Dicas de como cultivar plantas frutíferas em vasos no seu apartamento

05/12/2023min de leitura

A Nova Época Imóveis já deu algumas dicas aqui no blog sobre os tipos de plantas que melhor se adaptam ao ambiente dos apartamentos, além de como preservá-las. Mas você sabia que com alguns cuidados específicos também é possível ter árvores frutíferas em vasos dentro de apartamentos? Basta aprender como cultivá-las e como cuidar delas em ambientes fechados e menores.


É possível plantar e colher frutas mesmo em pequenos quintais, varandas e sacadas de apartamentos. Amora, maracujá, acerola, pitanga, romã, manga, jabuticaba, araçá e goiaba são algumas das espécies possíveis para o cultivo em vasos em ambientes menores. Imagina poder saborear uma fruta colhida do pé dentro do seu apartamento?! 


Além de tornarem a vida dos moradores de apartamentos mais saudável, adotar árvores em espaços fechados está em alta no paisagismo. Tomando alguns cuidados, fica fácil criar um pomar dentro do seu apartamento. Quer saber mais sobre o assunto? Continue aqui, pois a Nova Época Imóveis preparou esse post para te ensinar como criar seu próprio cantinho com plantas frutíferas! 


Quais cuidados devem ser tomados antes de mais nada?


Antes de começar a criar seu pomar, é importante tomar alguns cuidados iniciais. Observe as condições de circulação de ar e iluminação no espaço que você deseja colocar os vasos. Esses tipos de plantas gostam de claridade e precisam de um ambiente bem arejado. Os locais mais indicados para elas são a varanda ou próximo a janelas. 


Outro ponto importante que deve ser considerado é a umidade. Isso porque quando cultivadas em vasos, as árvores frutíferas precisam de mais água do que se estivessem plantadas diretamente na terra. Porém, cuidado para não exagerar na dose e acabar prejudicando a raiz! É essencial pesquisar e conhecer bem a planta antes de mais nada. 


Além disso, para garantir que cresçam fortes, não esqueça de usar adubo próprio para elas. Existem os fertilizantes prontos e a adubação orgânica caseira, feita com compostagem a partir de restos de frutas, cascas, verduras, entre outros. Agora que sabemos dos cuidados básicos, vamos apontar as espécies frutíferas que você pode escolher ter no seu apartamento.


Como plantar frutíferas em vaso?


Diferente de outras árvores plantadas diretamente no solo, as frutíferas plantadas em vasos precisam de mais cuidados, como uma camada de drenagem, luminosidade e frequência das regas. Todo tipo de planta precisa de espaço para se desenvolver e isso vai variar de espécie para espécie. No caso das frutíferas, para seu cultivo, preste atenção na profundidade do vaso, que precisa ter pelo menos 20L para as raízes poderem se expandir.


Fique atento ainda à posição do vaso, que precisa estar em um local que receba luz solar direta por algumas horas durante o dia. A quantidade de luz necessária vai variar conforme a frutífera: a jabuticabeira, por exemplo, precisa em média 5h por dia de sol pleno, no mínimo. Já no caso da pitaya, ela precisa de mais de 10h de sol por dia para que seus frutos cresçam saudáveis.


Espécies de plantas frutíferas mais adequadas para apartamento


Jabuticaba


Atualmente você já encontra com facilidade mudas de jabuticabeira em estabelecimentos de jardinagem e até em floriculturas. Se optar por esta fruta, é importante ficar atento na profundidade do vaso, com em média 50 cm, para que a raiz possa se desenvolver. A jabuticabeira acaba chamando a atenção pelo seu visual curioso, pois suas frutas crescem grudadas nos ramos e troncos do pé. 


Apesar de se uma árvore que resiste bem às baixas temperaturas, no verão ela pede por regas diárias e o sol é essencial para o crescimento saudável. A irrigação deve ser feita no começo da manhã ou pelo final da tarde. 


Limão


O limoeiro é outra árvore muito recomendada para apartamentos, pois é fácil de se cuidar em casa e cresce rápido. Você pode fazer o plantio das sementes em um vaso grande, como o da jabuticabeira. Além disso, o período mais indicado para semear é o inverno. Como fazer:


Passo 1 


O primeiro passo para plantar essa árvore é cortar o limão e retirar suas sementes. É importante lavá-las muito bem, tirando qualquer resíduo da fruta, e deixando de molho em água até o momento do plantio. Descarte aquelas que boiarem.


Passo 2


Em seguida, faça um pequeno buraco na terra, dentro do vaso, coloque as sementes, cubra com terra e molhe. Envolva com um plástico, pode ser saco de lixo transparente, e faça alguns furos. Pode levar em torno de seis semanas ou mais para o broto nascer. É importante regar com frequência para manter a superfície da terra sempre úmida.


Morango


Essa talvez seja a mais fácil de se encontrar para comprar, até mesmo com as frutinhas penduradas. Porém, se você é do tipo de pessoa que prefere ver a planta crescer, é bem simples fazer a muda. Basta retirar as sementes do morango com a ajuda de uma pinça e espalhá-las em um guardanapo úmido.


Em seguida, cubra com outro guardanapo úmido e coloque-as na geladeira até que elas germinem, o que vai levar cerca de uma semana. Quando as primeiras folhas aparecerem, você precisará transferir para um vaso e colocar em um local que receba bastante sol. É importante garantir que a terra esteja sempre úmida.


Pitanga


Para quem escolher a pitangueira, é importante se preparar para ter uma casa sempre muito perfumada. Isso porque essa planta tem um cheiro bem marcante até mesmo nas suas folhas. É facilmente cultivada por meio de sementes, que germinam em poucos dias depois do plantio. Basta retirar as sementes da fruta, lavá-las e plantá-las em um vaso de tamanho generoso.


Para garantir que as flores e os frutos apareçam, o banho de sol e a rega com água diariamente são essenciais. E fique de olho, pois você pode receber visitantes surpresas, afinal, é um pé que atrai muitos passarinhos.


Amora


A amoreira é outra planta frutífera que faz muito sucesso, principalmente entre as crianças, sendo uma das plantas ideais por ser muito resistente e se adaptar a diversos tipos de solo. Por conta disso, é muito comum vê-la crescer de forma natural em ruas, quintais e praças. Esse tipo de planta não gosta de solo encharcado, por isso, é preciso muito cuidado na manutenção, sendo mais indicado regar no máximo duas vezes por semana. 


Para plantá-la, você pode retirar uma muda a partir de um pé de amora adulto, basta cortar um pequeno galho, de aproximadamente 10 cm, e colocá-lo na água para que as raízes cresçam. Depois é só plantar em um vaso com terra. 


Além de muito mais saborosos, alimentos orgânicos plantados por nós mesmos são livres de contaminação por inseticidas e outros agroquímicos que fazem mal à saúde, outro ótimo motivo para ter suas próprias árvores frutíferas!


Gostou do nosso post? A Nova Época Imóveis espera que você tenha compreendido como plantar uma frutífera na sua casa e quais as vantagens disso. Para mais dicas como esta, além de muitos outros conteúdos, não deixe de nos acompanhar em nosso blog e em nossas redes sociais
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":