Dicas de como usar a luz natural para melhorar a iluminação da sua casa

23/02/2024min de leitura

Um ambiente bem iluminado é importante para melhorar a funcionalidade e o conforto em casa. No caso de a fonte ser a luz natural, os ambientes proporcionam ainda mais qualidade de vida para os moradores. Isso porque a luz natural é responsável por regular nosso relógio biológico, iniciando o sono e outras funções do nosso organismo. Acordar com a luz do sol entrando pela janela é importante para a saúde. 


Por isso, se você já precisou procurar por um imóvel, certamente conseguiu reparar na diferença entre os mal iluminados e aqueles com melhor iluminação. Uma casa com bastante iluminação natural também ajuda a gerar uma grande economia de energia elétrica, eliminando a necessidade de luz artificial. Além disso, o aproveitamento da luz natural é um elemento-chave de qualquer projeto de decoração, transmitindo mais aconchego, conforto e muitos outros benefícios.


Quer entender como usar a luz natural para melhorar a iluminação da sua casa, sua qualidade de vida, economizar energia e valorizar a decoração? Então fique por aqui, pois a Nova Época Imóveis preparou esse post com algumas dicas que vão te ajudar muito a adotar a luz natural na sua casa! 


O que é uma iluminação natural?


A iluminação natural é uma técnica que tem como principal objetivo o aproveitamento da luz do sol da melhor forma possível nos ambientes internos da casa ou do apartamento. Esse aproveitamento vai depender principalmente de como o imóvel foi construído, por isso, muitas pessoas costumam investir em reformas para melhorar esse aspecto no lugar onde moram.


Essa dica também é válida para quem planeja comprar uma casa ou um apartamento próprio, afinal, esse vai ser um investimento para a vida toda. Mesmo no caso de a planta original não favorecer muito a entrada de luz, vale à pena confirmar se existe a possibilidade de ajustes, como reformas, por exemplo, observando onde estão os pilares principais e se eles serão afetados com possíveis mudanças antes de fechar o negócio.


Qual a importância da luz natural em casa?


O primeiro é em relação ao gasto de energia elétrica, conforme comentamos mais acima. A conta de luz é uma das grandes despesas entre os gastos para manter uma moradia. 


Caso o imóvel seja mal iluminado naturalmente, isso significa que será necessário usar lâmpadas a todo o momento, além de iluminação indireta, o que impactará direta e significantemente a fatura no fim do mês. À noite, quando o volume de consumo costuma aumentar, a sua casa também estará usando mais energia no momento em que a tarifa é mais cara. Logo, caso durante o dia a casa seja bem iluminada, dá para economizar e compensar o gasto pela noite.


Outro fator que reforça a importância da luz natural é melhorar a funcionalidade dos ambientes da casa. Ambientes comuns e mais usados, como a cozinha, a sala, os quartos e o escritório, por exemplo, se beneficiam muito da iluminação natural. Dessa forma, preparar as refeições, assistir TV ou trabalhar em casa fica muito melhor, já que não é necessária nenhuma luz artificial ligada o dia inteiro. 


Além dos pontos já citados, a luz natural ainda ajuda a regular as funções biológicas do nosso organismo e nos ajuda a começar o dia com muito mais energia. Isso porque ver o dia clarear nos desperta e mantém dispostos, assim como ao escurecer, pois nosso corpo vai relaxando e se preparando para um sono melhor. 


Dicas de como iluminar a casa com luz natural?


Agora que sabemos da importância da iluminação natural em casa, vamos listar algumas dicas de como iluminar um ambiente com luz natural, seja através de reformas ou pequenos ajustes para melhorar o ambiente como ele é.


Procure por projetos com iluminação zenital


Abrindo nossa lista de possibilidades de como iluminar um ambiente com luz natural, temos a inclusão da iluminação zenital no projeto de casas ou apartamentos, especialmente no caso de coberturas ou unidades que ficam no último andar das edificações. Para quem não está familiarizado com o termo, luz zenital é aquela que entra por meio de aberturas.


Claraboias no teto são exemplos mais comuns de luz zenital. Existem imóveis que já possuem essa abertura de luz natural no banheiro, no quarto, na sala, na cozinha, na área da escada, entre outros ambientes. As possibilidades para usar desse tipo de iluminação dentro da sua casa são diversas. Além de ser um ajuste funcional para permitir a entrada de luz, ainda favorece a circulação de ar no espaço e a decoração do ambiente.


