Despachante imobiliário: entenda o que é e suas diferenças do corretor imobiliário

21/08/2023min de leitura

Se você acompanha o blog da Nova Época Imóveis ou já pesquisou sobre compra de imóveis, provavelmente descobriu que existe uma centena de burocracias que fazem parte desse processo. Caso você seja o tipo de pessoa que não tem muita disponibilidade de tempo, conhecimento ou tenacidade para lidar com tantos documentos, visitas a cartórios, bancos e órgãos públicos, existe um profissional que pode facilitar sua vida: o despachante imobiliário.


O despachante imobiliário é o profissional que pode não só tirar dúvidas, como também te direcionar ao caminho da compra da propriedade desejada com mais segurança. Logo, a atuação desse profissional no mercado garante que as transações sejam feitas de maneira correta, acompanhando também os avanços tecnológicos. Resumindo, o despachante imobiliário é um assessor que vai realizar as orientações necessárias para todos os tipos de transações que envolvem um imóvel.


Ficou interessado em conhecer mais sobre essa profissão e a sua importância no momento da compra de um imóvel? Então continue a leitura, porque a Nova Época Imóveis preparou esse post para falar sobre tudo o que você precisa saber do assunto, além de apontar as diferenças de um despachante imobiliário para um corretor, o que ainda confunde muitas pessoas. Para mais informações e dicas importantes do mercado imobiliário, não deixe de acompanhar nosso blog e nossas redes sociais


Afinal, o que é um despachante imobiliário? Como funciona essa função?


Conforme comentamos mais acima, o despachante imobiliário é o profissional que vai auxiliar no processo de aquisição de um imóvel. Ele se mostra muito importante nesse processo porque algumas pessoas não sabem ou não se interessam em lidar com questões burocráticas e documentais, afinal, também não é nada fácil. Para isso, muitas pessoas contratam este profissional especializado para realizar o serviço e garantir a segurança na transação.


No geral, o despachante imobiliário vai ser responsável por resolver problemas relacionados aos procedimentos administrativos, além de retirar a escritura do imóvel para o comprador. Outra função que também faz parte do seu trabalho é intermediar negociações entre instituições e clientes, inclusive auxiliando pessoas na hora de obter o financiamento. Em muitos casos, o despachante até facilita o acesso ao crédito imobiliário como correspondente bancário. 


No entanto, é importante destacarmos que a atuação do despachante imobiliário pode mudar conforme as necessidades do cliente. Em resumo, esse profissional qualificado pode atuar em:

 

  • Representação legal de clientes em operações de instituições públicas e privadas;
  • Reconhecimento de firmas;
  • Recolhimento de assinaturas;
  • Preparação, retirada e análise de cartões e contratos;
  • Organização de arquivos;
  • Alteração e inscrição de cadastros e registros;
  • Regularização de créditos e débitos;
  • Resolução de conflitos em operações jurídicas;
  • Acompanhamento de datas referentes a vencimento de documentação;
  • Viabilização de certidões e escrituras para financiamentos.


Nesse contexto, o despachante imobiliário faz praticamente a assessoria para que todos os contratos e documentos de uma transação de aquisição de imóvel estejam na lei. Isso faz com que os procedimentos se tornem mais práticos e seguros, ao passo que o cliente pode apenas acompanhar a formalização da compra da propriedade. 


O despachante imobiliário precisa ter registro ativo no CRECI?


A resposta é sim, a função do despachante exige que esse profissional tenha um registro ativo no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) para atuar na área. Isso pode ser considerada uma vantagem no mercado para corretores imobiliários que decidirem fazer especialização na área de documentação e regularização de imóveis, afinal, representa mais oportunidades.


Além disso, uma formação como corretor ou documentalista é imprescindível em vagas para despachante imobiliário. 


Quais as diferenças entre despachante e corretor imobiliário?


Despachante e corretor imobiliário são duas profissões diferentes que realizam funções diferentes no mercado de imóveis. Por exemplo, o corretor de imóveis é o profissional que vai ser responsável por intermediar negócios imobiliários, sendo eles compra, venda, locação e avaliação de imóveis. Nesse contexto, ele é visto como um intermediário entre compradores e vendedores, orientando e dando consultoria para as duas partes.


Já no caso do despachante imobiliário, esse profissional presta serviços de assessoria e consultoria em transações imobiliárias, que incluem compra, venda, locação e regularização de imóveis. Dessa forma, ele ficará responsável por lidar com toda a burocracia envolvida nesses negócios, como a coleta e organização de documentos, obtenção de certidões, registro de imóveis, pagamento de impostos e taxas, entre outros. 


Resumindo, ao passo que o corretor de imóveis é o intermediador de negócios imobiliários, o despachante presta serviços como assessor e consultor em transações do mercado imobiliário, lidando mais com a documentação envolvida nesses processos. Com isso, podemos observar que ambos são profissionais importantes e complementares nesse mercado. 


Como escolher um bom despachante imobiliário no mercado?


Como podemos perceber até agora, o trabalho do despachante imobiliário é muito importante e, por isso, encontrar um profissional que atenda às suas demandas é fundamental para transações mais seguras e positivas. Nesse contexto, vamos listar algumas características imprescindíveis, que certamente trarão a realização de um serviço de qualidade:


Ser especializado


Certamente que, para garantir segurança e credibilidade, a melhor opção nesses casos é contratar os serviços de um despachante que trabalhe para uma empresa especializada. Apesar do profissional autônomo cobrar menos, o serviço pode não atender às suas expectativas ou necessidades, por isso o mais indicado são os serviços de uma empresa. 


Por isso, procure contratar uma empresa que tenha o conhecimento legal e a estrutura física adequadas e necessárias para realizar um bom e confiável atendimento. Vale lembrar que é fundamental sempre se assegurar da veracidade dos documentos em uma transação de compra de imóvel.


Saber usar da tecnologia 
É importante que esse profissional esteja ligado nos avanços tecnológicos para se modernizar e garantir a praticidade das suas ações. Para um trabalho que precisa de atenção com documentos, saber usar da tecnologia pode ajudar muito na organização. A automação de determinadas tarefas, hoje o processo de dados se tornou ainda mais seguro e as assinaturas de documentos podem ser otimizadas se feitas digitalmente. 


A tecnologia também facilita a geolocalização, demonstrando a localização do imóvel para o sistema de gestão de inadimplência e programas de cobrança. Um profissional que usa da tecnologia tem tempo e energia para realizar reuniões de fato necessárias e tirar dúvidas dos clientes. 


Ter recomendações


Quando você está procurando por um imóvel, é importante tentar conversar com conhecidos que já usaram do trabalho de despachante imobiliário ou da empresa que te interessa. Ao ter um resultado positivo nessa pesquisa, muito provavelmente será o ideal para você também. Não deixe também de buscar avaliações na internet, por isso, procure por mais de uma opção e avalie qual teve os melhores feedbacks de serviços.


Como podemos observar, contar com um despachante imobiliário profissional pode ser muito vantajoso para uma boa transação imobiliária. A Nova Época Imóveis espera ter tirado todas as suas possíveis dúvidas sobre o assunto! E se você está procurando por imóvel no Rio, não deixe de conferir as mais de 18 mil opções disponíveis em nosso site
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":