Dicas de como investir em imóveis com pouco dinheiro
É comum que pessoas invistam no mercado imobiliário para conseguir uma renda extra, sendo esta uma das formas mais tradicionais e seguras de construir patrimônio. Porém, a crença de que é necessário ter muito dinheiro para começar ainda afasta muitas pessoas desse tipo de investimento. Ações de construtoras, fundos imobiliários, crowdfunding e aluguel de imóveis são algumas das possibilidades para quem deseja entrar no mercado imobiliário com pouco dinheiro.
Além disso, existem estratégias eficazes que são capazes de tornar o investimento em imóveis com pouco dinheiro possível, podendo dar bons resultados a médio e longo prazo. Afinal, o mercado imobiliário oferece inúmeras opções de investimento que vão além da compra direta de um imóvel. Nesse contexto, existem produtos financeiros, como fundos imobiliários e letras de crédito, que possibilitam a entrada de pequenos investidores com pouco capital nesse setor.
Ficou interessado em aprender como investir no mercado imobiliário com pouco dinheiro? Então continue por aqui, pois a Nova Época Imóveis preparou esse conteúdo para quem está começando a investir nesse setor. Dessa forma, esperamos que seja possível tornar sua experiência mais segura e bem planejada. Não deixe de acompanhar nossa imobiliária aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais para mais dicas e informações sobre o mercado de imóveis!
Como investir em imóveis com pouco dinheiro?
Investir em imóveis com um orçamento menor pode parecer desafiador, porém, com as estratégias certas, é possível começar mesmo com pouco capital. Seja através de produtos financeiros, modalidades de aluguel ou até mesmo consórcios, atualmente existem muitas maneiras de diversificar o investimento no setor imobiliário.
Agora vamos apontar as principais maneiras de começar sua jornada no mercado de imóveis sem a necessidade de grandes custos.
Fundos Imobiliários
Os fundos imobiliários são produtos onde os investidores podem comprar cotas na Bolsa de Valores e aplicar dinheiro em grandes empreendimentos imobiliários. Logo, os FIIs são considerados uma das melhores opções para quem deseja investir em imóveis com um orçamento menor. Esses fundos reúnem recursos de diversos investidores para aplicar em grandes empreendimentos imobiliários.
Nesse caso, a vantagem é que você pode começar com valores mais baixos e receber rendimentos proporcionais à sua cota. Com isso, ao investir em FIIs, você não precisa se preocupar com a administração dos imóveis, uma vez que isso é feito pelos gestores do fundo. Além disso, esses fundos distribuem os lucros obtidos com aluguéis e a valorização dos imóveis com frequência, proporcionando uma renda passiva ao investidor.
Outra vantagem dos fundos imobiliários é a liquidez, ou seja, a facilidade de vender suas cotas caso precise do dinheiro. Diferente de um imóvel físico, que pode demorar alguns meses para ser vendido, as cotas de FIIs podem ser negociadas diariamente na Bolsa de Valores.
Letras de Crédito Imobiliário
Outro título de renda fixa são as Letras de Crédito Imobiliário, que são emitidas por bancos com o intuito de financiar o setor imobiliário. Na prática, ao investir em LCI, você vai emprestar o dinheiro para o banco, e o mesmo vai usar para financiar projetos imobiliários. Em troca, você receberá os juros sobre o valor investido. Um dos grandes atrativos dessa opção é que os rendimentos são isentos de Imposto de Renda para pessoas físicas.
Outra característica das LCIs que costuma chamar muita atenção é a segurança desse tipo de investimento. Afinal, ela é garantida pelo Fundo Garantidor de Créditos para valores até R$ 250 mil por instituição financeira. Isso quer dizer que, mesmo que o banco emissor enfrente dificuldades financeiras, o seu investimento estará protegido até esse limite. Também é possível encontrar letras de crédito com prazos curtos e longos, assim você pode escolher o tempo de investimento que melhor se adequa à sua situação.
Certificado de Recebíveis Imobiliários
Tal qual as opções anteriores, os Certificados de Recebíveis Imobiliários também são outra opção de renda fixa relacionada ao mercado imobiliário que permite investimentos com menos capital. Diferente das Letras de Crédito Imobiliário, os CRIs são emitidos por companhias securitizadoras, ou seja, empresas que compram dívidas que os consumidores possuem em aberto com outras empresas, e são lastreados em recebíveis, como contratos de financiamento imobiliário e aluguéis futuros.
