Dicas de como usar espelhos na sua decoração de forma elegante

24/08/2022min de leitura

O espelho é uma peça decorativa que, além de ajudar a tornar o ambiente mais amplo, também dá um ar elegante para os imóveis. Considerado um item milagroso no mundo da decoração, especialmente no caso de ambientes pequenos ou escuros, por ter o poder de dar a sensação de extensão, seja no comprimento ou na iluminação do cômodo. Mas afinal, quais modelos escolher? Com ou sem moldura, sozinho ou em mosaico, estilo mais moderno ou com ar vintage?


O espelho é uma peça coringa e um dos poucos acessórios decorativos que tem unanimidade na arquitetura por combinar com tudo e todos os estilos de ambiente, independente da cor, do tamanho ou da textura. Antes usados apenas nos banheiros, hoje os espelhos já ganharam espaço em todos os ambientes de um imóvel. Além de trazerem profundidade, essa peça também é usada na decoração para demonstrar nobreza. 


Quando pensamos em quais peças de decoração não podem faltar na sua casa, um dos primeiros itens que costumam aparecer na nossa cabeça é o espelho. Em vários tamanhos e modelos, o espelho também se destaca pela versatilidade, pois pode ser usado de diferentes maneiras nos mais diversos ambientes. 


Se usados com molduras, os espelhos se tornam peças de destaque em qualquer ambiente da casa que você escolher adicioná-lo, transformando qualquer cômodo. Por isso, eles são os aliados perfeitos na hora de dar um toque especial no seu lar. Para te ajudar a usar o espelho para tornar a decoração do seu imóvel mais elegante e incrementada, a Nova Época Imóveis trouxe algumas dicas de como utilizar essa peça decorativa na sua casa. Para mais dicas de decoração, não deixe de conferir nosso blog, lá tem de tudo!


Use os espelhos em mosaico


A decoração com espelhos pode ser feita de diferentes maneiras, como comentamos acima, mas uma das mais irreverentes é o estilo mosaico. Nesse caso, basta unir as peças que se encaixam entre si e escolher um espaço para aplicá-las, podendo ser a parede da sala ou do quarto, por exemplo. Para usar esse estilo decorativo, é importante que o cômodo seja amplo, dessa maneira, o efeito visual causado pelo excesso de detalhes pode permanecer equilibrado.


Na hora de montar seu mosaico com espelhos, é importante usar e abusar da sua criatividade, especialmente para deixar a decoração mais com o seu estilo. Uma boa dica é apostar em peças de tamanhos diferentes, mas sem deixar a suavidade de lado. Atualmente, já existem diversos modelos prontos para serem aplicados nesse estilo. 


Faça uma parede de espelho


Cada vez mais presentes em projetos arquitetônicos modernos, a parede de espelho carrega em si um toque de charme e sofisticação. É de conhecimento geral que os espelhos têm um mágico poder de ampliar os ambientes, como dissemos no começo desse texto, por isso, procure aproveitar essa característica para aumentar a sensação de espaço na casa. 


O ideal, nesses casos, é ter apenas uma parede espelhada por cômodo, dessa forma, ela pode refletir os móveis presentes no ambiente. Esse é o segredo para conhecer uma maior amplitude em ambientes compactos. 


Como usar espelhos sem molduras


Usar espelhos sem molduras ajuda a deixar o visual de qualquer ambiente mais moderno e despojado, sendo ideal para ser usado em locais menores. Esse modelo de espelho fica preso à parede e é o preferido entre designers e arquitetos. 


Quando usados em uma parede inteira, como revestimento do teto ao chão, ou em parte de duas paredes, que formam um dos cantos do cômodo, os espelhos ajudam a quebrar a monotonia, além de ampliar o espaço e aumentar a claridade. Esse modelo pode substituir o papel de parede e uma boa dica é colocá-los para refletir uma paisagem ou uma parte bonita da casa. 


Como usar espelhos com molduras


Já os espelhos emoldurados são muito parecidos com os quadros e ganham até o status de obra de arte, com um toque de requinte que ajudam a conferir ao ambiente. Modelos de espelhos com molduras mais rebuscadas, seja em madeira ou em ferro, combinam bem com aqueles cantos esquecidos da casa. Além disso, eles podem ser pendurados em cima de um aparador no hall de entrada, no chão encostados à parede ou até combinados em um mix de espelhos. É possível criar diferentes decorações, dependendo do seu estilo.


No entanto, é preciso ter cuidado para não carregar demais o resto da decoração, especialmente no caso de cores e texturas. Pendurá-lo como um quadro ou colocá-lo na parede inteira ajuda a dar mais amplitude, assim como apoiá-lo no chão encostado na parede confere um estilo mais despojado. Você também pode criar uma composição de mosaicos usando vários formatos para dar movimento à decoração. 


Use espelhos quebrados


Neste momento, não dê ouvidos para aquele velho ditado sobre o espelho quebrado dar 7 anos de azar. Atualmente, reutilizar espelhos quebrados já se tornou muito comum na hora de decorar ambientes com esse item. Você vai ver que reutilizar espelhos quebrados na sua decoração dos seus móveis vai ajudar a dar um up neles. Além disso, você pode reformar a mobília com muita originalidade. 


Outra dica para reutilizar espelhos quebrados na sua decoração é usando seus pedaços em racks, cômodas e mesas de cabeceira. Você também pode usar pedacinhos  de cacos nas molduras de porta-retratos. 


Aposte nos móveis espelhados


Já no caso dos móveis, o espelho é comumente encontrado no revestimento de aparadores, cômodas, mesas e muitos mais. A mobília espelhada é um truque de decor que todo mundo adora, além de ser outra alternativa que causa a sensação de amplitude e, de quebra, ainda ajuda a otimizar a decoração. 


Uma dica importante para evitar excessos e não sobrecarregar o visual do ambiente é fazer combinações de móveis espelhados com outros diferentes materiais e texturas, o que gera um resultado leve e cheio de luminosidade. 


Escolha o espelho ideal para cada ambiente


Opções diversas de espelhos é o que não falta no mercado, mas você realmente sabe escolher o espelho decorativo ideal para o seu ambiente? Cada cômodo da casa possui características exclusivas e saber aplicar essa peça decorativa de modo que combine com cada um deles faz toda a diferença. Os espelhos da sala de estar, por exemplo, costumam possuir molduras e ser médios e quadrados, propagando a sensação de aconchego.


Já para o ambiente dos quartos, existem dois tipos de espelhos indicados: um espelho grande de chão, que é um aliado da luminosidade e mostra o look do dia por completo, e espelhos redondos e pequenos, que são peças mais delicadas e mais recomendadas quando a intenção é completar a decoração do ambiente. Nos banheiros, o espelho é um dos principais elementos do cômodo por valorizar a decoração e evidenciar alguns móveis, podendo ser de qualquer formato: redondo, quadrado ou retangular. 


Gostou das nossas dicas? Entendeu como usar os mais diversos tipos de espelho na sua casa? Para mais dicas de decoração, não deixe de conferir o blog da Nova Época Imóveis, lá temos diversas informações que podem te ajudar a decorar sua casa com um estilo mais sofisticado, moderno e que tenha a sua cara! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":