Designer de interiores ou arquiteto: quem contratar na hora de decorar seu imóvel?

15/09/2020min de leitura

Uma dúvida recorrente que costuma surgir na hora de projetar, reformar ou decorar sua casa é: qual profissional o mais indicado para contratar, um arquiteto ou um designer de interiores? Primeiramente, você deve sabe que essas duas opções caminham juntas, mas possuem diferenças importantes e são elas que podem orientar o cliente a escolher qual contratar, ou ainda melhor, a contratar os dois profissionais.

Ambas as profissões são recomendadas para orientar o cliente, durante o processo decoração, a encontrar o melhor projeto para seu espaço. A escolha do profissional que vai te ajudar a deixar o imóvel com a sua personalidade é tão importante quanto a escolha do imóvel em si, ou seja, é uma decisão importante que deve ser feita somente depois de muita pesquisa e não pode ser delegada a qualquer um.

Poder contar com a ajudar de um bom e experiente profissional será a sua garantia de um bom investimento a longo prazo. Por isso, a Nova Época fez esse post para mostrar as vantagens de ter a ajuda de um profissional nesse processo, além de apontar as vantagens de contratar cada um desses profissionais, para que você possa escolher qual a melhor opção para você. Não se esqueça que nós temos ótimas ofertas no nosso site, por isso, caso esteja procurando por um espaço novo, não perca tempo em nos visitar!

Vantagens de ter a ajuda de um profissional na hora de decorar seu imóvel

As vantagens de contratar um profissional para te ajudar a deixar seu imóvel bem decorado são inúmeras. Além de ter um espaço bem decorado, moderno e elegante, decorar bem um ambiente pode oferecer diversos benefícios. Entre eles está a possibilidade de deixar o espaço com a personalidade do dono, o que é muito importante principalmente se o imóvel em questão for a sua primeira casa própria.

Além de tudo, um imóvel bem decorado e estruturado ainda tem um ótimo potencial de valorização, pois algumas mudanças podem ajudar a deixar o imóvel acima do preço, principalmente caso o cliente esteja pensando em alugar o espaço em algum momento.

Outra vantagem de ter a ajuda de um profissional para deixar seu imóvel bem arrumado são os efeitos que um ambiente reformado tem no dono da propriedade, que ultrapassam os limites estéticos. Pesquisas apontam que espaços mais bem decorados e organizados têm o poder de influenciar o bem-estar, na criatividade e no humor de quem mora no imóvel. Não importa qual decoração você escolhe, desde que você tenha o sentimento de bem-estar.

Vantagens de contratar um arquiteto para decorar um imóvel

Tanto os arquitetos quanto os designers podem fazer um projeto para decorar seu imóvel, porém somente o arquiteto possui o título necessário que o qualifica para assinar o laudo de responsabilidade técnica, que responderá civil e criminalmente por qualquer irregularidade que pode acontecer durante ou depois da atividade exercida.

Ele é o profissional responsável por pensar na edificação como um todo, ou seja, desde a estrutura do imóvel até os acabamentos finais. O arquiteto planeja muito mais do que apenas as fachadas e a parte exterior dos edifícios, mas também os espaços internos. A estrutura do imóvel é sua maior responsabilidade e a presença desse profissional pode ser o grande diferencial que tornará o projeto bem-sucedido.

Além disso, todas as responsabilidades legais sobre o projeto são responsabilidade desses profissionais. A seguir vamos apontar outras vantagens em contar com a ajuda desse profissional.

1.Otimização do espaço

Quando o assunto é otimizar o espaço, o arquiteto é o profissional que você quer ter por perto.  Ele consegue aproveitar o tamanho do ambiente da melhor forma, o que ajuda a otimizar os espaços disponíveis e garantir que tudo tenha seu devido lugar.

Esse profissional é a melhor opção para quem tem um imóvel menor e que precisa aproveitar melhor todos os espaços. Mesmo esses espaços menores sendo mais difíceis de explorar, o arquiteto consegue desenvolver boas ideias que vão ajudar a tornar o espaço mais útil para os moradores. Com isso, um lugar com poucos metros quadrados pode dar a sensação de ser bem mais quando é bem explorado.