Por conta disso, essa opção é mais indicada para investidores que desejam obter rendimentos maiores, porém com um pouco mais de alto risco em relação às LCIs. Com isso, os CRIs são uma boa opção para quem deseja investir no mercado imobiliário com menos dinheiro sem necessariamente precisar adquirir um imóvel. Com ele, o investidor pode financiar projetos e receber os juros sobre o valor aplicado.
Outro benefício é que os certificados de recebíveis imobiliários também são isentos de Imposto de Renda para pessoas físicas. No entanto, é importante ressaltar que os CRIs não têm a mesma garantia do Fundo Garantidor de Créditos que as LCIs possuem. Ou seja, você precisará avaliar com mais cautela a qualidade do emissor e o alicerce dos recebíveis antes de investir.
Crowdfunding Imobiliário
Conhecida como uma modalidade de investimento coletivo onde vários investidores podem se juntar para financiar projetos imobiliários, o crowdfunding imobiliário é uma modalidade que permite que investidores menores se juntem para financiar empreendimentos imobiliários. Dessa maneira, com contribuições de valores baixos, você pode participar da construção de prédios, condomínios ou projetos comerciais investindo a partir de R$ 1.000,00.
Essa modalidade permite que qualquer pessoa tenha acesso a grandes empreendimentos imobiliários. Além disso, os investidores também vão receber uma parte dos lucros ao final do projeto. Por isso, essa modalidade tem se tornado cada vez mais popular nos últimos anos. Ao participar de um crowdfunding, você passa a ser sócio do empreendimento e divide tanto os riscos quanto os lucros com os outros investidores.
No entanto, é imprescindível que você esteja atento de que, por se tratar de um projeto de longo prazo, os ganhos só serão recebidos ao final da obra ou quando o empreendimento começar a gerar receita com aluguéis ou vendas.
Imóveis de leilão
Já para quem deseja investir em um modelo mais tradicional, os imóveis de leilão também oferecem a oportunidade de comprar propriedades por um valor menor do que o do mercado. Isso se torna especialmente interessante para quem deseja investir no mercado de imóveis com um orçamento mais limitado. Logo, participar de leilões de imóveis pode ser uma ótima maneira de se tornar proprietário de um imóvel por um preço mais acessível. Em seguida, você pode revendê-lo pelo valor de mercado.
Porém, antes de tomar qualquer decisão, é importante verificar se o imóvel não possui nenhuma pendência jurídica ou financeira que possa dificultar a posse ou uma possível venda futura. Para isso, pesquise o imóvel antes de participar do leilão, avalie o estado de conservação e calcule os custos adicionais com reformas ou taxas pendentes. Assim, você conseguirá ótimas oportunidades de investimento pelos melhores preços.
Consórcio imobiliário
Outra excelente alternativa para investir no mercado imobiliário com pouco dinheiro é o consórcio imobiliário, principalmente se você não tem pressa para adquirir o imóvel. Diferente do financiamento, o consórcio não envolve juros e pode ser mais acessível a longo prazo. Esse fundo é usado para contemplar os participantes com cartas de crédito que permitem a compra de imóveis de até determinado valor.
Seus participantes podem ser contemplados por sorteios ou lances, assim, mesmo que você não seja sorteado logo de imediato, os lances vão permitir a possibilidade de ofertar um valor maior e antecipar sua contemplação. Ou seja, é uma maneira de planejar a aquisição de um imóvel sem a pressão dos juros bancários e com mais controle sobre o orçamento. Outra vantagem é que é possível parcelar a compra sem que seja necessário pagar um valor de entrada.
Por isso, é importante se lembrar que pode demorar um tempo até que você seja contemplado, tornando essa uma estratégia mais indicada para quem está disposto a esperar até começar a investir com a revenda ou até mesmo aluguéis.
Ações de construtoras
Ao investir em ações de construtoras, você se torna o sócio dessas empresas e passa a ganhar parte dos seus lucros. Com isso, você pode se tornar um investidor no mercado imobiliário sem a necessidade de comprar um imóvel diretamente. Grandes construtoras e incorporadoras de imóveis estão na Bolsa de Valores e você pode comprar ações dessas empresas, se beneficiando com a valorização dos negócios.
Assim, investindo nessas ações, você se torna sócio e pode conseguir lucros com a valorização das ações ou com o pagamento de dividendos. No entanto, é importante lembrar que o mercado de ações envolve riscos. Por isso, é importante estudar o desempenho das construtoras e analisar o cenário econômico antes de tomar qualquer decisão, reduzindo possíveis perdas.
Agora que você entendeu como investir em imóveis com um orçamento menor, não deixe de conferir os imóveis que temos no nosso site e falar com um dos nossos corretores para que eles te ajudem a encontrar as melhores opções de imóveis para investir!
Escrito por Mariana Carvalho