Dicas de como negociar o atraso nas parcelas do financiamento imobiliário
Se você acompanha a Nova Época Imóveis, sabe que, quando o assunto é financiamento bancário de imóveis, todo cuidado tomado é pouco. Mas e quando perdemos um pouco desse cuidado e deixamos de pagar uma parcela, seja por esquecimento ou por não ter o valor no momento, o que podemos fazer? Quando pegamos um financiamento imobiliário, é fundamental termos planejamento e organização para manter as parcelas em dia.
Caso você tenha problemas ou dificuldades para cumprir suas obrigações em dia e esteja se perguntando como negociar parcelas em atraso de um financiamento imobiliário, saiba que existe uma luz no final do túnel! Afinal, muitos bancos podem aceitar negociar com clientes para evitar que as dívidas se tornem impagáveis e todos os envolvidos saiam perdendo.
Pensando nisso, a Nova Época preparou este conteúdo com dicas de algumas táticas de renegociação para sair de situações complicadas, como o atraso de uma parcela do financiamento, com o banco, e não deixar seu financiamento dos sonhos desandar. Não deixe de acompanhar nossa imobiliária aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais para mais dicas e informações sobre o mercado imobiliário!
Como negociar parcelas em atraso de um financiamento imobiliário?
Atrasar as parcelas do financiamento da casa nova é uma situação preocupante e, caso não resolvida, pode resultar no banco leiloando o imóvel em questão para cobrir a dívida. Para evitar que a situação chegue a esse nível, é importante saber como negociar parcelas em atraso de um financiamento imobiliário. Para isso, é possível pedir transferência do valor das prestações que estão para vencer ao saldo devedor, aumentando o valor das próximas, ou para aumentar o prazo de pagamento.
No entanto, você só conseguirá isso caso o banco concorde com as condições estabelecidas. Logo, é importante que você procure o gerente responsável pelo financiamento de imediato e explique a situação. Caso você tenha conseguido desenvolver uma boa relação com a instituição financeira em questão, as chances de conseguir são maiores.
No caso de o seu banco recusar, você poderá recorrer à portabilidade, que é a transferência do seu financiamento para outro banco que concorde em receber essa operação, oferecendo melhores condições de pagamento. É comum que os bancos credores até igualem as condições da concorrência em nome da permanência do cliente.
Para quem ainda não atingiu três prestações em atraso, também é possível recorrer ao FGTS para amortizar o financiamento, se ele puder ser usado. O dinheiro do fundo de garantia pode servir para pagar parte do saldo devedor ou reduzir em até 80% o valor das prestações por 12 meses consecutivos, no caso de financiamentos feitos via Sistema Financeiro de Habitação ou SFH.
Afinal, como funciona a regra de três parcelas em atraso para financiamento?
Comentamos sobre a regra de três parcelas em atraso para financiamento imobiliário acima, mas você sabe como ela funciona? Nesse caso, quem pegou o financiamento terá como prazo máximo a possibilidade de atrasar três prestações da dívida sem consequências para o seu imóvel. Após esse período, você deverá receber uma notificação extrajudicial solicitando o pagamento da dívida ou a negociação com o banco, geralmente em até 15 dias.
Caso nada seja feito durante esse prazo, o banco pode consolidar a propriedade em favor dele e leiloá-la para quitar o débito. Quando a situação chega nesse ponto, tudo fica mais difícil para o devedor, e seu último recurso é tentar impedir a arrematação da propriedade na Justiça. Já o banco não vai precisar recorrer à Justiça para ganhar o direito de vender a propriedade, uma vez que os financiamentos imobiliários no Brasil costumam ser feitos com alienação fiduciária no contrato.
A alienação fiduciária é registrada na matrícula do imóvel e permite que o banco tome a posse da propriedade em questão para liquidar a dívida. A alienação também faz com que a propriedade do imóvel fique com o banco até a quitação da dívida, diferente da hipoteca, em que a propriedade permanece com quem compra o imóvel.
Até quantas parcelas pode-se atrasar no financiamento?
Antes de mais nada, para saber quantas parcelas podem ser pagas em atraso no financiamento, é preciso consultar o contrato firmado com o banco. No geral, o banco pode notificar o cliente em relação à possibilidade de perda do imóvel quando existem três prestações, ou noventa dias, em atraso. Após esse prazo de três meses, o banco ganha o direito de colocar a propriedade em leilão.
Porém, atualmente, é mais fácil renegociar o pagamento da dívida sem perder o imóvel para a instituição. Por isso, procure construir uma relação de confiança com a instituição financeira onde o financiamento foi solicitado para tornar esse processo mais tranquilo.
Quais os riscos de atrasar as parcelas de um financiamento imobiliário?
Apesar de ser possível atrasar algumas parcelas do financiamento, antes de solicitar um, é necessário ter um planejamento e manter uma organização financeira para evitar que esse atraso aconteça. Por isso, vamos apontar agora os principais riscos que você corre quando o pagamento das parcelas do financiamento acontece:
Perda do imóvel
Depois de três meses de atraso, o banco tem o direito de reaver a propriedade do imóvel financiado e pode colocá-lo para leilão. Por conta disso, o maior risco de ter o financiamento imobiliário atrasado é perder definitivamente o tão desejado imóvel. Além disso, um imóvel que vai a leilão é desvalorizado.
Logo, o dinheiro recebido pela venda não é suficiente para pagar a dívida, na maioria das vezes, e ficará em nome de quem solicitou o financiamento até que todas as parcelas sejam quitadas.
Ficar com o nome sujo
Outro risco muito sério de atrasar o pagamento das parcelas do financiamento é ter o seu nome inserido em um dos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e o SPC. Com o nome negativado no mercado, você fica impossibilitado de realizar outros financiamentos.
É normal que imprevistos aconteçam, mesmo com todo o planejamento e organização. Porém, é fundamental estar preparado para tudo, por isso, se certificar de ter uma reserva é uma dica de ouro para quem deseja solicitar um financiamento. Assim, você pode evitar surpresas desagradáveis, como a perda do imóvel.
Se você está à procura de um imóvel para chamar de seu, tem dúvidas sobre financiamento imobiliário e outras questões que envolvem a compra e venda de imóveis, não hesite em entrar em contato com os corretores da Nova Época e visite nosso site para conhecer os imóveis que temos disponíveis.
Escrito por Mariana Carvalho