Descubra como é morar no bairro de Cosme Velho

19/06/2023min de leitura

Em mais um post da série bairros do Rio de Janeiro, hoje a Nova Época Imóveis veio falar sobre o bairro de Cosme Velho. Com seus encantos singulares de uma combinação única entre edifícios e paisagens naturais, localizado bem do lado do morro do Corcovado, um dos cartões postais da Cidade Maravilhosa, o Cosme Velho é conhecido por abrigar diversos casarões e histórias cariocas por toda a extensão do bairro. 


Pessoas bonitas, ruas bem pavimentadas que vibram a boêmia a todo momento, clima musical que embala todos os ritmos cotidianos são apenas algumas características marcantes que tornam o Rio de Janeiro uma cidade maravilhosa. Assim como a cidade, o bairro de Cosme Velho é um cantinho específico do Rio conhecido por ser mais alternativo, fugindo da rota de turismo tradicional e, mesmo assim, reservando muitos encantos.


Está procurando um imóvel pelo Rio, mas não sabe ainda qual bairro escolher? Quer conhecer um pouco mais do bairro do Cosme Velho para avaliar se é a região certa para você e suas necessidades? A Nova Época Imóveis preparou esse post para falar um pouco mais sobre o Cosme Velho e os benefícios de escolher morar nesse bairro! Para conhecer mais regiões do Rio de Janeiro, não deixe de conferir no nosso blog os outros posts que temos sobre os bairros da Cidade Maravilhosa!


História do bairro de Cosme Velho


Situado ao pé do morro do Corcovado e do famoso morro de Dona Marta, na Zona Sul da cidade do Rio, o bairro de Cosme Velho é importante por ter sido a região de moradia de grandes escritores da língua portuguesa, como Machado de Assis, Euclides da Cunha, Cecília de Meireles e Manuel Bandeira. No meio de tantas paisagens lindas e surpreendentes na Cidade Maravilhosa, nenhuma se iguala à do bairro de Cosme Velho.


Além disso, é nesse bairro que fica a primeira estação do Trem do Corcovado, transporte responsável por levar turistas ao Cristo Redentor, um dos maiores cartões postais da cidade. Esse bairro é, ainda, marcado por muitas histórias e costumes. Praças, monumentos e logradouros são preservados para manter viva a lembrança de grandes nomes que permearam o lugar com conhecimentos e atitudes tanto inspiradores quanto vanguardistas.


Custo para morar no bairro de Cosme Velho


Além de ser uma região bem segura, muito conhecida por suas áreas verdes e ruas tranquilas, com um clima agradável, o Cosme Velho é o convite ideal para quem procura um lugar tranquilo na cidade. Constituído por grande parte dos moradores de classe média e alta, o preço médio dos imóveis nessa região costuma ser de R$ 11.026 por metro quadrado. 


Vantagens de morar no bairro do Cosme Velho


Fácil locomoção


Como dissemos, o bairro do Cosme Velho fica situado no pé do morro do Corcovado e do morro de Dona Marta, uma das regiões mais altas do vale do rio Carioca. Essa região ainda possui acesso principal a Rua Cosme Velho, sendo a continuação da Rua das Laranjeiras. O bairro conta com pontos de ônibus, saídas de metrô e pontos de táxi que ligam a região a outras zonas da cidade. 


Boa infraestrutura


Se você tem filhos, pode ficar tranquilo, pois o bairro de Cosme Velho abriga duas das mais reconhecidas instituições de ensino básico da cidade, o Colégio Sion e o Colégio São Vicente de Paulo. Além dessas escolas, a região ainda conta com mercados, farmácias, instituições bancárias, centros médicos, comércios variados e tudo o que você precisa no seu dia a dia para ter uma boa qualidade de vida. 


Segurança


Podemos dizer que a primeira impressão que esse bairro passa é que se trata de um lugar abandonado por destoar dos outros bairros da cidade, mas é esse fato que torna a região tão especial, principalmente por contar com diversos monumentos históricos que foram conservados, mantendo a aparência de sempre. Por ser um ponto turístico incrível, que merece ser reconhecido, o Cosme Velho não é um lugar de grande criminalidade. 


Muitas opções de turismo e lazer


O Cosme Velho é um bairro diferenciado, que através de monumentos e praças é possível notar as lembranças do local em épocas vanguardistas e encantadoras. Região que atrai diversos turistas em todas as estações do ano, a Estação de trem para o Corcovado é o principal ponto do bairro. Isso porque é ele que levará ao ponto turístico mais conhecido da cidade, o Cristo Redentor, onde é possível ter uma visão de 360° da cidade.


Além disso, o Museu Internacional de Arte Naif é outro ponto turístico, sendo o maior e mais completo acervo com mais de 6 mil pinturas do mundo, sendo ideal para quem gosta e quer apreciar trabalhos artísticos. Você ainda pode desfrutar de excelentes restaurantes e padarias tradicionais que ajudam a garantir um ambiente mais acolhedor e singular à região. 


O Mirante Dona Marta é outro passeio incrível e gratuito com saída do Cosme Velho e um destino que é o verdadeiro paraíso: uma vista exclusiva de grande parte da cidade do Rio. 


Para quem está procurando um bairro mais tranquilo, com paisagens naturais e segurança, o Cosme Velho pode ser uma excelente opção para você. Quer conhecer opções de imóveis nesse ou em outros bairros do Rio de Janeiro? Então não deixe de conferir o site da Nova Época Imóveis e fale com um de nossos corretores, eles estão sempre à disposição para tirar dúvidas e te ajudar com o que você precisar!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":