Dicas de como fazer uma boa decoração de arraiá em casa

17/07/2023min de leitura

O mês de junho já passou e com ele se foi o tão esperado dia de São João. Mas pode levantar as mãos para o alto e agradecer, porque aqui no Brasil temos a tradição de continuar as celebrações julho adentro, às vezes até mesmo em agosto! Você está pensando em fazer uma Festa Julina na sua casa, mas não sabe por onde começar, como organizar a decoração e deixar tudo no clima de São João para receber seus convidados? A Nova Época Imóveis preparou este post com algumas dicas para te ajudar. 


Se você está pensando em realizar uma Festa Julina em casa, é essencial começar a pensar na decoração eu você fará para transformar o ambiente. Certamente essa é uma das festividades mais queridas e esperadas pelos brasileiros, tendo em vista sua popularidade e o quanto o povo ama uma boa festa de São João. Esse tipo de festa possui algumas características inconfundíveis, como as bandeirinhas, os itens em xadrez, comidas típicas como quentão, cuscuz, milho, paçoca, quebra-queixo, entre outros.


Dicas para montar a melhor Festa Julina em casa


Fazer uma Festa Julina em casa pode ser mais fácil do que parece se você seguir o passo a passo certo. Com a nossa ajuda, esperamos conseguir tornar a comemoração dessa data ainda mais especial e íntima para você e seus convidados:


Não esqueça das bandeirinhas
 

Sabemos que, especialmente no caso de uma festa temática, a decoração é um fator essencial. Por isso, nossa primeira dica da lista são as tão famosas bandeirinhas. Isso porque certamente este é um item indispensável em qualquer decoração de festa de São João, seja ela em junho, julho ou agosto. Atualmente já existem bandeirinhas em diversos tamanhos, materiais e estampas. 


Você pode pendurar as bandeirinhas escolhidas onde preferir, pode ser com um barbante de uma ponta a outra de um cômodo, pode ser colando nas paredes. É aqui que você deve deixar a criatividade solta para ousar e criar espaços lindamente decorados. 


Balões também podem entrar
 

Outro item que combina muito com o arraiá e precisam entrar na sua decoração de festa de São João são os balões. Eles não podem faltar na decoração de uma festa como essa, sejam eles feitos de papel, de pano, de EVA, com estampas. Atualmente no mercado também já existem muitos modelos de balões disponíveis para você escolher o que melhor combina com sua decoração.


Assim como as bandeirinhas, com os balões você também pode soltar a criatividade e pendurá-los no teto de um cômodo, deixá-los na varanda, colar vários balões pequenos nas paredes. Sem dúvidas esse item vai ajudar a deixar o ambiente muito mais divertido e no clima do arraiá. 


Use chapéus de palha na decoração
 

Não há quem discorde que os chapéus de palha certamente são um dos maiores ícones da festa de São João. Mas você sabia que é possível incrementar sua decoração com essa peça que, geralmente, as pessoas costumam usar na cabeça? E fica muito criativo! Você pode usar esses itens pendurados nas paredes, assim como as bandeirinhas e os balões, no chão, na mesa, na porta de entrada. Deixe sua criatividade correr solta e você terá uma decoração linda e criativa!


Monte uma mesa digna de arraiá
 

Uma das principais estrelas de um bom arraiá é definitivamente a mesa de guloseimas. Por conta disso, uma dica nossa é que você procure montar uma bela mesa de Festa Julina, não só com muitos quitutes para comer, mas também com uma toalha de mesa com estampa que combine com a celebração, algumas bandeirinhas e até mesmo mini chapéus de palha ou balões. 


Além disso, outra ótima ideia é apostar em louças de barro, peças mais rústicas. Faça uma mesa posta bem-organizada para que todos possam aproveitar ao máximo o evento. Lembre-se de decorar tudo com as cores tema da festa de São João, que são o vermelho, o branco, o azul, o verde e o amarelo. Não fique com medo de ousar, pois decoração de arraiá é chamativa!


Escolha as comidas certas
 

Como deixamos bem claro no item acima, as comidas na festa de São João são essenciais e nesse dia o que não pode faltar é um cardápio diferenciado. Por exemplo, pratos feitos com milho são a grande pedida da vez para esse período. Por isso, procure apostar em pratos como bolo de milho, pipoca, pamonha, canjica ou até mesmo o próprio milho assado, ou cozido, que também é uma grande pedida nos arraiás. 


Mas não é só isso, outras comidas típicas como arroz-doce, paçoca, cocada, quebra-queixo, doce de abóbora e maçã do amor são ótimas opções para ter no cardápio da sua festa, afinal, é difícil não agradar todo mundo com essas delícias.


Invista em músicas temáticas
 

Outro item importante que não pode faltar em uma festa de São João, e é claro que não poderia faltar na nossa lista, é uma playlist bem animada. Elba Ramalho, Zé Ramalho, Luiz Gonzaga, Alceu Valença, são apenas alguns exemplos de nomes que formam uma ótima pedida para uma festa como essa. Assim, você e seus convidados vão poder se jogar no forró e dançar quadrilha ao som desses e muitos outros artistas! 


Pense em brincadeiras que tenham a ver com o tema


Mesmo sendo uma festa dentro de casa, ainda assim é importante ter animação, especialmente quando temos crianças no meio. Por isso, brincadeiras podem ser uma boa pedida. Elas vão ajudar a gerar distração e fazer a alegria dos participantes. Procure por inspirações de brincadeiras de arraiá, como a pescaria de peixes de papel, corrida de saco, atirar a bola na boca do palhaço e, para os adultos, o bingo não pode ficar de fora! 


Procure usar móveis de madeira


Por fim, nossa última dica é para te ajudar a acrescentar aquele toque mais rústico e necessário no ambiente da sua casa para o arraiá. Nesse contexto, reunir o máximo de mobília de madeira, usando desde móveis convencionais como mesas, cadeiras e estantes, até barraquinhas de madeira, caixotes de madeira, entre outros. Lembre-se: nesse momento é importante que a criatividade possa correr solta!


Deu para perceber que a decoração é praticamente obrigatória em uma festa de São João, não é? As comidas típicas então, nem se fale! Por durar não somente o mês de junho, mas muitas vezes se estender por julho e agosto, é importante que você procure por uma decoração que tenha certa durabilidade. Além disso, todos os itens citados aqui serão essenciais para criar uma boa decoração, por isso procure não se esquecer de nenhum.


Gostou do nosso post? A Nova Época Imóveis espera que com esse checklist você possa se planejar e se organizar para dar o melhor arraiá! E lembre-se: para mais dicas de decoração ou para saber mais sobre o mercado imobiliário não deixe de acompanhar nosso blog, ele está completo de conteúdos incríveis! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":