Decoração Sustentável: dicas para adotar essa tendência na sua casa

21/03/2022min de leitura

A sustentabilidade é real e muito necessária, além de estar sendo cada vez mais vista e colocada em prática, afinal, nossos recursos são finitos e é preciso que preservar o que ainda temos. Decoradores, arquitetos e designers de interiores já adotam práticas para contribuir com esse tema mundial, preservando a natureza e prevenindo ainda mais os impactos ambientais. 


Porém, além de incentivar a diminuição do uso de recursos naturais, adotar uma decoração sustentável na sua casa ou apartamento tem outros benefícios e objetivos. E quando falamos de decoração sustentável, tenha em mente que expande desde o reuso de materiais quanto a compra consciente de objetos, sem deixar de lado o design e a estética dos ambientes, é claro. 


E, ao contrário do que muitos pensam ou podem pensar, aplicar a sustentabilidade na decoração do seu imóvel não vai exigir grandes investimentos, basta apenas adotar algumas medidas e atitudes simples, além de usar e abusar da sua criatividade, gerando conforto e modernidade à sua decoração. 


Você sabia que é possível ter uma casa mais leve, acolhedora e confortável sem perder a personalidade nem agredir o meio ambiente? Para te ajudar, a Nova Época Imóveis elaborou esse guia com algumas dicas bem simples para te ajudar a adotar uma decoração sustentável que vai deixar seu lar ainda mais bonito e agradável, com o bônus de não prejudicar a natureza! E para mais dicas de decoração não deixe de conferir nosso blog, temos diversas dicas para todos os gostos!


Qual o conceito de decoração sustentável?


Antes de entendermos o conceito de decoração sustentável, precisamos entender o que essa última palavra de fato significa e representa. Quando falamos de sustentabilidade, devemos tomar como base os 3R's: reduzir, reutilizar e reciclar, ações básicas que contribuem para combater o impacto ambiental causado por inúmeros fatores e pelo próprio homem. Diante desse pensamento, fica fácil deduzir que uma decoração sustentável deve ir bem além de apenas reciclar alguns objetos usando-os para fazer peças decorativas.


É essencial termos em mente que a sustentabilidade vai muito além do que somente isso, ela deve partir de um novo conceito e rotina de vida. Ou seja, devemos procurar agregar ao nosso dia a dia, através de ações planejadas por arquitetos e decoradores, qualidade de vida com ambientes que possam garantir a proteção do nosso planeta. Isso pode ser feito com planejamentos relacionados à iluminação, reciclagem e reutilização de objetos que seriam jogados fora, mas que podem ser facilmente reaproveitados por meio de ideias incríveis. 


Como adotar uma decoração sustentável em casa?


1. Crie um cantinho verde


Nossa primeira dica tem a ver com as plantas, já usadas por muitos decoradores e paisagistas, afinal, todo ambiente ganha mais vida e cor quando tem plantas na sua decoração. Além disso, os espaços se tornam mais frescos e complementam o ambiente com um toque tropical que agrega charme e estilo aos ambientes da casa. 


Para quem pensa em adotar algumas plantas e criar um cantinho verde, o mais recomendado é que utilize plantas nativas do Brasil, pois fica mais fácil cultivá-las dentro de casa. Algumas plantas ideais para ambientes externos são palmeiras, bromélias, samambaias, suculentas, filodendros. Você pode contribuir ainda mais com a sustentabilidade utilizando vasos duráveis ou feitos de materiais reciclados. 


2. Reutilize e dê novas funções aos objetos


Como vimos ali em cima, a reutilização é uma das premissas da sustentabilidade. Ao reutilizar e dar novas funções aos objetos, você ajuda a evitar o descarte excessivo de materiais, além de fazer uma boa economia a longo prazo. Sendo assim, uma boa dica é que você procure reformar móveis antigos, valorize o artesanato e reaproveite objetos que certamente iriam para o lixo. 


Para ajudar a aflorar sua criatividade, você pode usar a internet a seu favor. Isso porque atualmente já existem vários blogs e sites que oferecem dicas de reutilização de objetos. Mas uma dica valiosa e interessante é procurar reaproveitar pallets e caixotes de feira, pois são peças que ajudam a gerar beleza e a ampliar o espaço de armazenamento. 


3. Tente aproveitar ao máximo a iluminação natural


Outra forma de garantir o uso dos recursos naturais é dispensar a energia elétrica o máximo que for possível aproveitando toda claridade possível que a luz natural pode oferecer ao seu apartamento. Além de ajudar o meio ambiente, e a sua conta, a claridade também garante uma série de benefícios à saúde, sendo alguns deles a melhora do humor e o clima relaxante e agradável que a luz solar garante aos ambientes. 


Nesse caso, o ideal é garantir uma decoração que evite o excesso de móveis que possam barrar a entrada da luminosidade natural nos ambientes, como armários e estantes. Procure optar, também, por uma decoração clean, priorizando o menor número de móveis possível, afinal, em alguns casos, menos é mais. 


4. Dê preferência para tintas ecológicas


Você sabia que existem tintas ecológicas? Uma dica ótima que vai te ajudar a contribuir com a sustentabilidade do planeta é utilizar a tinta ecológica, seja na hora de uma reforma, obra ou apenas renovando a pintura da casa. 


Essas tintas contam com uma composição à base de produtos mais naturais, ou seja, matérias-primas retiradas da natureza. Dessa forma, não provocam danos ao meio ambiente nem, tampouco alergias. Vale ressaltar, também, a eficácia, que não deixa a desejar, pois estas tintas têm uma boa durabilidade, assim como as tradicionais.


5. Procure usar móveis sustentáveis


Para adotar um estilo de vida e de decoração sustentável, é essencial que, antes de qualquer compra, você tente entender a origem dos móveis e acessórios que te interessam. Um atributo que vale considerar é o material usado nas peças, inclusive a madeira. Itens com madeira maciça reflorestada, por exemplo, são ecologicamente corretos e têm maior durabilidade, além de agregar um visual mais orgânico e rústico ao ambiente.


Como dito acima, os móveis sustentáveis são caracterizados por serem feitos com madeira de reflorestamento, ou seja, florestas plantadas para esse fim. Dessa forma, não agridem o meio ambiente e são conhecidos por ter melhor qualidade. Além disso, atualmente já existem modelos para todos os gostos, trazendo harmonia, sofisticação e equilíbrio para os ambientes da sua residência. 


A tendência de decoração sustentável está se tornando cada vez mais comum entre as pessoas, além de estar ganhando sua importância em vários aspectos da nossa vida. Mas antes de adotá-la na sua casa ou apartamento, procure fazer pesquisas que possam te ajudar com essa tarefa. A Nova Época espera ter ajudado com essas dicas!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":