Dicas de como preparar sua casa para o inverno

27/06/2022min de leitura

O inverno já está aí e como o carioca ainda não está muito acostumado com o frio, é importante lembrar que a sua casa também precisará de cuidados diferenciados para essa época do ano. Amada por uns e odiada por outros, essa estação do ano chega em Junho e se estende até Setembro, trazendo temperaturas consideravelmente mais baixas do que o normal, o que muda completamente nossas rotinas. 


Mas e com relação à nossa casa, o que muda nessa época? Como essa estação do ano influAncia na dinâmica do seu lar? Por conta da falta de costume e preparo para temperaturas mais baixas, é muito comum que as pessoas se perguntem como preparar a casa para o inverno, mas saiba que não é preciso mudar radicalmente os móveis nem gastar muito para deixar sua casa mais aconchegante. 


No entanto, pequenos detalhes podem fazer toda a diferença quando o assunto é decorar seu lar na estação mais fria do ano, ajudando a mantê-la mais quentinha, aconchegante e confortável sem perder o estilo e a beleza. Afinal, assim como a chegada das temperaturas mais amenas exige cuidados especiais com nossa saúde, o mesmo vale para ambientes domésticos. Por isso, é importante ficar de olho na limpeza e na organização nessa época do ano.


Para te ajudar a manter sua casa mais quentinha e preparada para o inverno, a Nova Época Imóveis trouxe algumas dicas e sugestões de decoração e organização para sua casa nessa época do ano. E se você está procurando mais dicas de decoração ou sobre o mercado imobiliário, não deixe de conferir os outros posts que temos no nosso blog


Dicas de limpeza e organização da casa no inverno


1. Comece pelo guarda-roupas


Nossa lista de dicas começa pelo guarda-roupas, afinal, as peças de inverno costumam ficar fechadas no armário durante todo o resto do ano e mesmo guardadas podem acumular poeira e até mesmo mofo. Por isso, nossa primeira recomendação é que você tire tudo do lugar e aproveite para higienizar as gavetas, prateleiras e outras áreas do armário para depois reorganizar. Você pode usar um borrifador com água e outro com vinagre de álcool para limpar armários, baús e cômodas. 


Outra recomendação é que você deixe portas e gavetas abertas por pelo menos uma hora depois dessa limpeza, para que o ar possa circular e se renovar. Usar desumidificadores ou produtos que recolhem a umidade também são boas recomendações para a tarefa. Procure, ainda, evitar guardar peças de roupas em sacos, pois o plástico não permite que as roupas respirem, o que pode proporcionar umidade e mofo, além de impregnar o cheiro de guardado. Por isso, é recomendado que as peças sejam lavadas a cada seis meses. 


2. Higienize cobertores e mantas


Assim como as peças de roupas de inverno ficam guardadas o resto do ano, os cobertores e mantas mais quentinhos também ficam fechados no armário e entram em cena somente nos meses mais frios. Mesmo tomando todos os cuidados na hora de guardá-los, os cobertores, as mantas e os edredons costumam acumular mau cheiro e poeira, principalmente se os armários ficam em áreas mais úmidas e escuras da casa, como perto do banheiro, por exemplo. 


Para garantir a saúde dos moradores, principalmente para aqueles alérgicos, é fundamental que você tire as peças mais pesadas do fundo do armário para higienizá-las antes do seu uso. É importante que você lave as peças da maneira indicada, de acordo com cada tecido, ou até opte pela lavagem profissional em uma lavanderia, que promovem higienizações mais profundas. O importante aqui é lavar as peças antes de usá-las, preservando a saúde de todos.


Outra dica importante para roupas de cama mais pesadas é retirar as peças do armário para ventilar de tempos em tempos, fora da época do inverno. Além disso, para evitar mofo e manchas, o mais recomendado é que você limpe bem as peças antes de guardá-las, tirando todos os resíduos de sujeira e que mantenha as peças guardadas em um ambiente ventilado. 