2. Espaço ganha a personalidade do dono

Em um imóvel, não basta só a decoração refletir a personalidade do morador. A estrutura do imóvel também deve seguir as necessidades do cliente e deve estar de acordo com seus gostos. Com a ajuda de um profissional experiente e qualificado, é possível mudar a tipografia do espaço. Ou seja, uma dependência comum pode facilmente se transformar num quarto de bebê e uma sala pode ser integrada com a varanda através de um bom planejamento.

Mesmo cada cômodo tendo suas peculiaridades e funções, com um bom planejamento é possível que eles combinem entre si. Com a ajuda desse profissional, ainda é possível equilibrar sustentabilidade e estilo. O profissional pode ser uma boa saída para propor soluções sustentáveis para que o morador possa economizar em contas de energia elétrica e água.

3. Melhor uso dos recursos e materiais

Reformas podem ser um dos maiores custos na hora da compra de um imóvel, seja este novo ou usado. Por isso, ter a oportunidade de contar com a ajuda de um arquiteto auxilia muito na questão da economia, já que o profissional ao elaborar o projeto, já tem em mente os materiais que serão necessários para o projeto.

Ter a ajuda de um profissional serve para proporcionar um resultado que esteja de acordo com as expectativas iniciais do morador. O arquiteto aconselha de forma pertinente e adequa o projeto ao orçamento do cliente. Além disso, ele filtra melhor os itens usados nas reformas, permitindo um resultado mais duradouro e evitando que o cliente tenha que fazer outras obras.

Vantagens de contratar um designer de interiores para decorar um imóvel

Depois de definida toda a questão técnica, o trabalho do designer de interiores é específico e se encontra, principalmente, na elaboração de um ambiente interno que precise seguir as normas de iluminação, térmica, funcionalidade, acústica e ergonomia, sem deixar de lado o senso estético que esse profissional tem.

Como dito antes, os designers também podem se envolver na projeção do novo ambiente e, caso você queira alterar a estrutura do imóvel, o trabalho precisa ser feito e acompanhado em parceria pelos dois profissionais. A seguir vamos apontar algumas outras vantagens de contratar um designer para te ajudar a decorar seu imóvel.

1.Fator surpresa

O designer é o profissional responsável por dar o sentimento de superação das expectativas do cliente. Isso acontece por conta do olhar treinado desse profissional e aos anos de experiência, que são os principais fatores para se tomar decisões estéticas que superam o planejado na hora de montar um imóvel.

Como esses profissionais estão sempre ligados às tendências mais atuais do mercado, eles podem sugerir ideias inovadoras e que seus clientes nunca teriam pensado. Não esqueça que esse profissional é treinado para pensar “fora da caixinha”, ou seja, de forma diferente. Ele enxerga o espaço e vê uma imagem geral que as pessoas muitas vezes não conseguem ver.

2. Economia de tempo

Com a ajuda do designer, todo o processo de compra fica mais fácil e prático, pois o profissional auxilia na hora de pesquisar e procurar por materiais e itens que você deseja ter no seu imóvel. Tudo o que o cliente faz é colocar o limite no orçamento e o que ele prefere, o resto fica nas mãos do designer.

O profissional tem mais experiência e um olho melhor para preços e materiais, conseguindo preservar o orçamento do cliente e ainda assim comprando materiais de qualidade. Além disso, designers têm parcerias e contatos com outros profissionais que você possa precisar na reforma, o que poupa que você tenha que procurar por eles, se forem necessários. Isso representa uma grande economia de tempo

3. Melhor opção para pequenas obras

Algumas pessoas têm a necessidade de fazer pequenas reformas ao longo do tempo que vivem em determinado imóvel. O designer é o profissional ideal para entender os novos desejos do morador, além de ser quem consegue traduzir o que ele quer através de pequenas reformas. Caso sua família aumente, por exemplo, o designer pode conseguir móveis para crianças com projetos especiais.

Aqui não estamos falando de grandes modificações na estrutura do imóvel, mas sim na diversificação dos estilos, da disposição dos objetos e das cores do lugar. Além disso, esse profissional também pode ser bem útil para adaptar as novas necessidades do cliente a um projeto que já esteja pronto.

Com essas vantagens, a Nova Época espera ter te ajudado a escolher qual desses profissionais é o melhor para te ajudar na hora de decorar seu imóvel. Fique atento aos limites que ambos profissionais possuem na elaboração de um projeto, para que você faça a escolha certa. E lembre-se: decorar bem seu imóvel vai ajudá-lo a valorizar.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":