Descubra como melhorar a comunicação dentro do seu condomínio

24/01/2023min de leitura

Não é a primeira vez que a Nova Época Imóveis fala sobre gestão de condomínio e como fazer a melhor possível. Agora vamos falar sobre um dos pontos mais importantes para a melhor gestão de um condomínio: ter uma boa comunicação entre colaboradores e entre condôminos. O ideal para resolver conflitos e pequenos problemas é poder contar com profissionais, como síndicos e funcionários do condomínio, atualizados e com treinamento em dia.


Como bem sabemos, a comunicação é a base de tudo, sejam grandes empresas ou longos relacionamentos. A ausência de diálogo entre as pessoas foi o que gerou o grande fracasso e extermínio dos impérios, por isso, para evitar maiores problemas, a comunicação em condomínio é algo que precisa ser fomentado e aprimorado constantemente. A comunicação eficiente no condomínio é um dos fatores que mais impactam no seu bom funcionamento.


Vai ser através da comunicação que a gestão poderá operar da forma mais eficaz, estimulando o bom convívio entre moradores. Porém, a comunicação condominial eficiente pode se mostrar um grande desafio. Por conta disso, a tecnologia está sendo cada vez mais usada para superar esses desafios e melhorar a comunicação entre os moradores e colaboradores. No entanto, é importante prestar atenção na hora de escolher as ferramentas para a comunicação do condomínio, evitando, assim, futuras dores de cabeça e até mesmo processos judiciais.


Para te ajudar a melhorar a comunicação no seu condomínio, fomentando e aprimorando a prática, a Nova Época Imóveis trouxe algumas dicas de métodos que podem ser usados para melhorar a interação e, com isso, o convívio. Além disso, vamos falar sobre os benefícios de adotar essas dicas e ter uma boa e eficiente comunicação condominial. Em caso de dúvidas ou para mais informações fale com um dos nossos corretores e para mais conteúdos como este não deixe de conferir nosso blog!


Como é possível melhorar a comunicação em condomínio?


Melhorar o diálogo em qualquer área da vida envolve a estratégia de usar estímulos que motivem a interação, além de outras questões. Para ter sucesso tarefa, é essencial que a linguagem concorde com o perfil das pessoas com quem você se comunica, ou seja, para quem você direciona a comunicação. 


Inserindo esse pensamento na interação entre moradores e colaboradores de um condomínio, apesar de reconhecer a importância dessa iniciativa, o síndico sabe da dificuldade de promover diálogos saudáveis entre os condôminos. Por isso, para atingir o objetivo estipulado aqui, é preciso estimular as pessoas a conversarem, procurando sempre tornar a comunicação mais atraente. 


Dicas de estratégias para melhorar a comunicação nos condomínios


Agora que deixamos bem claro a importância do diálogo interno na gestão eficiente de um condomínio, separamos algumas dicas práticas que vão ajudar muito nessa missão. 


1. Não esqueça de dispor uma caixa de sugestão


Uma das maiores vantagens da caixa de sugestões é o anonimato. Muitas pessoas prezam por esse direito e só com ele conferido revelam suas reclamações ou ideias. Por isso, é essencial disponibilizar um local, seja no corredor, na recepção ou onde os condôminos preferirem, adequado e visível para colocar a caixa. 


Alguns condomínios ainda instalam dispositivos eletrônicos que permitem o envio de formulários online com as considerações dos moradores, como uma caixa de sugestões, mas no formato online. Uma dica para que o síndico mostre aos condôminos que as mensagens são lidas e valorizadas é separar as que apresentam sugestões que podem ser aplicadas à realidade do condomínio e citá-las nas reuniões internas. Isso vai ajudar os moradores a usarem mais a caixa de sugestões.


2. Disponibilize um mural


Outro recurso que, mesmo parecendo que não, também se mostra muito eficiente para melhorar a comunicação em condomínios é o tradicional mural. O objetivo é fixar nesse mural avisos, memorandos e outras mensagens que sejam do interesse coletivo. Uma dica dos lugares mais adequados para pendurá-lo são aqueles de maior tráfego de pessoas, como o hall de entrada do condomínio, os elevadores ou as áreas comuns. 


Hoje já existem até tipos de murais que não só transmitem informações importantes, mas visam, principalmente, promover um diálogo. Murais eletrônicos, por exemplo, já são muito usados para ajudar os moradores a iniciarem uma conversa no elevador, disponibilizando trívias, enquetes ou até mesmo a temperatura do dia. Isso ajuda a fortalecer os vínculos de amizade.


3. Faça um livro de ocorrências


Um dos recursos mais tradicionais e surpreendentemente eficientes usados para aprimorar a comunicação em condomínios é o livro de ocorrências. Como o próprio nome já indica, o principal objetivo desse recurso é registrar incidentes, como infiltrações em paredes, reclamações sobre comportamentos abusivos de outros moradores, entre outros. 


Além disso, essa ferramenta também conta com uma versão digital, onde os moradores preenchem um formulário com seus dados, descreve a situação que gostaria de reportar e envia para o síndico. O exemplar físico desse livro costuma fica na portaria dos condomínios, enquanto os outros recursos citados aqui podem ser encontrados nos ambientes mais frequentados pelos moradores. 


4. Marque reuniões internas


As reuniões de condomínio podem não ser o recurso mais gostado pelos moradores, mas são extremamente necessárias para a interação dos condôminos. Alguns fatores são essências para o uso bem-sucedido desse recurso de comunicação, como:

 

  • a duração da reunião;
  • o respeito dos condôminos com a opinião alheia;
  • a presença de uma pauta;
  • o clima da reunião.


Esse último fator é muito importante para ter um diálogo aberto nas reuniões. Para extinguir o preconceito com as reuniões de condomínio, o síndico precisa criar um ambiente leve e seguro para se falar. Uma boa dica é disponibilizar comes e bebes para deixar as pessoas mais confortáveis ou usar uma música calma e agradável de fundo para ajudar a quebrar o clima pesado. 


5. Use a tecnologia a seu favor


Além dos murais eletrônicos, outro artifício da tecnologia que é possível usar para melhorar a comunicação nos são os aplicativos de mensagens instantâneas. Com a aprovação dos moradores, um grupo de conversa pode ser criado e devem ser estabelecidas algumas regras visando o controle do envio de mensagens. Com essa organização, os aplicativos podem se tornar uma poderosa ferramenta para otimização do diálogo. 


Através desse grupo é possível informar todos sobre assembleias, encaminhar atas com resoluções e diretrizes ou até mesmo coletar sugestões sobre algum projeto futuro. Não esqueça de restringir o envio de fotos somente sobre aspectos relacionados ao condomínio. Você pode, ainda, implantar o sistema de compartilhamento de serviços mais conhecidos como sharing economy, onde os moradores podem dividir serviços como lavanderia, carros, bicicletas e até mesmo apartamentos para visitantes. 


Com essas dicas, a Nova Época Imóveis espera ajudar a melhorar a comunicação no seu condomínio! Lembre-se: comunicação é a base para tudo dar certo, principalmente a gestão de um condomínio, onde muitas pessoas convivem juntas. 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

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