3. Procure manter a casa arejada


Por conta dos ventos mais gelados na época do inverno, é comum que a gente prefira manter as janelas e portas fechadas nesse período. Porém, assim como durante as outras estações do ano, é fundamental manter a casa sempre arejada, mesmo na época do frio. Uma boa dica é escolher os horários em que o sol está entrando pela janela e deixar o ar circular pela casa por pelo menos uma hora, ou seja, deixar as janelas abertas durante esse período. 


Uma recomendação é colocar cobertores, mantas e edredons também sob o sol, por isso, aproveite o momento de ventilar a casa para isso. O sol é um excelente agente de sanitização superficial, porém, esse truque não funciona com travesseiros já que nesse caso os ácaros e micro-organismos não estão na superfície, mas sim no interior das peças. O calor no travesseiro vai esquentar essa superfície que carrega resíduos de gordura, pele e secreções da cabeça, tornando o local ideal para a proliferação de fungos, ácaros e bactérias. 


O hábito de manter a casa fechada durante o inverno não é saudável, pois colabora com a proliferação de alérgenos, mofos e outras causas de problemas respiratórios que já são mais comuns nessa estação do ano. Em dias de chuva ou de temperaturas muito baixas, uma boa dica que já ajuda com a circulação de ar na casa é manter pequenas frestas de janela abertas ao longo do dia. 


4. Higienize também bichos de pelúcia


Outra dica importante para limpeza da casa nos dias mais frios, especialmente para quem tem filhos pequenos, é manter os bichos de pelúcia higienizados. Assim como cobertores e mantas, a poeira que entra em casa no dia a dia acaba se acumulando, também, nos bichos de pelúcia e nos brinquedos de tecido depositados em prateleiras abertas ou fechadas. 


No caso de bichos de pelúcia simples, um pano úmido basta para fazer uma boa limpeza ou você pode seguir as instruções do fabricante. Evite, no entanto, usar máquinas de lavar nesses casos, pois elas podem estragar o enchimento ou até mesmo causar bolor, se a secagem não for feita corretamente. O mais recomendado é levar para um serviço profissional que conte com lavagem bactericida. 


Dicas de decoração para casa no inverno


1. Use uma iluminação mais adequada para o frio


A iluminação é um dos fatores mais importantes quando o assunto é conforto dentro de casa. Uma iluminação correta pode ajudar e muito a driblar o clima mais gelado do inverno. O aconchego proporcionado por lâmpadas de âmbar, por exemplo, ajuda a manter a sensação de calor e são mais recomendadas para essa época do ano. O mais recomendado é investir em pontos específicos da casa, sendo uma boa ideia, ainda, a utilização de abajures e luminárias.


2. Use mantas quentes para cobrir o sofá


Essa é outra dica simples, mas que ajuda muito a manter o ar cálido dentro de casa. Essa é uma decoração de inverno extremamente versátil que, além de ajudar a aquecer o ambiente, também auxilia na retenção de sujeiras e manchas, protegendo o sofá. Atualmente já existem inúmeros modelos para todos os tipos de gostos e bolsos, por isso, sempre que você quiser mudar o visual da sua sala, especialmente no inverno, basta escolher uma nova manta. 


3. Cores quentes são ótimas opções nessa época


As cores escuras costumam transmitir a sensação de espaço mais preenchido e, consequentemente, mais quentinho e aconchegante. É por isso que elas podem ser suas maiores aliadas na época de inverno. Uma boa dica é selecionar ao menos uma parede para pintar de uma cor mais quente ou terrosa. Caso você não queira mexer com pintura, procure investir em quadros ou peças decorativas, como almofadas, mantas ou cortinas, que remetam a sensação de calor. 


4. Tapetes fofos podem ajudar muito nessa época


É impossível pensar no inverno e não considerar a ideia de usar tapetes fofos por toda a casa, não é mesmo? Isso porque eles são uma excelente opção para preparar a casa nos dias mais frios, além de trazerem muito charme para a casa. Além disso, os tapetes felpudos podem ser aderidos em diversos ambientes da casa. 


Com essas dicas, a Nova Época Imóveis espera conseguir te ajudar a tornar sua casa um lugar mais aconchegante e confortável nos dias mais frios do ano! Não deixe de conferir nosso blog para mais dicas de decoração, organização e limpeza da casa! 
 

 

 

Escrito por Marian Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":