Descubra quais os tipos de pisos mais indicados para a cozinha

27/10/2022min de leitura

Se você está construindo ou pensando em reformar seu lar, uma parte da decoração que precisa de cuidado e atenção especial é o piso, principalmente quando se trata do piso da cozinha. Isso porque se fizer uma escolha ruim ou não muito apropriada de piso para sua cozinha, ele pode se tornar uma dor de cabeça para toda a família, com escorregões, dificuldade de limpeza, arranhões nas peças, entre outros contratempos.


Alguns dos principais fatores que devem ser levados em consideração na hora de escolher o tipo de piso mais adequado para a cozinha são: resistência e praticidade, afinal, os pisos de cozinha precisam ter praticidade para a manutenção do dia a dia. Como a cozinha é o ambiente da casa que está constantemente em contato com gordura, fumaça, água e restos de comida, pode-se imaginar que o revestimento desse cômodo precisa ser durável e fácil de limpar.


Na hora de montar e decorar a cozinha, cada detalhe decorativo precisa ser prático e funcional, pois essas são características necessárias e essenciais a esse ambiente. Já a escolha do piso para esse cômodo é uma das tarefas mais difíceis para quem está construindo ou reformando, pois as opções de materiais, acabamentos, texturas e estilos são tantas que é fácil você mudar de ideia várias vezes até tomar a decisão final. 


Para te ajudar a tornar a escolha do piso da sua cozinha mais fácil e tranquilo, a Nova Época Imóveis listou os tipos de pisos mais adequados nessa situação, além de falar sobre a importância de tomar muito cuidado e escolher um piso adequado e de qualidade para esse ambiente. Para mais dicas sobre decoração e conteúdo sobre o mercado imobiliário, temos muitos outros posts interessantes aqui no blog!


Por que é muito importante escolher o piso adequado e de qualidade para a cozinha?


A compra de um piso de boa qualidade e adequado é importante para a segurança dos moradores do imóvel. Na cozinha, o revestimento do chão precisa ter uma textura resistente, de alta durabilidade e fácil de limpar. Mas não podemos esquecer que a decoração do ambiente precisa ser acolhedora e ter a nossa personalidade, para isso alguns modelos promovem a sensação de aconchego, conforto e bem-estar para os moradores e possíveis visitas, além de impactarem a decoração, a limpeza e a manutenção dessa área. 


Com isso, podemos perceber que não dá para querer escolher o que é mais bonito ou mais barato para que sua casa fique perfeita. Alguns tipos de piso são mais fáceis de limpar, apesar de acumularem gordura proveniente de frituras e resíduos de alimentos. Além disso, a boa qualidade do piso evita danos causados pelas mobílias ou infiltrações. 


O que levar em consideração na escolha do piso para a cozinha?


Na hora de construir ou reformar, logo vem à mente a decoração e a estética. Porém, na cozinha, o foco deve ser outro para atender às necessidades e funcionalidades do ambiente. Logo, existem duas questões principais que você deve considerar: a frequência com que a cozinha é usada e os demais acabamentos do decor. 


Por conta disso, o piso deve ser resistente, fácil de lavar e prático, como dissemos mais acima. No caso de pessoas que fazem questão dos pisos polidos, talvez eles não sejam a melhor opção no caso das cozinhas muito usadas, com tráfego intenso, pois são mais escorregadias. Essa também não é uma opção boa para casas com idosos ou crianças. Nesses casos, os pisos mais porosos são os mais seguros e adequados. 


No quesito acabamentos, a escolha do piso para cozinha precisa estar em harmonia com os demais elementos do ambiente. A tonalidade do revestimento das paredes e o material das bancadas, por exemplo, devem combinar com os pisos escolhidos. Isso vai ajudar a deixar o ambiente mais harmônico e vai valorizá-lo esteticamente. Não deixe de prestar atenção à cor e ao formato do piso antes de escolher.


