é indicado castigar seu bichinho com ações violentas! Caso nenhuma dessas dicas funcione com o seu bichinho, procure o auxílio de um profissional especializado em adestração de pet. 


Dicas dos melhores tecidos para quem tem animal de estimação


Móveis estofados, especialmente o sofá e as almofadas, costumam ser os móveis preferidos dos bichos para morder, arranhar e, às vezes, até mesmo fazer xixi. Para evitar maiores danos, é possível escolher tecidos mais resistentes aos pets e mais fáceis de limpar. Abaixo vamos falar e alguns:


1. Couro Sintético


Caso seu bichinho goste de fazer xixi em lugares inapropriados e se, nesse caso, for o sofá, as almofadas ou outro móvel estofado, é possível trocar o material do tecido pelo couro sintético. Essa é uma boa ideia porque esse tecido não absorve umidade nem odores, além de ser mais fácil de limpar. 


2. Linho Sintético


Outro tecido recomendado para quem tem pets em casa é o linho sintético, confeccionado com fibras naturais e altamente lavável, antialérgico e mais resistente. Você pode achar esse tecido em três tipos de textura diferentes: fino, intermediário e grosso, vai depender da sua preferência.


3. Suede


De alta resistência, com toque macio e aveludado, o tecido suede lembra muito a camurça e está sendo cada vez mais usado para estofamento de sofás e poltronas. Para os donos de gatos, esse tecido é excelente por não desfiar, por ser fácil de limpar e resistente à umidade.


4. Acquablock


Já para quem está à procura de um tecido impermeável, uma boa solução é usar o acquablock, especialmente para estofamento. Esse tecido é impermeável, muito resistente e repele ácaros e fungos, o que aumenta a vida útil do tecido. Além disso, também é um tecido fácil de limpar.


5. Tecido Náutico


Muito usado no estofamento de bancos de barcas e lanchas, esse tecido passou a estampar também os móveis domésticos, especialmente aqueles que ficam nas áreas externas. O tecido náutico é resistente ao sol e a água, facilitando a limpeza, evitando manchas e odores. Ele também é resistente e dificilmente irá desfiar com as patinhas dos seus pets.


6. Lona 100% algodão


Outro tecido recomendado para quem tem bichinhos de estimação em casa é a lona 100% algodão que, além de ser bastante resistente, pode ser usada tanto para estofar sofás quanto para poltronas e almofadas. Por ser um tecido mais grosso, diminui as chances de deixar manchas e odores nos móveis.


7. Sarja


Por último, mas não menos importante, o tecido sarja também é recomendado para estofar móveis. Com um preço mais acessível e um bom custo-benefício, esse tecido também é fácil de limpar e não retém umidade. Por conta das suas tramas mais fechadas, a sarja é mais difícil de ser desfiada.


Com essas dicas, a Nova Época espera que seja mais fácil controlar seu pet e evitar a perda de móveis! 

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":