Descubra quanto tempo leva, em média, para vender um imóvel

23/05/2022min de leitura

Um dos fatores que mais frustra os proprietários no momento da venda de um imóvel é o tempo que a venda pode demorar, afinal, nesse momento as expectativas são muito altas e a maioria dos proprietários deseja que a venda seja concretizada o mais rápido possível. Isso porque, quando se trata de vender um imóvel, ao fazer o anúncio, é comum já criar uma expectativa para receber visitas dos interessados e fechar negócio.


Porém, a realidade é que essa facilidade toda quase nunca acontece. Você já parou para pensar em quanto tempo, em média, leva para vender um imóvel no Brasil?  Devido à complexidade do processo de venda de um imóvel, ele pode gerar muita expectativa nos proprietários, afinal, um imóvel sem locação, parado e à espera de um comprador pode trazer prejuízos. Como a venda de um imóvel não acontece da noite para o dia, muitos proprietários se perguntam quanto tempo demora para vender um imóvel.

Esse processo é influenciado por diferentes fatores e, para que você conheça e entenda todos eles, a Nova Época Imóveis elaborou esse post com tudo o que você precisa entender sobre esse processo e quanto tempo, em média, demora para ser vendido no Brasil.  Se você está pensando em se mudar e à procura de um imóvel, não deixe de conferir os mais de 15 mil imóveis que temos disponíveis no nosso site e entre em contato com um dos nossos corretores, eles estão sempre à disposição para tirar suas dúvidas e ajudar!


Quanto tempo leva para vender um imóvel no Brasil?


Vender um imóvel no Brasil pode demorar cerca de 16 meses, tempo médio entre o proprietário colocar a placa de “vende-se” e conseguir, finalmente, fechar o negócio, segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias. Os motivos para esse longo prazo são diversos, sendo os mais gerais o cenário econômico, que pode gerar emergências financeiras, e as taxas de juros de financiamento imobiliário, que sobem ou descem de acordo com o mercado.


Ao olharmos essa situação do ponto de vista dos proprietários, o fator mais frequente que pode atrasar a venda de um imóvel é a diferença entre o preço do anúncio para o preço final da venda, o que pode acontecer por diversos motivos. 


Alguns desses motivos são afetivos, como a dificuldade de vender um imóvel cheio de memórias, outros têm a ver com erros de avaliação, quando acreditamos que as reformas e melhorias ou o próprio imóvel valem mais do que o preço do mercado, e com o hábito de negociar já pensando em conseguir um desconto, criando, assim, um preço com “gordura para cortar”.


Por que isso acontece?


Em outros lugares, como os EUA, a Austrália e o Reino Unido, o tempo médio é mais curto, sendo o tempo máximo para venda um pouco menos de 6 meses. Mas, se em outros países o tempo é reduzido dessa forma, por que o caso do Brasil é tão diferente? Alguns motivos explicam essa situação, mas o principal deles é o preço. 


Isso porque, mesmo com o pouco conhecimento no mercado imobiliário, alguns proprietários ainda insistem em vender sem o auxílio de uma imobiliária, o que resulta em um valor para o imóvel muito acima da média do mercado. Uma consequência direta disso é a redução óbvia de interessados.


O ideal, e mais recomendado, é que os proprietários interessados em vender um imóvel procure uma imobiliária que conheça bem a região em que o imóvel está localizado. Esse conhecimento vai permitir que a parceria entre o proprietário e o corretor possam definir um valor mais justo para todos os envolvidos no processo. A principal tendência disso é que o tempo de espera para a venda do espaço diminua.


Ter uma imobiliária para ajudar nesse processo não só possibilita que o proprietário chegue em um valor mais interessante para o mercado, mas a imobiliária também tem como papel levar a outros fatores que possam ajudar a acelerar a venda, sendo alguns deles a criação da descrição da propriedade. É fundamental que a descrição ideal para chamar atenção de prováveis compradores destaque as características mais atraentes do imóvel. 


Como o tempo de venda influencia?


Além de trazer muita frustração e ansiedade, o longo tempo para efetuar a venda de um imóvel também pode impedir o proprietário do espaço de realizar a compra de um novo apartamento ou qualquer outro negócio que vai depender deste tipo de capital. A demora em vender um imóvel, pode também, acabar gerando gastos com eventuais reparos, além do IPTU e do condomínio, que devem ser pagos todos os meses enquanto o imóvel está à venda.


Como vender um imóvel mais rápido?


Alguns fatores podem ajudar a diminuir o tempo de venda de um apartamento, sendo o principal deles a precificação correta, como mencionamos acima. Fechar um preço que faz sentido para alguém que está à procura de um novo imóvel com características e localizado em regiões semelhantes, ou seja, baseado nos valores do mercado, pode ajudar a agilizar o processo de venda em meses, além de garantir uma negociação justa em um bom prazo.


Ter toda a documentação em mãos, tanto do imóvel quanto do proprietário em si, é outro ponto importante que pode ajudar a diminuir o tempo de venda de um imóvel. Afinal, ninguém quer perder um bom negócio porque a papelada deu algum problema. É por isso que vale a pena deixar a matrícula do imóvel e seus documentos pessoais em dia.


Além disso, atrair um número maior de interessados e marcar várias visitas também pode ajudar a aumentar as chances de fechar um negócio mais facilmente. Mostrar seu imóvel para várias pessoas que estão procurando por um novo imóvel é uma ótima maneira de conseguir um comprador mais rápido, pois uma boa impressão na visita pode favorecer e muito a negociação. 


Vender um imóvel mais rápido vai depender muito das atitudes do proprietário para que isso aconteça, não só do mercado, como podemos perceber. Além disso, a ajuda de uma imobiliária também pode ajudar muito a impulsionar esse processo, por isso, se você está pensando em vender um imóvel ou à procura de um, não deixe de entrar em contato com um dos nossos corretores! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":