Dicas de como alugar um imóvel na época do carnaval sem dores de cabeça

08/02/2023min de leitura

A chegada do carnaval e de outros feriados aumenta bastante a procura pela locação de imóveis de temporada entre brasileiros e até mesmo gringos. Na verdade, alugar um imóvel para temporada já é muito comum entre os brasileiros que desejam ficar poucos dias, durante feriados e às vezes para os fins de semana, em regiões com praias, chácaras e rios. Essa é uma ótima opção para quem gosta de viajar em grupo, pois fica mais barato do que a estadia em hotéis.


O carnaval é um dos feriados mais esperados pela maioria das pessoas, pois essa época representa uma ótima oportunidade tanto para quem quer viajar e curtir as festas quanto para proprietários de imóveis que aproveitam a alta temporada para garantir uma renda extra. Além daqueles que procuram muita folia, muitos ainda preferem descanso e procuram locais mais tranquilos e confortáveis para repousar.


Porém, já se tornaram comuns relatos de pessoas que caíram em golpes e viram o sonho das festar virar um verdadeiro pesadelo. No momento da escolha do lugar, a atenção para alguns fatores é fundamental para evitar que o tão esperado descanso se torne um momento de dores de cabeça e estresse. Pensando em te ajudar a tornar esse momento mais tranquilo, a Nova Época Imóveis preparou esse post com algumas dicas simples para alugar um imóvel com segurança na temporada de folia. Para mais conteúdos como esse, não deixe de conferir nosso blog!


Dicas para alugar um imóvel com mais segurança durante o carnaval


Se você está pensando em viajar no carnaval e quer alugar um imóvel, é fundamental se cercar de alguns cuidados para evitar aborrecimentos e contratempos. Hoje você pode alugar um imóvel de três formas: por meio de imobiliárias, pela internet ou direto com o proprietário. Em todas essas opções, é ideal fechar o negócio com base em um contrato de locação. Esse documento deve estabelecer deveres e direito das partes envolvidas, o que garante mais segurança ao negócio. 


As características do imóvel para temporada vão depender muito do perfil e tipo que o interessado está procurando, mas é importante lembrar que ficar atento ao estado de conservação e à localização são fatores primordiais para evitar decepções. Abaixo vamos listar algumas dicas que o interessado em alugar um imóvel nessa temporada precisa seguir para garantir que terá uma boa experiência.


Faça uma boa pesquisa


Uma das dicas mais importantes quando o assunto é procurar por um imóvel, seja para alugar ou comprar, é pesquisar bastante. Busque referências com amigos ou nos comentários da internet de clientes que já se hospedaram no local. É importante, ainda, checar algumas características do imóvel e regras de uso indicadas na sua oferta. 


Caso o imóvel seja parte de um condomínio com piscina e outras opções de lazer, por exemplo, é importante perguntar para o proprietário se você pode usá-las. Alguns condomínios permitem o uso somente pelo dono do imóvel, seja ele casa ou apartamento, e alguns proprietários omitem essa informação na hora de alugar o imóvel para a temporada, por isso, nunca esqueça de conferir.


Conte com um corretor de confiança ou alugue com o proprietário


A internet é uma opção muito procurada para locação de imóveis em temporada atualmente, porém, poder contar com um profissional que entende do assunto e que tem experiência pode ajudar a evitar muitas dores de cabeça. Porém, se a transação for mediada por um corretor, não deixe de verificar se ele possui o número de registro no Conselho Nacional de Corretores de Imóveis.


Já no caso da locação ser feita diretamente com o proprietário, é importante fazer uma pesquisa dos dados pessoais do mesmo para saber se não existe nenhum processo em aberto desfavorecendo o locador. 


Não esqueça do contrato formal de locação


Mesmo o aluguel para temporada sendo um período curto, é importante elaborar um contrato detalhando as datas de entrada e de saída, assim como o valor acordado, a forma de pagamento, o local de retirada e de entrega das chaves, entre outras informações. Caso você faça contato direto com o proprietário, não deixe de guardar também os e-mails trocados durante a negociação.


É esse documento que vai garantir os direitos e deveres tanto do locador quanto do locatário, além de deixar definidas as regras para a utilização do imóvel. Ele costuma apresentar, ainda, o inventário de todos os itens disponíveis na casa ou apartamento e determina a multa no caso de desistência por parte do inquilino temporário.


Faça uma vistoria detalhada


Para garantir que tudo está em ordem e que o imóvel é tudo o que o proprietário prometeu, é importante vistoriar o imóvel assim que chegar nele. É importante, ainda, fazer essa inspeção junto ao proprietário ou ao representante dele para verificar se tudo concorda com o designado no contrato. 


No caso de danos, não deixe de fazer uma anotação e, se possível, fotografe para não precisar parar indenização. Como alguns imóveis colocados para alugar por temporada ficam fechados por muito tempo, é importante também lembrar de testas as torneiras, os chuveiros, as luzes, os eletrodomésticos e as descargas para se assegurar de que tudo está funcionando e evitar surpresas desagradáveis.


Peça por fotos recentes


Dependendo do local onde você vai alugar o imóvel, a visita presencial nem sempre é possível de ser realizada. Nesses casos, a melhor opção para garantir que o imóvel vai entregar tudo o que promete é solicitar imagens mais recentes ao proprietário. Com posse das fotos, não deixe de fazer uma busca para se certificar de que as fotos não são de outros imóveis anunciados na internet e tome cuidado com fotos antigas! 


Procure sempre pedir por fotos mais recentes, pois o proprietário pode ter mudado algumas coisas no imóvel e omitir na sua descrição. Todo cuidado é pouco nessas horas.


Verifique a localização do imóvel


Outra dica importante se você vai alugar um imóvel nesse carnaval é se certificar de que a localização dele está correta. Para isso, coloque no Google Maps ou alguma outra ferramenta parecida e veja a distância do local até os pontos que você deseja visitar. Pesquise também as condições de acesso ao imóvel, a infraestrutura da região, ou seja, se o imóvel conta com supermercados, farmácias, comércios e outros estabelecimentos importantes próximos, e as condições de segurança das redondezas. 


Atente-se às formas de pagamento


O pagamento da locação de um imóvel para temporada costuma ser livremente combinado entre o proprietário e o locatário. Geralmente o locador costuma pedir uma entrada no ato da contratação e outra metade na entrega das chaves. Se informe, ainda, sobre a multa por desistência e as possíveis taxas, como a de limpeza, por exemplo, para não ter surpresas desagradáveis no final da viagem. 


Além disso, alguns proprietários ainda solicitam um cheque caução como garantia de bens, como móveis, eletrônicos e eletrodomésticos. O cheque é devolvido ao locatário na sua saída do imóvel, depois do proprietário verificar se tudo está em ordem no imóvel. 


Gostou das nossas dicas? A Nova Época Imóveis espera ajudar a tornar sua experiência o mais segura e tranquila possível com elas, assim, você pode curtir e relaxar durante o feriado do carnaval sem preocupações! Em caso de dúvidas ou para mais informações, entre em contato com um dos nossos corretores!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":