Dicas de como fazer uma varanda em um apartamento pequeno

03/07/2023min de leitura

A Nova Época Imóveis já falou aqui no blog diversas vezes sobre a verticalização imobiliária, que tem deixado as plantas dos apartamentos cada vez menores por conta da demanda de praticidade. Por conta disso, não é raro encontrar pessoas que moram em espaços supercompactos com metragens menores. Nesse contexto, é comum que muitos moradores sintam falta de uma área externa, tanto para ter a sensação de acolhimento quanto para garantir um cantinho próximo à natureza em casa.


Nesse aspecto, a varanda para apartamentos compactos se torna muito importante. Além de trazer muito charme, essa área também se torna um grande diferencial das construções mais contemporâneas. Dependo da sua disposição, ainda é possível apresentá-la de diversas maneiras diferentes, como para receber convidados ou só para montar um refúgio de descanso e bem-estar para o final de um dia cansativo. 


Mas, afinal, o que se pode fazer em um espaço de apartamento mais compacto? Muitas pessoas acreditam que imóveis menores não podem ter varanda, mas isso não é verdade! A Nova Época Imóveis veio desmistificar essa ideia e trouxe esse post com ideias práticas que vão te ajudar a otimizar esse espaço para montar uma varanda e não só valorizar seu imóvel, mas também montar um espaço que vai te ajudar a trazer estilo e aconchego para o seu dia a dia. Para mais dicas de decoração e sobre o mercado imobiliário, não deixe de acompanhar nosso blog


Entenda a finalidade da varanda para o apartamento pequeno


O primeiro passo aqui é definir qual será a finalidade desse espaço. Nesse momento, será importante que você considere as suas necessidades para eleger o melhor uso desse local e, assim, conseguir aproveitar ao máximo a área externa do seu apartamento. Por exemplo, algumas pessoas optam por aproveitar a varanda para criar um mini jardim, outras preferem montar um cantinho de leitura e há quem crie um espaço de leitura para construir um belo home office. As possibilidades aqui são infinitas. 


Caso você não saiba por onde começar a entender essa questão, vale fazer algumas perguntas que podem parecer básicas, mas são muito importantes para estabelecer como aproveitar esse espaço. São elas: 

 

  • Você costuma receber amigos em casa?;
  • Qual a rotina dos moradores?;
  • Quantas pessoas moram no apartamento?;
  • O condomínio possui área de lazer?;
  • Algum dos moradores está trabalhando de casa?;
  • Quais as suas principais necessidades ao longo da semana?


Com essa etapa concluída é possível passar para a próxima desse processo de ambientação e definir quais os melhores revestimentos, mobília e elementos decorativos. 


Considere a integração dos ambientes


Atualmente, é muito comum se falar sobre integração de ambientes. Essa técnica de unir mais de um cômodo que virou tendência na arquitetura e no design de interiores remove portas, paredes e qualquer outra divisória que pode estar presente nesse ambiente. Com essa técnica é possível aproveitar melhor as metragens, além de gerar uma melhor sensação de amplitude no ambiente.


É muito comum que a sala de jantar ou a sala de estar sejam integrados com a varanda e, nessas situações, é preciso remover uma parte da parede e ter cuidado redobrado ao nivelar o piso. Caso sua varanda seja um ambiente aberto, é importante fechar o espaço com uma cortina de vidro para proteger o ambiente e dar mais conforto térmico, silêncio e segurança para os moradores.


Conheça as proporções 


Outro fator importante é conhecer as medidas do ambiente para você saber exatamente o tamanho que a sua varanda terá. Por isso, veja quais as proporções e as limitações do espaço que você tem, além de como ficarão distribuídos todos os móveis e plantas. Não deixe de verificar, ainda, se você quer uma churrasqueira, tanque ou máquina de lavar nesse espaço e confirme qual será a distância deles um do outro. 


O mais importante aqui é definir qual será o objetivo da varanda, como dissemos no primeiro tópico. Por isso, decida se ela será um espaço para receber visitas, se será um ambiente para relaxar, para cultivar plantas ou até mesmo para tudo isso. Sabendo disso, é possível ter um ponto de partida na preparação do espaço da sua varanda. 


Aproveite ao máximo o espaço vertical


Muitas pessoas não sabem como aproveitar os espaços adequadamente, mas vários truques podem ser colocados em prática para te ajudar nessa missão. Um desses truques considera o uso do espaço vertical, ou seja, ao invés de aproveitar as metragens disponíveis na horizontal do espaço, considere usar toda a área livre nas paredes e em parte do teto.


Uma boa ideia aqui, que se aplica muito bem nesse contexto, é o conhecido jardim ou horta vertical. No caso de quem prefere algo mais funcional, outra possibilidade aqui é instalar nichos, armários ou prateleiras suspensas para organizar pertences que antes não tinham um lugar definido na parte interna do apartamento. 


Decida se será uma varanda fechada ou aberta


Essa é uma questão importante de ser respondida. Se você preferir por um ambiente de espaço aberto, é importante que ele receba bastante iluminação natural. Nesses casos, você pode escolher plantas que sejam facilmente adaptadas a esse tipo de ambiente com sol e vento. Em relação aos móveis, procure dar preferência para aqueles fabricados com madeira impermeabilizada, polipropileno, metais ou fibras que não oxidam em áreas muito expostas. 


Além do material dos móveis, também é importante que os tecidos sejam impermeáveis para aguentar chuvas fortes. Pensando nisso, procure apostar nos tecidos que não estragam nem desbotam com facilidade no sol. 


Gostou das nossas dicas? A Nova Época Imóveis espera que com elas fique mais fácil acrescentar o espaço da varanda no seu apartamento compacto, afinal, um espaço menor não significa menos conforto e aconchego, não é?! 

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":