Dicas de como tornar seu condomínio mais sustentável

23/08/2022min de leitura

Está ficando cada vez mais claro que todos nós possuímos um grau de responsabilidade ambiental, ou seja, todos temos a responsabilidade de fazer algo para minimizar o impacto que temos no meio ambiente. Com a conscientização cada vez mais forte, até as empresas estão precisando demonstrar preocupação com o meio ambiente através de ações de conscientização. Isso é verdadeiro principalmente para quem mora em condomínios, onde é preciso lidar com os hábitos de muitas pessoas e com toda a infraestrutura do prédio. 


Investir na ecologia coletiva pode exigir um pouco mais de planejamento e insistência iniciais, mas é um processo que vale à pena, pois apresenta diversos benefícios para os moradores do espaço. Isso porque além de minimizar os efeitos negativos na natureza, também é uma forma de diminuir os custos com manutenção e energia em longo prazo. É importante tomarmos algumas iniciativas para mudar pelo menos o local onde moramos e, em condomínios residenciais, as ações coletivas são mais fáceis de serem implementadas. 


Para começar, diálogos e debates entre outros moradores é possível criar regras que todos deverão seguir para tornar o condomínio sustentável. Para te ajudar com essa missão, a Nova Época Imóveis trouxe algumas dicas simples e ações práticas para você implementar no seu condomínio e não só economizar, mas de quebra ajudar a preservar o planeta onde vivemos. Se você está procurando mais dicas sobre o mercado imobiliário, decoração e outros assuntos relacionados, não deixe de conferir nosso blog!


Procure promover a coleta seletiva e a reciclagem


Um dos melhores pontos de partida para tornar seu condomínio mais ecologicamente correto é procurar investir em processos de coleta seletiva e reciclagem de materiais. Reciclar os materiais descartados ajuda a reduzir consideravelmente a quantidade de lixo descartado, dando uma nova utilidade à matéria-prima. 


Para facilitar esse processo, será necessário que todos os moradores façam sua parte e ajudem a separar os tipos de resíduos que podem ou não ser reciclados. Instalar lixeiras seletivas e promover uma boa comunicação, incentivando os condôminos a fazer essa separação, vai ajudar a tornar o processo mais fácil e já terá um grande impacto na preservação do meio ambiente.


Faça o descarte adequado do óleo de cozinha


Outra dica importante é procurar fazer o descarte adequado do óleo de cozinha usado para fazer frituras. O óleo usado na cozinha é um dos maiores vilões para a sustentabilidade no condomínio, além de provocar danos ao encanamento. Por isso, é fundamental fazer seu descarte de maneira adequada ao invés de jogá-lo na pia. 


Esse material pode ser usado na fabricação de verniz, tinta ou sabão, o que significa que se os moradores forem instruídos a armazenarem o óleo frio da maneira correta, ele também pode ser entregue na reciclagem. Por isso, procure espalhar a recomendação para os outros moradores do seu condomínio. 


Opte por lâmpadas de LED para espaços comuns


Outra das principais fontes de despesas dos condomínios e um dos fatores que mais pesam em seu impacto ambiental é o consumo de energia elétrica. Além disso, reduzir a demanda por energia também significa diminuir a necessidade de usinas em funcionamento, o que ajuda e muito a conservar o meio ambiente. 


O modo mais simples de corrigir essa questão é usando lâmpadas de LED e o mais ideal é usar esse tipo de lâmpada em todos os espaços comuns, pois elas consomem menos carga.


Mantenha o controle do consumo de água


O desperdício de água também gera um grande impacto ambiental com o tempo, por isso, é fundamental ficar atento ao relógio de água e garantir que não haja um aumento drástico no seu consumo. Além disso, a individualização da cobrança, com hidrômetros que medem o consumo de água separadamente, por apartamento, também é um bom método. 


Usar da boa comunicação para incentivar que as pessoas poupem água também pode ajudar a identificar, de forma mais clara, se existe algum vazamento e onde ele está. 


Procure criar canteiros e incentivar o cultivo de plantas


O cultivo de plantas nos condomínios é outra dica importante para ajudar a tornar seu condomínio mais sustentável, além de ajudar a diminuir o calor do ambiente. Isso permite que nós possamos respirar melhor. Também podemos considerar que os cuidados e a manutenção delas têm um ótimo custo-benefício. 


Em certos projetos mais inovadores e inusitados, é até possível pensar na instalação de pomares em áreas comuns dos condomínios, o que permitiria o livre acesso a frutos da época, outra vantagem para os moradores. 


Procure aproveitar a água da chuva


Outra dica para economizar água é aproveitar os períodos mais chuvosos do ano para instalar tambores e calhas para captação da água proveniente das chuvas. Ela poderá ser usada em várias atividades do condomínio, como na limpeza das áreas comuns, na irrigação de jardins, nas descargas de vasos sanitários e na reserva de proteção contra incêndios. 


Uma boa dica para isso é procurar usar a infraestrutura do condomínio para fazer essa captação e otimizar esse recurso natural. Além de economizar, você ainda terá uma reserva para utilizar no período mais seco e com menos chuvas. 


Invista em energia fotovoltaica


Outra dica de como lidar com o consumo de energia e tornar seu condomínio mais sustentável é investir na instalação de um sistema fotovoltaico. Essa tecnologia está cada vez mais acessível e contribui muito com a sustentabilidade nos condomínios. Além disso, essa dica também ajuda na redução do consumo em áreas comuns. Quando bem planejado, esse sistema pode, inclusive, ajudar a gerar mais carga do que consome. 


Gostou das nossas dicas? Então procure começar a seguir iniciativas que ajudem a tornar seu condomínio mais verde, afinal, todos temos responsabilidade quando o assunto é preservar nosso planeta! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":