Dicas das melhores opções de piso para a cozinha


1. Porcelanato acetinado


Se você gosta de porcelanato ou quer colocar ele na cozinha, o porcelanato acetinado é mais seguro do que o polido, além de ser mais versátil para combinar com os demais elementos da decoração. Os porcelanatos, em geral, são boas opções para piso de cozinha, seja pela facilidade de limpeza ou pela estética. 


Outra vantagem desse tipo de piso, em termos de decoração, é que o porcelanato é um piso de dimensões maiores, o que favorece a sensação de amplitude e leveza nos ambientes. Por isso, elas são ótimas opções especialmente para apartamentos pequenos.


2. Cerâmica


Cerâmica é outro tipo de piso muito requisitado para cozinha por sua praticidade e versatilidade em relação à combinação. Um aspecto importante para ficar atento e que deve ser priorizado na escolha do piso de cerâmica é o índice PEI, que aponta a resistência do piso em relação ao tráfego que ele aguenta, pois o fluxo de pessoas sobre uma superfície de cerâmica pode desgastar as peças. 


Se você escolher esse piso, tenha cuidado e se atente, se no ambiente onde você quer instalar as cerâmicas houver materiais abrasivos, essa pode não ser a opção mais viável de piso. Procure conversar com o fornecedor das peças para ter certeza da funcionalidade e, principalmente, do custo-benefício do piso. 


3. Ladrilho hidráulico


Esse tipo de piso é bem tradicional e de origem muito antiga, além de serem peças lindas e disponíveis no mercado em diversas cores e modelos. A versatilidade desse piso permite que você crie mosaicos decorativos, por exemplo, que ajudam a valorizar a originalidade e a estética do ambiente. Apesar do seu custo um pouco mais elevado, os ladrilhos são muito utilizados na decoração de cozinhas, banheiros e até mesmo varandas. 


Apesar de ser resistente, é necessário impermeabilizar as peças, que são porosas, para evitar que fiquem impregnadas de sujeira. Já em relação aos efeitos decorativos, os tons são bastante característicos, por isso, não se recomenda revestir toda a extensão do piso ou todas as paredes da cozinha com ladrilhos. Procure mesclar esse revestimento com um porcelanato mais neutro para equilibrar a composição. 


4. Madeira


Os pisos de madeira são as opções mais sofisticadas de piso para a cozinha e qualquer outro ambiente da casa ou apartamento. Os acabamentos amadeirados trazem luxo e elegância, por se tratar de um material de origem nobre, além de trazer aconchego e acolhimento, o que o torna ideal para regiões mais frias. 


Porém, se você vai escolher esse piso, é importante entender que seu preço é mais elevado e a necessidade de manutenção pode ser constante. Por isso, a impermeabilização também é fundamental, principalmente para um cômodo úmido como a cozinha. uma dica para facilitar isso e driblar esses pontos negativos é substituir o amadeirado original por porcelanatos que reproduzem madeira. 


5. Cimento queimado


Fabricados com cimento, areia e água, o piso de cimento queimado tem seu custo mais barato, mas não desaponta na hora de dar um toque moderno e rústico para os ambientes. No entanto, é um modelo de piso que necessita de limpeza e de cuidados para não ficar engordurado ou com trincas. É importante que você procure um fornecedor que tenha experiência ao usar esse tipo de produto. 


6. Pastilhas


Já os pisos com pastilhas são conhecidos por serem resistentes e duráveis, embora exijam atenção para não descolarem do chão ao longo do tempo e do uso. As peças são fabricadas com cerâmica, porcelana e vidro, excelentes opções para revestir uma cozinha. Existe uma série de cores e tipos desse modelo de piso para que você use a criatividade, não tenha medo de misturar os tons e traga vida ao ambiente. 


Gostou do nosso post? Entendeu o que é preciso levar em consideração na escolha de um piso para a cozinha? Não se esqueça, para mais informações ou em caso de dúvidas, nossos profissionais estão sempre à disposição para lhe ajudar! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":