Dicas de como economizar na hora de mudar de cidade

01/02/2024min de leitura

Mudar de casa já é um processo difícil por conta de toda a burocracia tornar tudo ainda mais trabalhoso, imagine mudar para um imóvel em outra cidade? Essa pode ser uma experiência verdadeiramente desafiadora, principalmente quando se tem um orçamento muito limitado disponível. Porém, é possível realizar essa transição de maneira econômica, desde que você se prepare e adote estratégias inteligentes.


Existem maneiras de evitar que essa mudança se torne um pesadelo, basta compreender como fazer essa transição de forma inteligente e financeiramente consciente. Nesse sentido, se você está preparado para uma nova etapa da sua vida em outra cidade, porém, não quer comprometer seu limitado orçamento, continue por aqui para descobrir como passar por esse momento sem maiores dores de cabeça ou traumas!


A Nova Época Imóveis trouxe aqui esse post com dicas valiosas que vão te ajudar a se preparar financeiramente e usar as melhores estratégias para economizar o máximo possível na mudança para um imóvel em outra cidade, ajudando a transformar essa experiência na mais agradável possível! E se você está procurando um imóvel, seja ele novo ou usado, casa ou apartamento, em condomínio ou não, confira os imóveis que temos disponíveis em nosso site e em nossas redes sociais!


Como mudar de cidade com um orçamento mais apertado?


Mudar de cidade com os recursos financeiros limitados pode se mostrar um desafio que muitas pessoas enfrentam atualmente. A necessidade da mudança muitas vezes vem acompanhada da preocupação das pessoas em equilibrar o orçamento durante esse processo de transição. Por isso, nesses casos, é fundamental avaliar o cenário todo antes de mais nada.


Ou seja, além das questões logísticas, como a escolha do destino do novo imóvel e o planejamento financeiro, por exemplo, é importante ainda explorar outras alternativas criativas, além de estratégias que permitam uma mudança mais acessível e suave. Para te ajudar com esse processo, separamos algumas dicas valiosas de como mudar de cidade com o orçamento mais apertado:


1. Tenha um planejamento financeiro detalhado


O primeiro passo essencial para uma mudança de cidade mais tranquila e econômica é fazer um planejamento financeiro detalhado, sem esquecer nenhum detalhe. Nele deve entrar uma lista de todas as despesas previstas para a mudança, desde os custos da mesma até as despesas iniciais que você terá na nova cidade. Isso permitirá que você tenha uma visão ampla e clara do orçamento disponível, auxiliando ainda na tomada de decisões estratégicas.


2. Se organize com antecedência 


Essa dica pode parecer um pouco óbvia, porém é uma das mais importantes. Esteja você fazendo uma mudança de cidade, estado, país ou somente de casa, começar montando um cronograma com a data limite em que tudo deve estar pronto para ser transportado pode se mostrar essencial para todo o processo. Além disso, juntando isso com a organização financeira citada acima, você consegue orçar o quanto você pode gastar e priorizar o que for urgente.


É importante destacarmos que algumas empresas costumam cobrar menos caso a mudança esteja marcada em um dia útil, ou seja, durante a semana. Logo, antes de fechar qualquer negócio pesquise e procure saber sobre. 


3. Faça uma escolha estratégica do destino


A escolha do destino para onde você irá se mudar desempenha um papel básico fundamental na economia da mudança. Por isso, se você tiver a opção de escolher a cidade para onde vai, tenha em mente que optar por destinos com menor custo de vida irá influenciar diretamente em uma transição mais suave. 


Além disso, outros fatores como oportunidades de emprego e acesso a serviços públicos, por exemplo, também farão total diferença para o seu bolso no dia a dia, por isso, não podem deixar de ser considerados.


4. Procure reduzir os custos na mudança


Economizar o máximo possível na mudança será essencial, por isso, procure explorar opções mais econômicas de transporte, como fretes compartilhados, por exemplo, além de avaliar a possibilidade de embalar você mesmo seus próprios pertences para cortar custos com embalagens e, o mais importante, procure pesquisar bem antes de fechar o serviço com qualquer empresa. Aqui, cada economia contribuirá para um orçamento mais equilibrado.


5. Encontre uma rede de apoio e faça networking


Estabelecer uma boa rede de apoio na nova cidade pode ser muito valioso, pois se conectar com grupos locais, redes sociais e possíveis contatos pode não apenas te oferecer suporte emocional necessário para esse momento, mas também abre portas para outras oportunidades que podem se mostrar muito econômicas para você.


6. Gerencie seus gastos iniciais


Além do custo de toda a mudança, também é essencial estar preparado para despesas iniciais na nova cidade, conforme comentamos alguns itens acima. Logo, antes mesmo de começar a fazer as malas, procure criar um planejamento detalhado dos gastos que você já pode antecipar que terá. Tenha em mente que isso incluirá custos com passagens, alimentação e até mesmo eventuais emergências.


Procure identificar, ainda, as despesas prioritárias e aquelas que podem ser adiadas. Isso será de grande ajuda para você focar nos elementos essenciais, como moradia e alimentação, antes de começar a considerar outros gastos supérfluos. Uma dica que damos para esse primeiro momento é optar pelo uso de transportes públicos e por uma alimentação mais consciente e econômica, pois isso pode fazer diferença no orçamento. 


7. Venda aqueles itens considerados não essenciais


Já falamos em outras ocasiões aqui no blog sobre desapegar de itens considerados não essenciais na hora da mudança e aqui não poderia ser diferente. Por isso, procure fazer uma triagem dos seus pertences e venda os itens não essenciais. Isso será bom não somente para garantir uma renda extra, mas também uma redução no volume a ser transportado, ajudando a diminuir os custos com frete e embalagem.


8. Procure negociar as condições de pagamento


Ao contratar alguns serviços, como aluguel de imóveis, por exemplo, não hesite em negociar as condições de pagamento. Com essa negociação, alguns proprietários podem oferecer flexibilidade, especialmente se você estiver disposto a se comprometer a longo prazo.


Gostou das nossas dicas? A Nova Época Imóveis espera que elas te ajudem a economizar caso você decida mudar de cidade e tenha um orçamento mais apertado. Para mais dicas de mudança, além de informações sobre o mercado imobiliário e suas transições, não deixe de nos acompanhar aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais, afinal, estamos aqui para facilitar sua vida! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":