Dicas de como criar um espaço pet no seu apartamento

23/09/2022min de leitura

É fato que os animais domésticos conquistaram os lares brasileiros, como mostra uma pesquisa feita pelo IBGE publicada em 2020, que apurou que 46,1% dos lares tinham pelo menos um cachorro. Se antes eles eram conhecidos como fiéis amigos do homem, hoje já são considerados parte da família. Os bichinhos de estimação alegram qualquer ambiente, além de adorar as crianças e se afeiçoaram facilmente aos donos. 


Os pets não são mais somente companheiros de sofá, eles já ocupam cada vez mais espaços na sociedade e, atualmente, podemos dizer que os cães influenciam os hábitos de vida e até mesmo os espaços públicos e privados. Já é possível encontrar praças e parques com áreas equipadas para os bichinhos em todo o país. Até mesmo nos shoppings já é comum cruzar com pets nos corredores das lojas. 


E você sabia que, segundo especialistas, incorporar pet places, ambientes construídos para proporcionar lazer aos amiguinhos de quatro patas, em apartamentos é importante para a convivência e o bem-estar dos bichinhos? Além disso, melhorar o espaço de seus bichinhos em casa se tornou outra necessidade atualmente e, com isso, a busca por imóveis com espaço suficiente para montar um espaço pet aumentou. 


Pensando nisso, a Nova Época Imóveis trouxe algumas dicas para te ajudar a organizar e criar o cantinho especial perfeito para seu pet! Para mais dicas de decoração e sobre pets dentro de casa não deixe de conferir nosso blog, lá temos os mais diversos conteúdos, e em caso de dúvidas ou para mais informações entre em contato com um dos nossos profissionais!


Por que é importante criar um espaço pet?


É importante lembrarmos que os animais desenvolvem um senso de pertencimento aos lugares, para recolhimento e refúgio. Por isso, ter um espaço especial dedicado ao pet ajuda a gerar segurança, conforto, bem-estar e proteção aos bichinhos, além de ser fundamental para manter a casa sempre organizada. O ideal, aqui, é organizar um local para descanso, refeição e para ser o banheiro dos animais. 


Como montar um espaço pet no seu apartamento?


Na hora de montar um cantinho para seu pet, é importante considerar seu porte, seus hábitos e suas preferências. Por exemplo, ele gosta de dormir coberto? Nesse caso, pode ser que ele não se adapte a uma cama aberta e, talvez, aqui seja melhor uma cabaninha ou casinha. Já se seu pet for idoso ou tiver dificuldade de locomoção, é preciso pensar em acessibilidade. 


Aqui vamos dar algumas dicas de como montar o espaço pet ideal para seu amiguinho de quatro patas:


1. Reserve um espaço para o banheiro do pet


É essencial pensar onde cada espaço vai ficar. O local onde seu pet faz suas necessidades, por exemplo, não é indicado estar próximo do seu cantinho de descanso. No caso dos cachorros de apartamento, o mais recomendado é colocar tapetes higiênicos ou jornais em áreas de uso pontual, como lavanderia ou sacada, pois facilita a higienização. O mesmo vale para caixas de areia, no caso dos gatos. 


O mais importante é reservar um lugar com pouca circulação de pessoas para deixar os animais mais tranquilos e com privacidade na hora de fazer suas necessidades. 


2. Defina o lugar para as refeições


Já os comedouros e bebedouros podem ser posicionados ao lado do espaço de descanso do bichinho. Caso seja necessário, deixe mais potes de água pela casa, principalmente para aqueles bichinhos que não costumam beber muita água. Essa é uma dica importante especialmente para quem tem gatos castrados, pois eles não costumam beber muita água e costumam sofrer com o acúmulo de pedras nos rins. 


No caso da comida, você pode escolher entre deixar a comida disponível para o pet o dia inteiro ou colocá-la somente na hora exata da refeição. No entanto, independente do que você escolher, é essencial manter um lugar fixo para que ele coma, até mesmo para facilitar na hora da limpeza. 


3. Procure usar móveis para os pets


Atualmente já existem muitas opções de móveis com nichos para encaixar os potinhos e caixas de brinquedo dos pets, o que ajuda muito na organização e na decoração. A marcenaria planejada também pode ser uma boa ideia para criar móveis multifuncionais, como uma mesa de cabeceira que serve de casinha para o cachorro. 


Outra boa ideia sustentável é reaproveitar ou reciclar móveis que não serão mais utilizados ao invés de simplesmente jogá-los fora. Você pode reaproveitá-los para guardar os itens do seu pet ou como uma boa fonte de madeira para criar uma peça customizada, como um espaço no móvel para colocar a ração do bichinho, por exemplo. 


4. Coloque os brinquedos em um só local


Os pets não vivem sem seus brinquedos, mas cada animal tem seu perfil: alguns preferem as bolinhas enquanto outros gostam mais de roer coisas. Nesse último caso, ter um item felpudo disponível para que o pet possa roer é um modo de evitar que os bichinhos descontem na -mobília. No entanto, disponibilizar muitos brinquedos para o pet pode causar efeitos colaterais indesejáveis. 


Uma dica interessante para evitar que todos os itens acabem espalhados pela casa, de modo desordenado, é colocar todos eles em uma caixa funda, que você encontra facilmente em lojas de animais e até mesmo em lojas de artigos de casa. Dessa forma, antes de dormir, você pode recolher todos os brinquedos e guardar lá. 


5. Separe um local específico para a cama


Quem já é papai ou mamãe de pet sabe que os bichinhos gostam de ficar por perto sempre e isso não muda na hora de dormir. Por isso, pode ser interessante espalhar mais de uma caminha pela casa, dessa forma ele tem sempre um espaço para se deitar e relaxar, independente de qual ambiente ele estiver. 


Além dos colchões e da casinha, você ainda pode investir em uma cabaninha aconchegante com almofadas e cobertores, por exemplo, ou diferentes tipos de caminha. 


6. Fique atento em alguns sinais 


Por último, mas não menos importante, é preciso ficar atento a alguns sinais. Caso seu pet demonstre não ter gostado muito de estar no espaço que você criou, por exemplo, é importante analisar seu comportamento para tentar entender as preferências do bichinho e fazer as alterações necessárias ou até mesmo escolher outro local para ele. 


Outros pontos importantes para observar:

 

  • Barulho – locais com muitos ruídos podem acabar atrapalhando o descanso do pet;
  • Temperatura – fique atento pois muito frio ou muito calor podem incomodar o pet;
  • Distância – é comum os animais gostarem de manter contato visual com seus tutores;
  • Material da cama – colchões e espumas podem ter texturas e cheiros desagradáveis para os pets, por isso preste atenção à sua escolha.


A Nova Época Imóveis espera ter ajudado a entender como montar um espaço pet para seus amiguinhos de quatro patas da melhor forma para eles! Além de seguir todas essas dicas, não se esqueça que também é muito importante dar muito amor e carinho para eles! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":