Descubra se vale à pena comprar um imóvel na praia

15/06/2022min de leitura

A rotina agitada e cansativa dos grandes centros urbanos faz com que as pessoas esperem pelos feriados com ansiedade. Afinal, quem não tem a necessidade de se desligar um pouco do mundo para ter momentos de descanso? Essa necessidade está transformando a forma como as pessoas encaram a ideia de adquirir um imóvel, seja ele casa ou apartamento, na beira da praia para tornar os dias de descanso ainda mais relaxantes.


Ter uma casa de praia ou de veraneio está entre as metas e sonhos dos brasileiros, mas será que essa compra vale mesmo a pena? Os inúmeros benefícios oferecidos por esse tipo de imóvel e a possibilidade de poder descansar em um ambiente afastado da correria e loucura do dia a dia são os principais atrativos para os investidores. Você está pensando em investir em uma propriedade no litoral, mas gostaria de saber mais a respeito dessa decisão? Então esse post é para você!


A Nova Época Imóveis elaborou esse post para apontar quais as vantagens de adquirir um imóvel na beira da praia, além de algumas desvantagens e o que você deve levar em consideração na hora de tomar essa decisão. Caso você esteja à procura de um imóvel na beira da praia, não deixe de conferir nossas opções e fale com um dos nossos corretores, eles estão à disposição para te orientar e tornar esse processo mais tranquilo e seguro!


Vale à pena ter um imóvel de praia?


Um dos maiores dilemas da sociedade moderna tem relação com a qualidade de vida, afinal, quem não quer ter sucesso profissional e, ao mesmo tempo, poder desfrutar das regalias que esse sucesso traz com a família? Com a necessidade de fugir um pouco da rotina corriqueira e atarefada das grandes cidades, muitas pessoas pensam em adquirir imóveis de praia também conhecidos como imóveis de veraneio.


Porém, sempre surge a dúvida: vale a pena aplicar um dinheiro nesse tipo de patrimônio? Não existe uma resposta pronta ou certa para esse tipo de pergunta. Na verdade, para chegar a uma conclusão sobre isso, é fundamental analisar os prós e contras dessa decisão. 


Vantagens 


Ter seu próprio imóvel de praia pode ser muito vantajoso, não é por acaso que muitas pessoas se esforçam para fazer essa aquisição. Caso você esteja avaliando essa ideia, é importante conhecer os pontos positivos dessa decisão. São eles:

 

  • Disponibilidade do imóvel de praia para momentos de lazer;
  • Possibilidade de passar mais tempo com familiares e amigos;
  • Investimento seguro;
  • Utilidade para se tornar uma aquisição rentável;
  • Autonomia na decoração do imóvel;
  • Facilidade para planejar as férias.


Uma das principais vantagens desse tipo de aquisição é a possibilidade do proprietário ter a oportunidade de descansar e aproveitar feriados e férias em um espaço próprio com as pessoas mais próximas. Além disso, essa aquisição permite personalização e reformas, podendo o proprietário fazer de tudo para tornar o ambiente ainda mais confortável e deixá-lo de forma que atenda suas necessidades.


Desvantagens


Quando o assunto é a aquisição de um imóvel, seja ele um apartamento ou uma casa, é necessário ter muita cautela, além de entender bem os deveres e compromissos que essa decisão trará. Para te ajudar a se preparar, é importante conhecer as complicações e desvantagens que essa decisão pode trazer. Algumas delas são:

 

  • Alto valor de aquisição por ser um imóvel no litoral;
  • Eventuais despesas com caseiro e manutenção do imóvel;
  • Despesas fixas durante todos os meses, mesmo quando o imóvel não está em uso.


Como podemos perceber, não é possível fugir de alguns gastos e ter um imóvel na beira da praia trará despesas mesmo quando ele não estiver em uso. Por conta disso, é fundamental fazer um balanço do seu orçamento e analisar a fundo se essa aquisição trará mais momentos felizes e relaxantes do que preocupações e frustrações. A resposta para essa pergunta é o que mostrará se essa aquisição vale ou não a pena. 


O que levar em consideração na hora de comprar um imóvel na praia?


Caso, depois de analisar todas as vantagens e desvantagens dessa aquisição e de avaliar se essa é uma ideia com mais prós do que contras, você decida seguir adiante e compre um imóvel na praia, é preciso partir para o próximo passo é avaliar mais alguns detalhes. Essa é uma aquisição de alto valor e que tem um grande impacto nas suas finanças pessoais, por isso, é essencial conferir todos os detalhes para evitar prejuízos e problemas futuros.


Aqui vamos enumerar algumas dicas do que levar em consideração na hora de comprar um imóvel no litoral:


1. Escolha bem a localização


Nossa primeira dica para fazer uma compra bem sucedida é analisar a localização do imóvel com cuidado antes de tomar qualquer decisão. É importante verificar as opções que você tem e alguns itens, como a infraestrutura do local, a distância de onde você mora para o imóvel praiano, a possibilidade de valorização de acordo com a localização do imóvel e os índices de violência e de roubo da região.


2. Pesquise e compare preços


Assim como na hora de comprar um imóvel residencial novo, não dá certo comprar a primeira casa de praia que você encontrar, certo? Por mais que o imóvel pareça perfeito para você e suas necessidades, não é uma boa ideia agir por impulso nessa situação. É fundamental que você faça uma boa pesquisa de mercado, além de conferir se o preço do imóvel que você se interessou está de acordo com o praticado na região.


3. Preste atenção na idade do imóvel


A idade do imóvel que te interessa é outro aspecto importante que deve ser analisado antes de qualquer decisão ser tomada. Construções mais antigas, por exemplo, tendem a apresentar problemas mais rápido, o que pode representar muitos gastos extras. Por conta disso, se possível, uma boa ideia é optar por imóveis mais novos.


4. Observe a ação da maresia no local


Uma das maiores preocupações de quem tem imóvel na beira da praia é a maresia, fenômeno muito comum no litoral e que, infelizmente, pode causar grandes transtornos. Isso porque esse fenômeno é conhecido por enferrujar carros, emperrar portões e até mesmo afetar a estrutura do imóvel. Logo, o mais prudente é verificar a existência do problema antes de fechar qualquer negócio. 


5. Confira a documentação do imóvel


Outra dica importante, que não pode faltar na hora da aquisição de nenhum imóvel, é que você confira se a documentação do imóvel está em dia. É imprescindível que você verifique se existem pendências tributárias de qualquer tipo, se as licenças estão atualizadas e se existe algum impedimento judicial sobre o bem. Esses cuidados são imprescindíveis para que dores de cabeça possam ser evitadas no futuro.


6. Tenha em mente o custo final da compra


Por último, mas não menos importante, é fundamental que você leve em consideração o preço total dessa aquisição, não somente o valor do imóvel. Ou seja, isso significa que gastos com a transferência de propriedades e possíveis reformas, por exemplo, não devem ser ignorados. É essencial que você leve em consideração todas as despesas que terá para avaliar se essa aquisição realmente vale a pena.


Gostou do nosso post? A Nova Época Imóveis espera que essas informações e dicas te ajudem a avaliar se a compra de um imóvel na beira da praia é para você ou não e caso a resposta seja sim, não deixe de entrar em contato com um dos nossos profissionais para ter toda ajuda e suporte necessários! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":