Descubra se é possível financiar um imóvel em outra cidade

08/07/2022min de leitura

Uma dúvida muito comum para quem está planejando uma mudança ou para quem vai precisar mudar de cidade por conta do trabalho e outros motivos pessoais é sobre a possibilidade de financiar um imóvel em outra cidade. Seja para de fato mudar para outro município ou para fazer um investimento, é fundamental sabermos tudo o que for necessário para evitarmos transtornos desnecessários.


Se mudar não é um processo muito fácil, final, envolve muito planejamento, pesquisa, análise de imóveis e um bom orçamento. Porém, quando o assunto é se mudar para outra cidade, esse processo pode ser um pouco mais cansativo, mas se organizado bem seu resultado pode ser satisfatório. 


Independente do motivo que leva a considerar ou de fato procurar um imóvel em outra cidade, é importante entender alguns pontos e planejar todo esse processo com cuidado, analisando informações sobre a documentação financeira e legal, além de possíveis características do local onde você planeja ir, para evitar arrependimentos ou dores de cabeça futuras.


Pensando em te ajudar no assunto, a Nova Época Imóveis elaborou esse post para pontuar se é possível financiar um imóvel em outra cidade e como esse processo funciona na prática. Em caso de dúvidas, não esqueça que nossos corretores estão sempre à disposição para tirar dúvidas e te ajudar com o que você precisar! 


Como funciona o financiamento imobiliário?


Como já dissemos em alguns outros posts aqui no blog, o financiamento imobiliário é um recurso importante tanto para quem deseja adquirir o primeiro imóvel, junto com a tão esperada liberdade, quanto para quem pensa em investir nesse mercado. Para fazer a aquisição de um imóvel, no entanto, é necessário fazer um financiamento através de um banco ou instituição financeira da sua confiança, ou seja, contratar um crédito imobiliário e realizar o pagamento mensal das prestações.


Cada instituição bancária vai apresentar suas próprias condições referentes ao valor de entrada, às taxas e ao número de parcelas. Além disso, é possível, ainda, que os clientes utilizem do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço ou FGTS como parte do pagamento. No entanto, cuidado, pois não é possível financiar com o FGTS. O processo de financiamento e as exigências para comprar um imóvel podem mudar de acordo com o município, por isso, muitos acreditam não ser possível financiar um imóvel em outra cidade. 


É possível financiar um imóvel em outra cidade?


Não existe nenhuma condição que impeça ou proíba uma pessoa de adquirir um imóvel em outra cidade, portanto, a resposta é sim, é possível financiar um imóvel em cidades diferentes. Para isso basta entrar em contato com uma instituição bancária, que não precisa estar localizada na mesma cidade nem município que o imóvel que te interessa, e passar por uma análise de crédito.


Após assinado o contrato do financiamento, o banco escolhido por você pedirá uma avaliação do valor do imóvel por empresas que possam acessá-lo fisicamente, para se certificar de que o valor condiz com as condições do espaço. Essa é uma etapa feita em todo financiamento e é cobrada de quem deseja comprar, independente de onde a propriedade estiver localizada. 


Como financiar um imóvel em outra cidade?


Se você está se perguntando como funciona o financiamento de um imóvel em outra cidade, esse processo inclui as mesmas etapas que um financiamento de imóvel em um bairro vizinho, porém, com algumas peculiaridades. O primeiro e mais importante passo desse processo é o planejamento, comece montando um. Planeje principalmente seu orçamento para esse financiamento, garantindo que as parcelas do imóvel não afetarão as demais despesas, assim, você evita atrasos, multas e dores de cabeça futuras. 


Com tudo planejado, o próximo passo é procurar por uma instituição bancária para contratar o crédito imobiliário e fazer o pagamento das parcelas. É fundamental lembrar, ainda, de que o processo de financiamento dos bancos pode variar de um município para o outro como mencionamos acima. Procure prestar atenção, ainda, em levantar a documentação do imóvel escolhido e do proprietário para evitar cair em golpes e para afastar dúvidas de possíveis pendências e entraves judiciais do bem. 


Outro ponto importante é avaliar se você realmente conhece o local do imóvel e como ele é por dentro. Caso você tenha a oportunidade de conhecer o espaço pessoalmente e conversar com vizinhos, com trabalhadores do prédio, com corretores e outros proprietários é ainda melhor, pois torna tudo mais seguro. Assim como em qualquer outra situação de compra de imóvel, é importante que você use sua visita, caso você tenha a oportunidade de fazer uma, para avaliar com cuidado o interior da casa ou apartamento que te interessa e tirar fotos para olhar o espaço outras vezes, caso você sinta a necessidade na hora de tomar a decisão. 


Além disso, também é fundamental que você conheça as dinâmicas da cidade para onde você planeja se mudar e saber sobre a futura nova vizinhança para avaliar se ela atende às suas necessidades, checando a oferta de transportes, o comércio no entorno, entre outros fatores importantes para o seu dia a dia. Você pode, ainda, tomar sua decisão pela internet e, nesse caso, é importante que você tente fazer buscas para conhecer mais sobre a vizinhança e entrar em contato com futuros vizinhos que já moram no local e estão familiarizados com a região. 


E lembre-se: em toda transação imobiliária é essencial que você possa contar com a ajuda de um corretor habilitado no conselho regional local e, dependendo do seu caso, até mesmo de um advogado. 


E você, sabia que era possível financiar um imóvel em outra cidade, município e estado? A Nova Época Imóveis espera que você tenha entendido como funciona esse processo e que ele não é tão difícil quanto alguns imaginam. E se você ficou com alguma dúvida ou está procurando um imóvel, entre em contato com um dos nossos corretores, eles estão sempre à disposição para tornar sua experiência mais agradável, segura e satisfatória! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":