Decoração Náutica: entenda essa nova tendência e como adotá-la na sua casa

10/11/2020min de leitura

Você já ouviu que a magia está nos detalhes? Quando você decora sua casa, nada melhor do que conseguir conciliar um estilo despojado com o aconchego que toda casa deveria proporcionar para ajudar seus moradores a aproveitarem melhor seus momentos de folga. Foi nesses termos que o estilo navy, ou náutico, ganhou as graças de cada vez mais pessoas na hora de decorar um imóvel.

Para quem ainda não conhece esse estilo de decoração, com ele é capaz de trazer o mar para o espaço particular do seu lar, criando um clima divertido e, ao mesmo tempo, tranquilo. Originado em casas próximas às praias no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos, o estilo náutico é um clássico da decoração que voltou com tudo e vem ganhando nova força, alcançando cada vez mais residências.

Migrado do mundo da moda para o mundo da decoração, esse estilo tem como cores predominantes o azul marinho, vermelho e branco, cores originadas dos uniformes das forças navais. Com a sua capacidade de levar um clima marítimo para dentro de casa, o estilo náutico ajuda a proporcionar um ambiente mais relaxante. Capaz de misturar o náutico e o urbano, essa decoração torna qualquer espaço mais charmoso.

A decoração náutica tem uma temática única e bem característica. Para te ajudar a entender melhor como a decoração navy pode ser feita e a tornar seu lar mais aconchegante, a Nova Época trouxe tudo sobre esse estilo e algumas dicas de como adotá-lo na sua casa. Não se esqueça de passar no nosso site e conferir nossas ofertas. Em caso de dúvidas, nossos profissionais estão sempre à disposição para te ajudar!

Cores

O estilo náutico remete à vida marinha, porém sua decoração não conta somente com tons de azul. O azul marinho é uma das principais cores no navy, mas outros tons de azul, o vermelho, o branco e tons pastéis também podem são bem importantes para compor uma decoração que remeta à vida em alto mar.

Cores mais claras, por exemplo, ajudam a remeter a areia e podem trazer tranquilidade para os ambientes, diferente das cores vermelha e azul marinho que são as cores usadas pela marinha e ajudam a complementar essa decoração. O estilo náutico tem uma paleta de cores bem marcada e específica, mas elas permitem que você faça as mais diversas combinações, assim, não é preciso se limitar somente aos três tons que a simbolizam.

Além disso, a junção das cores da paleta com o uso de listras é outro método muito utilizado na decoração náutica. Por exemplo, uma almofada vermelha com listras brancas ou branca com listras azul-marinho são muito usadas nesse estilo e dessa forma você pode adicionar mais cores na sua decoração sem que ela perca a harmonia.

Decoração

Como já dito antes, o estilo náutico é uma decoração que remete ao mar e, por isso, alguns símbolos que fazem parte da vida no mar se fazem bem presente. Animais marinhos, como cavalos-marinhos, estrela-do-mar e polvo, e conchas são alguns exemplos de figuras que aparecerão constantemente nesse tipo de decoração.

A estrela-do-mar é um animal que simboliza a paciência, a força e a renovação, por serem animais que são capazes de se regenerar. Por isso, usá-las na decoração ajuda a tornar sua estética mais rica. Além disso, desenhos de mapas também são uma ótima opção de figura de estampa que leva um estilo náutico para dentro da sua casa. Um exemplo de como usá-los é os construindo, dentro da paleta de cores que caracteriza o estilo navy, e os usando em quadros, colchas, móveis e painéis.

Âncoras e remos também são figuras que representam muito bem a vida no mar e podem adicionar muito à sua decoração navy. Podendo ser usadas tanto nas paredes quanto nas estampas de colchas e almofadas, basta você usar sua criatividade para adicionar esses itens e tornar a decoração diferente, despojada e moderna.

Outras ideias

Na hora de fazer uma decoração náutica, além de todos os exemplos dados acima, ainda existem outros objetos que podem fazer toda diferença e tornar a decoração ainda melhor. Usar conchas, por exemplo, que podem ser facilmente encontradas nas praias em seus mais variados tamanhos. Você pode usá-las onde quiser, seja sobre mesas de centro ou mesas de cabeceira.

Outra maneira perfeita de reforçar a presença do mar dentro da sua casa através da decoração navy é usando objetos típicos de navegação. Réplicas de barcos, por exemplo, são a melhor maneira de compor esse estilo de decoração. Boias salva-vidas também são um ótimo item de decoração, podendo ser penduradas em qualquer cômodo da casa ou estampadas.

Nossa última dica é usar o timão, um dos objetos mais importantes e comumente encontrados em barcos. Essa peça costuma ser feita de madeira, por isso, tem a capacidade de trazer à decoração um estilo rústico.

A Nova Época espera ter te ajudado a entender como funciona o estilo náutico ao apresentar suas principais características. Não tenha medo de fazer algo diferente na sua casa! Procure mais inspirações e combinações que estejam de acordo com sua personalidade e com o estilo navy.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":