Dicas de como escolher o melhor portão de garagem para a sua casa

08/11/2023min de leitura

O portão da garagem desempenha um papel fundamental como elemento de destaque na fachada da sua casa, não somente esteticamente, mas também para a segurança. Isso porque sua estrutura, seus detalhes e os materiais usados influenciarão, de maneira significativa, no estilo arquitetônico do imóvel. Por isso, é comum pensarmos em modelos de portões de garagem de metal, porém, você sabia que atualmente já existem muitos modelos disponíveis no mercado?


O uso de grade e gradil horizontal também estão entre os primeiros materiais para portão de garagem que visualizamos, por isso, muitas pessoas apostam na inovação somente a partir da pintura. Um dos maiores motivos por que esses modelos mencionados são mais populares é a segurança que eles proporcionam, porém, atualmente já existem muitos outros materiais mais versáteis, duráveis e que oferecem diferentes alternativas.


A escolha do modelo de portão para a garagem da sua casa fará toda a diferença não somente para a segurança, mas também na hora de expressar a identidade que você deseja. Quer entender como escolher o melhor tipo de portão para a garagem da sua casa? Então continue aqui. E lembre-se, para mais dicas e informações sobre decoração, mercado imobiliário e muito mais, não deixe de nos acompanhar aqui no blog e em nossas redes sociais!


Dicas para escolher o portão de garagem da sua casa


Na hora de escolher qual portão colocar na sua garagem, é fundamental considerar alguns fatores que dizem respeito a estética, a funcionalidade e a segurança da casa. Por isso, antes de tomar qualquer decisão, você precisa saber quais opções de materiais e sistemas de aberturas estão disponíveis no mercado. Dessa forma, você pode garantir que o modelo escolhido atenda às suas preferências e necessidades. 


Agora vamos apontar e enumerar algumas dicas para o momento de escolher o portão da sua casa:


Preste atenção aos materiais disponíveis


Conforme comentamos mais acima, as opções mais comuns para portões de garagem são: ferro, aço metalon e alumínio. No entanto, existem outras alternativas como madeira e vidro, que dão um toque mais moderno e sofisticado para a propriedade. Cada material tem suas vantagens e suas desvantagens. 


Por conta disso, é imprescindível consultar um profissional especialista para conseguir informações mais detalhadas sobre resistência, durabilidade, custo-benefício e manutenção para adquirir o modelo que mais esteja de acordo com suas necessidades específicas.


Conheça os tipos de aberturas


Para escolher o modelo ideal de portão para a garagem da sua casa, é preciso avaliar qual o melhor tipo de abertura do portão para garantir a funcionalidade do produto e a segurança da sua família. Logo, ele deve ser escolhido de acordo com o espaço que você tem disponível e deve se enquadrar em um desses sistemas:

 

  • Deslizante – tipo mais comum, pode ser operado manualmente ou automaticamente. É conhecido também como portão de correr;
  • Pivotante – recomendado quando não existe espaço lateral suficiente para o portão correr, pois abre para frente e pode ser fabricado com uma ou duas folhas;
  • Basculante – mais indicado para espaços compactos, pois esse tipo de portão abre para cima.


Caso o modelo de portão deslizante seja sua prioridade, mas exista uma dúvida entre o manual e o automático, uma boa ideia é comparar os pontos positivos de cada um. Mesmo que a versão manual seja mais barata e de manutenção mais simples, a automática é mais conveniente na hora de abrir e fechar. 


Cuidado com as dimensões


Outro fator que você deve observar na hora da escolha são as dimensões mínimas para um portão de garagem: 2,40 m de largura por 2,10 m de altura, permitindo a passagem de um carro de passeio comum. Porém, é fundamental considerar o tamanho do carro que você tem e quantos veículos vão ficar na garagem. Esses são fatores que influenciam de maneira direta nas dimensões ideais para seu portão.


Atenção ao orçamento


Ao fazer sua pesquisa para o portão mais adequado no seu caso, é fundamental que você considere todos os fatores que apontamos acima, especialmente o custo da mão de obra, não só para a instalação, como também para a produção do portão. É importante ressaltarmos aqui que todos esses fatores vão afetar no valor final da peça, por isso, podem variar consideravelmente. 


No geral, a média dos produtos mais vendidos online fica entre R$ 1 mil e R$ 7 mil, podendo ser mais em alguns casos. Para tirar as medidas necessárias do seu espaço, escolher o sistema de abertura mais adequado para o seu estilo de vida, necessidades e instalar a peça, contar com um profissional especializado é fundamental para evitar manutenções frequentes e garantir o bom funcionamento do portão.


Modelos de portão de garagem disponíveis no mercado


Portão de chapas galvanizadas


Você pode explorar um pouco mais o minimalismo com as chapas galvanizadas, pois elas oferecem uma variedade de possibilidades em modelos de portões de garagem. Com sua textura lisa e plástica, elas são muito interessantes para quem procura um modelo mais minimalista. Além da beleza mais moderna do aço, que pode ser explorada sem pintura nesse caso, ainda é possível escolher cores estratégicas para melhores resultados.


Frisos pontuais em portões mais inteiriços e detalhes vazados que não comprometam a privacidade dos moradores são mais exemplos de portões de chapa galvanizada. Mais do que só pela estética, esse tipo de material está sendo ainda uma alternativa para quem preza por segurança, durabilidade e resistência. 


Portão combinando de telas e grades


Outro exemplo de portão de garagem é o que combina telas e grades de metal para quem não quer seguir os antigos padrões. Quem se interessa por uma estética mais barroca pode conseguir com a mistura desses elementos, inclusive com chapas, compondo formatos diferenciados em modelos de portão de garagem que vão ganhar uma personalidade única.


Porém, assim como na decoração do interior da casa, é importante pensar aqui também no equilíbrio da fachada, pois portões muito chamativos, com fachadas que também têm muitos detalhes, podem ter um efeito não desejado. Por isso, é importante pensar em um todo na hora de decidir qualquer coisa.


Portão de madeira


Para um visual mais romântico, outro tipo de material também disponível no mercado é a madeira. Ela vem sendo muito usada nos mais diversos modelos de portão de garagem, desde composições por vigas em grades à combinação de chapas mais largas. Esse tipo de material combina particularmente com construções mais românticas e rústicas, por isso combinam bem com sítios e casas de campo.


No entanto, é importante ficar atento ainda ao clima da região onde a propriedade se localiza, pois a madeira exposta pode não ter durabilidade muito boa, nem manter a estética diante de certas intempéries climáticas. 


Portão de vidro com estrutura metálica


Os vidros temperados combinados com armaduras metálicas em diferentes formas e tamanhos é outro tipo de material de portão disponível que tem sido uma novidade no mercado. Esse modelo é uma ótima alternativa para construções que contam com alguns elementos de paisagismo, assim, é possível exibir com modernidade e sofisticação todo o investimento na arte da natureza que você fez para a sua casa.


Portão de aço


Com muita criatividade, é possível encontrar ou projetar modelos de portões de garagem compostos por diferentes formas geométricas feitas de aço, explorando a delicadeza da espessura desse material em camadas sobrepostas. 


A Nova Época Imóveis espera que essas dicas de como escolher o portão para a garagem da sua casa e quais os modelos de materiais disponíveis no mercado te ajudam na hora de adquirir o portão para a sua garagem! Não deixe de nos acompanhar por aqui e pelas nossas redes sociais.
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":