Descubra se é possível implementar a energia solar em apartamentos e condomínios residenciais

04/08/2023min de leitura

Uma energia limpa e renovável, que não é poluente e não contribui para o aquecimento global é o que as pessoas mais procuram atualmente. Ela se trata da energia solar, recurso já disponível há algum tempo em nossas vidas, mas que só tem crescido nos últimos anos no mundo e no Brasil. Mas, afinal, será que ela pode ser usada em apartamentos e condomínios? A energia solar pode sim ser instalada na sacada de apartamentos, nas paredes dos prédios ou nos telhados, no caso do proprietário morar na cobertura ou em um condomínio de casas.


Para que a instalação da energia solar seja bem sucedida, é importante saber como organizar seu condomínio para promover mudanças necessárias no consumo de energia. Além disso, é preciso conhecer também os benefícios do sistema de energia solar e quais os possíveis obstáculos que você pode enfrentar na instalação desse sistema. 


Ficou interessado em entender mais sobre o assunto? A Nova Época Imóveis preparou esse post para explicar como funciona o sistema de energia solar, quais os seus benefícios, os obstáculos, se é possível instalar esse sistema em condomínios residenciais e qual a economia que seu uso pode trazer. Em caso de dúvidas ao final desse post ou para mais informações, entre em contato com um dos nossos corretores, eles estão sempre disponíveis para ajudar! 


Como funciona a energia solar? É possível ter energia solar no seu apartamento?


A geração de energia solar costuma começar bem cedo, logo que o sol nasce. Por conta da claridade ser pouca ainda, a energia que você precisa usar pela manhã vem da rede elétrica tradicional. Conforme o dia vai passando e as horas também, a produção de energia solar cresce e a sua casa vai usando somente o que chega aos painéis solares. 


É importante ressaltarmos que, mesmo em dias nublados ou chuvosos, os painéis de energia solar captam os raios do sol e conseguem produzir energia. Porém, nesses casos, a geração de energia é menor do que em um dia normal. Durante a noite não há geração de energia solar. No caso do seu imóvel, que está conectado à rede elétrica tradicional, não corre o risco de ficar sem energia. 


O número de painéis solares que serão necessários serem instalados no seu imóvel dependerá da quantidade de energia que você gasta mensalmente e do local onde você mora. O histórico do seu consumo em um ano ajudará nesse cálculo, já que a partir dele será possível identificar o quanto você gastou em cada estação do ano. 


Como funciona a energia solar em apartamentos residenciais? 


A energia solar para apartamentos residenciais  instalada por meio de sistemas fotovoltaicos é atualmente a melhor opção para quem está buscando maior economia na conta de luz e ainda gostaria de colaborar com o meio ambiente através do uso de uma energia renovável. É importante que, quem estava interessado em aderir esse sistema, faça uma análise entre os moradores do prédio para consultar o interesse no investimento em conjunto. 


Não se esqueça que é nesse momento que o regulamento do condomínio deve ser consultado e, caso necessário, até mesmo realizada uma assembleia.


Onde instalar energia solar em condomínios residenciais? 


Uma das melhores localizações para instalar energia solar em condomínios residenciais é na cobertura ou na laje do prédio, pois são áreas maiores que recebem boa irradiação de luz solar. Porém, desde que seja realizado um projeto arquitetônico específico para esse objetivo, a instalação dessas placas pode ser feita em outros locais do edifício, como nas fachadas, por exemplo. 


Quando não é possível usar o próprio prédio para instalar os painéis solares, uma boa alternativa é posicioná-los em algum local da área comum do condomínio. 


Quais as alternativas para a instalação individual de energia solar em apartamentos ou casas?


No caso das demandas individuais de instalação de energia solar em apartamentos, elas podem ser atendidas através de algumas soluções: 


Varanda 


Através do uso do sistema de fixação do tipo usina, de forma triangular, você pode instalar as placas solares no espaço livre da sua varanda. O mais recomendado é que a varanda fique sempre sem sombras, porém, mesmo com os momentos de sombreamento, o sistema produz energia elétrica através da irradiação solar, mas por um período menor em um dia. 


Quintal


Em alguns condomínios, os edifícios possuem apartamentos térreos que também são ótimas opções para a instalação do sistema fotovoltaico. No entanto, é preciso estar atento ao nível de sombreamento do local, pois as sombras de outras construções ou árvores podem ser responsáveis por uma menor capacidade de geração de energia. 


Cobertura 


Assim como na demanda do condomínio inteiro, a cobertura também é uma ótima localização para a instalação de painéis solares quando se trata de demandas individuais. Conforme mencionamos mais acima, elas são áreas maiores que possuem altos níveis de captação de irradiação. Esse tipo de instalação possibilita que a energia solar produzida seja consumida de forma compartilhada entre os outros apartamentos ou somente pela própria cobertura. 


Como funciona a instalação de energia solar em apartamentos? 


É imprescindível ter em mente que esse tipo de instalação somente deve ser realizado por técnicos especializados. Por isso, antes de mais nada, procure um serviço de uma empresa especializada que tenha experiência no ramo. Após a finalização da instalação desse sistema de energia solar, já é possível começar a gerar energia. 


Através da atuação do inversor de frequência, essa energia é, então, direcionada ao relógio bidirecional, que nada mais é do que o equipamento responsável por avaliar qual é a potência necessária para os apartamentos. Com isso, o relógio de luz somente acusa o pagamento de algum valor à distribuidora caso o consumo de energia dos apartamentos do condomínio passe da capacidade máxima de geração do sistema. 


Por outro lado, quando há energia excedente, é possível também direcioná-la para a distribuidora e, assim, transformá-la em créditos abatidos do valor final da conta de luz. 


A Nova Época Imóveis espera ter conseguido esclarecer as possíveis dúvidas que você tinha sobre a instalação de painéis de energia solar em apartamentos e condomínios residenciais. Não deixe de acompanhar nosso blog para mais conteúdos importantes sobre o mercado imobiliário! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":