Priorize janelas grandes


Outra dica importante para favorecer a iluminação natural é ter janelas grandes nos ambientes. E quanto maior elas forem, melhor, uma vez que dessa forma é possível entrar ainda mais luz nos cômodos. Caso deseje fazer ajustes ou uma reforma completa onde mora, é uma boa ideia considerar esse aspecto e ver onde é possível encaixar uma janela maior.


Mesmo podendo ser bem aproveitada quando se tem mais flexibilidade na obra, essa não é a única opção. Isso porque você também pode priorizar um espaço mais usado para ter uma abertura maior e usar a iluminação zenital em outro cômodo. Por isso, procure pesquisar referências e tente usar as possibilidades a seu favor.


Use cortinas que não cortem a luz natural


Há quem acredite que aproveitar da iluminação natural significa perder a privacidade, no entanto, isso não é verdade. Isso porque a indústria da decoração tem soluções para muitas coisas, inclusive formas de ter privacidade sem perder completamente a iluminação dos espaços em casa. Por isso, na hora de escolher as cortinas, uma dica é dar preferência para modelos que não cortem a luz natural, como cortinas claras, de tecidos leves ou a persiana double vision, por exemplo, para o melhor aproveitamento da luz natural. 


Prefira persianas com formato de dois tecidos de listas sobrepostas que tampam a visão de fora, porém, não bloqueiam 100% a entrada de luz. Essa é uma ótima opção para apartamentos que possuem torres próximas, por exemplo, pois elas permitem que os vizinhos vejam muito no apartamento do outro. Isso te permite preservar sua privacidade sem perder totalmente a entrada de luz nos ambientes.


Ajuste o posicionamento dos móveis


Essa é uma dica importante para iluminar o ambiente com luz natural sem trazer gasto nenhum extra. Aqui, basta avaliar se algum móvel no cômodo está interferindo na passagem ou na distribuição da luz natural e mudá-lo de lugar. Essa é simples e muito fácil de executar, certo? Além disso, é uma ótima forma de avaliar se não existem móveis demais no espaço e doar ou substituí-los por outros menores e mais funcionais.


Mudar o posicionamento de alguns móveis é uma dica importante porque ajuda muito no aproveitamento em que é feito do espaço, por isso, evite colocar móveis próximos da janela e aproveite para melhorar as áreas de parede.


Mantenha as janelas sempre limpas


Manter as janelas do imóvel sempre limpas parece uma dica óbvia nesse caso, porém, muitas vezes essa tarefa passa batida na hora da faxina, seja pela dificuldade de limpar a janela por fora ou pela falta de tempo. Quem mora em casa e tem janelas de vidro tem a vantagem de conseguir limpá-las com mais facilidade. Para quem mora em apartamentos, o cuidado deve ser redobrado para limpar as janelas.


A sujeira não chega a impossibilitar nada em casa, mas é fácil reparar que quando o vidro está limpo faz toda a diferença para o ambiente. Por isso, pesquise por acessórios que possam te ajudar a facilitar a limpeza das janelas para que elas estejam sempre brilhando.


Integre os ambientes para melhorar a passagem de luz


Esse é um tipo de mudança que vale à pena investir para conseguir iluminar um ambiente com a luz natural em casa. Isso porque a integração dos ambientes ajuda a melhorar o fluxo de passagem, além de ampliar espaço e, claro, a luminosidade do local. Esse é um aspecto muito comum, especialmente em imóveis vendidos na planta. 


É comum que a divisão dos cômodos não aproveite da melhor maneira os metros quadrados disponíveis, por isso, se você vai investir, procure avaliar a disposição atual dos espaços e como uma reforma pode melhorar tanto a entrada de luz natural quanto a divisão de cômodos.


Aproveite os espelhos da decoração


Nossa última, porém, não menos importante, dica de como aproveitar melhor a iluminação natural em casa é através do uso de espelhos. Eles são muito úteis nesses casos porque são ótimos para refletir a luz, o que acaba influenciando na iluminação do ambiente. A melhor maneira de aproveitar desses itens decorativos é colocá-los próximos às janelas. 


A maior vantagem é que os espelhos podem fazer parte da superfície de um móvel ou no acabamento metálico de um objeto, por exemplo, contribuindo também para valorizar a decoração. 


A Nova Época Imóveis espera que nossas dicas te ajudem a melhorar o aproveitamento de luz natural dentro da sua casa! Temos muitas outras dicas que podem te ajudar na hora de decorar e melhorar a qualidade de vida da sua família em casa, basta nos acompanhar aqui pelo blog
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":