Dicas de como aproveitar um cômodo vazio

13/08/2020min de leitura

Sobrou aquele cômodo vazio no seu apartamento e você não tem ideia do que fazer com ele? Um espaço livre sem uso definido pode ter muito potencial e existem diversas possibilidades incríveis do que fazer com ele. Porém, para garantir que esse espaço seja realmente útil, é importante pensar na sua rotina e nas suas necessidades para que você possa usá-lo da melhor forma.

É comum que, em algum momento da sua vida, você fique com um espaço extra sobrando em casa seja pela saída de um parente de casa ou por uma reorganização feita. Independente do motivo para o cômodo estar vazio, não deixe o planejamento para depois, assim, o cômodo não se transforma em um quartinho de bagunça. Por isso, fique atento desde o começo do processo de decoração e, se algum cômodo sobrar, transforme-o em um lugar útil para desenvolver habilidades ou praticar atividades divertidas.

Além de buscar um uso necessário para esse espaço, ocupar cômodos vazios também traz uma nova energia para sua casa e ainda te dá a oportunidade de fazer algo realmente novo naquele local. Essa ainda é a oportunidade que você estava esperando para realizar um antigo sonho, como ter uma academia em casa, por exemplo. Conversar com sua família para que vocês decidam juntos o que fazer com esse cômodo, para que ele tenha utilidade para todos, é a melhor opção.

O que estamos querendo dizer é que ter um espaço sobrando não é motivo para desespero, é mais do que normal e é algo fácil de resolver. A Nova Época trouxe algumas dicas criativas do que fazer com um espaço vazio, para que você não desperdice nenhum lugar da sua casa.

1.Biblioteca ou sala de leitura

Se você é apaixonado por leitura ou tem muitos livros em casa, nossa primeira dica é para você. Um espaço reservado para ler pode ser muito útil e valioso, por isso, uma opção muito prática para fazer é transformar o cômodo vazio em uma mini biblioteca, com estantes para os livros e uma mesa de leitura.

Mandar fazer uma estante planejada é a melhor opção, pois, além de ser um ótimo lugar para guardar seus livros, ainda pode se transformar em um item de decoração para sua casa. Algumas prateleiras também podem ser bem usadas e uma escrivaninha, somada a uma cadeira confortável, são suficientes para criar esse ambiente.

2. Escritório para home office ou sala de estudos

Essa dica é para quem trabalha de casa e precisa de um espaço sossegado para fazer de escritório particular. Quando você trabalha ou estuda de casa, precisa de um lugar sossegado para se concentrar nas suas tarefas e esse cômodo vazio pode ser o ideal. Ele pode facilmente se transformar em uma área própria para o trabalho ou para os estudos.

A melhor parte disso é que você pode transformar esse espaço em um cantinho particular só seu, decorando do jeito que você quiser. Usar móveis planejados é a melhor opção nesses casos, depois é só adicionar uma cadeira confortável e um computador e seu home office/sala de estudos está pronta!

3. Closet

Uma ideia muito funcional para aqueles casais que têm muitos acessórios e roupas ou mesmo para aqueles que vivem em apartamentos com quartos pequenos demais é montar um closet e a usar o espaço vazio para isso é a ideia perfeita. Assim, você tem muito mais espaço para ter a organização necessária para suas roupas. Mas lembre-se: um closet só terá funcionalidade se estiver em um cômodo perto do seu quarto por conta dos deslocamentos na hora de escolher a roupa.

Pensar em um closet planejado é uma boa ideia, usada por muitos, mas se você ainda não tem filhos e pensa em ter no futuro, é preciso pensar se vale à pena investir em duas reformas: a do closet e a do quarto da criança. Fazer seu closet sem planejar os móveis é uma boa dica para quem tem o orçamento curto, investindo em gaveteiros e prateleiras, araras ou cabideiros. Adicionar um espelho grande é o toque final para deixar seu closet completo.

4. Quarto de hóspedes

Se você costuma receber muitas visitas, sejam elas de parentes ou amigos, essa ideia é ideal para você, pois pode trazer mais conforto para seus visitantes. Você ainda pode organizar esse quarto para servir a mais de uma função ao mesmo tempo, colocando um sofá-cama, uma estante e até uma mesinha para computador, por exemplo. Assim, o quarto também pode ser usado como escritório caso você não tenha visitas.

Montar esse espaço é fácil, basta ter uma cama de casal, uma mesa e um lugar onde guardar as malas, como um armário, por exemplo. Transformar o cômodo em um dormitório para poder aluga-lo em aplicativos como o AirBnB é outra ótima ideia e você ainda fatura um pouco.

5. Sala de jogos ou de brinquedos

Quando você recebe visitas, nada melhor do que ter um espaço para que elas possam se divertir. Montar uma sala de jogos é uma ótima ideia para isso. Nesse ambiente existem várias opções de lazer que você pode adicionar, como videogame, máquinas de fliperama, mesa de sinuca, jogos de tabuleiro, entre outros. As oportunidades são inúmeras e uma mais divertida do que a outra. Adicionar uma televisão e alguns puffs podem complementar o quarto da melhor forma.

Outra ideia que é ótima se você tem filhos aproveitar esse espaço sem utilidade para criar uma brinquedoteca. Assim, você pode organizar os brinquedos em caixas organizadoras, além de fazer uma decoração divertida. Com poucas coisas você consegue montar um espaço especial para os mais novos.

6. Mini academia

Mais uma dica criativa de como aproveitar aquele espaço vazio é montando um espaço para praticar exercícios do conforto de casa. Essa ideia é ótima para você economiza tempo com deslocamento e dinheiro com mensalidade. Além disso, você ainda pode usar o local a hora que preferir para praticar atividades físicas como ginástica, musculação ou até mesmo yoga.

Antes de montar sua academia particular, no entanto, peça auxílio para um profissional da área, como um educador físico, para saber quais exercícios são os mais indicados para você, além de saber quais materiais você precisa comprar. Adicionar uma televisão é o complemento final para deixar sua mini academia completa.

Com essas dicas, a Nova Época espera ter te ajudado a ter ideias do que fazer com aquele cômodo que está sobrando. Não deixe que o lugar se torne um cantinho da bagunça, se planeje e faça do lugar um espaço útil para todos os moradores.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":