Dicas de como organizar o guarda-roupas de maneira simples e prática

01/04/2024min de leitura

Para manter um quarto sempre organizado e limpo, é importante poder contar com um cantinho para guardar suas roupas. O guarda-roupas é o móvel ideal para isso, uma vez que é pensado exatamente para essa finalidade. Quando o quarto está cheio de pilhas de roupas e sapatos espalhados, com as portas do armário que já não fecham de tão cheio e mal organizado, definitivamente é hora de arrumar o ambiente.


Organizar um guarda-roupas pode ser um verdadeiro desafio, uma vez que muitas pessoas não sabem como fazer e acabam demorando muito nessa tarefa. Por isso, saber como organizar o guarda-roupas é fundamental para manter tudo em ordem com mais facilidade, fazendo adaptações sempre que necessário.


Com o cotidiano corrido, repleto de tarefas e compromissos, é normal termos que nos dividir entre a organização da casa e as responsabilidades do trabalho, tentando encontrar um tempinho na agenda para nos cuidar e relaxar com a família e amigos. Em meio a tantas atividades, não faz sentido perder tanto tempo com algo que pode ser resolvido rapidamente, concorda? Por isso, se você ainda tem dificuldade nessa tarefa, continue por aqui!


A Nova Época Imóveis preparou este post com algumas dicas que vão te ajudar a transformar essa tarefa, agilizando a organização do guarda-roupas. Não deixe de nos acompanhar aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais para mais conteúdos sobre decoração, mercado imobiliário, investimentos e muito mais!


O que fazer antes de começar a organização?


Antes de começarmos a falar sobre como arrumar o guarda-roupas, é importante seguir alguns passos iniciais. O primeiro é separar as roupas limpas das sujas, para evitar odores desagradáveis e garantir a higienização antes da organização, evitando que você precise organizar este ambiente mais de uma vez.


Com isso feito, é hora de analisar quais peças já não são mais usadas, seja por não servirem mais ou por não terem mais o estilo que você gosta. Com elas separadas, coloque-as em caixas para doação e procure instituições que você tem certeza que farão bom proveito delas, distribuindo para pessoas que precisam ou realizando bazares.


Com todas as peças de roupa fora do guarda-roupas, faça uma limpeza nas gavetas e no resto do móvel, retirando a poeira que fica acumulada e os resíduos das solas dos calçados. Uma dica importante é usar produtos neutros para evitar alergias e secar bem as peças antes de começar a organização dos cabides e das gavetas. Para finalizar o processo, coloque um sachê perfumado ou um pote antimofo para manter um aroma agradável no armário.

 

Como organizar as gavetas?


Agora que concluímos a limpeza do ambiente, você pode de fato começar a arrumar o guarda-roupas. É sempre melhor começar pelas gavetas, procurando organizá-las de forma simples, dobrando as roupas e enfileirando por frequência de uso. Dessa forma, as peças mais usadas devem ficar nas camadas superiores da pilha e no começo do compartimento. No caso de espaços apertados, é importante seguir a mesma lógica de ordem, mas ao invés de sobrepor as peças, procure fazer pequenos rolos com elas.


Camisetas, por exemplo, podem ser dobradas ao meio, colocando as mangas para dentro e enrolando de uma ponta a outra. Para facilitar a busca no dia a dia e manter os tecidos sempre limpos, uma dica importante é usar organizadores de “colmeia”, com formatos diferentes para se adaptar às diferentes roupas, como acessórios e peças íntimas. Algumas versões ainda possuem capa protetora de plástico.

 


Como deixar o cabideiro sempre em ordem?


Para entender a melhor maneira de organizar o guarda-roupas na parte do cabideiro, é preciso analisar o espaço disponível e a quantidade de peças. Caso sejam poucas roupas que você possui, não tem segredo: basta colocá-las separadamente nos cabides e ordenar por cor ou modelagem. Procure sempre uma característica para se basear na hora de organizar as peças. As mais delicadas podem ser cobertas por uma capa protetora de tecido.


No caso de pessoas que possuem muitas roupas, separe-as por tipo e coloque mais de uma no mesmo cabide. Para evitar sobrecarregar, entortar ou quebrar o cabide, procure limitar até três peças de roupa por cabide e tenha cuidado ao retirar e colocar as peças. As exceções para essa maneira de organizar são as roupas pesadas e mais estruturadas, como blazers e jeans, que precisam ficar sozinhas.


Pesquisando sobre como organizar roupas nos cabides, você também pode encontrar um acessório especial que pode ajudar muito: o organizador ou cabide mágico. Diferente do convencional, esse tipo de cabide tem mais de um nível para colocar as peças ou furos para posicionar outros cabides na vertical, economizando espaço que seria ocupado na lateral.

 


Como arrumar os outros espaços do guarda-roupas?


Alguns móveis possuem nichos multifuncionais que costumam ser usados para acessórios, calçados, bolsas e cosméticos. Caso sua dúvida sobre como organizar o guarda-roupas esteja relacionada com algumas dessas partes específicas, uma dica importante é apostar em diferentes tipos de organizadores. Caixas organizadoras, por exemplo, guardam chapéus, lenços e cosméticos que podem ser identificados com etiquetas.


Organizadores de acrílico são ótimos para acessórios e cosméticos, como maquiagens. Também existem organizadores de plástico que oferecem separações com regulagens adaptáveis. Quanto aos sapatos, por estarem em contato direto com o chão, devem ser colocados em uma parte separada do armário e higienizados antes de serem guardados. Para otimizar o espaço, posicione um pé com a sola para baixo e o outro por cima, com as partes de tecido se encostando.


Para evitar odores desagradáveis, você pode sempre colocar sachês perfumados entre os organizadores ou até mesmo um potinho no canto dessa área do armário com uma mistura neutralizadora feita com bicarbonato de sódio e algumas gotas de um óleo essencial de sua preferência.

 


Gostou do nosso post? A Nova Época Imóveis espera que nossas dicas realmente ajudem a tornar a tarefa de organizar o guarda-roupas mais fácil e rápida. Afinal, ninguém merece gastar horas arrumando roupas, certo? Para mais dicas importantes, não deixe de nos acompanhar aqui e em nossas redes sociais, e para conhecer nossos imóveis acesse www.novaepoca.com.br!

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":