Dicas de como usar vermelho para valorizar sua decoração

16/10/2023min de leitura

Potente, intenso e cheio de personalidade, o vermelho se destaca muito no mundo das cores, trazendo energia e paixão aos espaços. No caleidoscópio de cores, existem umas mais simples de usar na decoração e outras um pouco mais complexas. O vermelho é uma dessas tonalidades que chamam mais atenção, porém, na hora de aplicar à decoração causa medo e receio por conta da visibilidade que pode trazer.


Essa é, de fato, uma cor sólida e muito vibrante que por si só tem destaque, mas que pode se encaixar muito bem dentro de qualquer espaço e revitalizá-lo, seja protagonizando ou oferecendo o suporte necessário para o contexto decorativo da sua casa. Tudo o que você precisa saber para colocar a mão na massa são algumas informações, dicas e fotos para se inspirar em qual a melhor maneira de usar essa cor.


Se você pensa em mudar a cor da sua casa ou é um amante do vermelho, a Nova Época Imóveis preparou esse post para que você possa explorar seu significado e descobrir como criar as melhores combinações de cores para usá-lo em diferentes ambientes. Para mais dicas de decoração ou para saber mais sobre o mercado imobiliário, não deixe de nos seguir nas redes sociais e acompanhar nosso blog!


Qual o significado da cor vermelho?


Antes de mais nada, é importante compreendermos o seu significado, assim, você pode entender se ela realmente se encaixa no seu estilo de vida e personalidade. Essa cor possui profundos sentidos e tem relação com a vitalidade, energia e coragem. Representando, ainda, a força interior, o vermelho tem o poder de inspirar ação e determinação.


Outra grande qualidade do vermelho é que é uma cor que chama atenção e simboliza poder e liderança, sendo considerada pelas culturas orientais como um símbolo de prosperidade e sorte. Quando usada na decoração, o vermelho ajuda a criar composições estimulantes, ideais para espaços de trabalho ou áreas de convívio. Porém, é essencial que a intensidade desse tom seja equilibrada com tons mais suaves para evitar uma sobrecarga visual.


O vermelho consegue criar um visual dramático e cativante nos ambientes, tanto como ponto focal quanto como elemento de contraste. Em ambientes sociais, como na sala de estar, por exemplo, o tom ajuda a estimular a interação. Já nos espaços mais íntimos, como no quarto, pode adicionar um toque de sedução. 


Como usar a cor vermelha na decoração?


Como pudemos observar, o vermelho é a cor da paixão, conseguindo destacar e chamar atenção. Com isso, se você trabalha com uma paleta de cores mais neutras, como bege, preto, branco, entre outras cores convencionais, é certo que um móvel, um tapete ou até mesmo um adorno dessa cor ocasionará o efeito desejado de contraste e se evidenciará no espaço escolhido. 


Outra maneira de usar essa tonalidade, é em conjunto com outras cores, uma missão que pode parecer impossível para muitos, mas é bem fácil quando se tem em mãos o Círculo Cromático. É com ele que se torna possível encontrar as melhores opções de combinações de cores. Tudo o que você precisa é usar alguns conceitos como cores análogas, cores complementares, tríade e tom sobre tom. Agora vamos explicar cada uma dessas opções:


Cores análogas


As cores análogas são aquelas que aparecem em sequência, ou seja, lado a lado com a cor selecionada no círculo cromático, como em um arco-íris. No caso do vermelho, é possível seguir em direção ao rosa ou na direção oposta que leva ao laranja. 


Cores complementares


Já as cores complementares são as que se encontram em posições opostas no círculo cromático. Isso porque existe um contraste evidente entre uma cor e outra, porém, quando elas se juntam, acabam se anulando, gerando harmonia. A mistura de cores complementares costuma resultar em cores neutras ou cinzas e, talvez, esse seja o resultado intrínseco na sua junção.


Tríade


Nesse caso, são usadas três cores para criar a composição da tríade. Para isso, usamos a forma de um triângulo que parte da cor principal e se direciona a outras duas cores opostas no círculo cromático. No caso da cor vermelha, temos como cores da tríade o amarelo e o azul que, quando combinados, fundamentam as cores primárias.


Tom sobre tom


Assim como o próprio nome sugere, a ideia aqui é simples: basta aumentar ou diminuir a saturação da cor escolhida para encontrar novas tonalidades que combinem com seu estilo de decoração. Para isso, é preciso acrescentar preto ou branco à coloração original. 


Para usar o vermelho, você tem duas possibilidades: pode tanto usar uma ideia monocromática em um arranjo, como um sofá com almofadas em red shine, criando um espaço inteiramente monocromático baseado somente na cor vermelha e suas variações.


Gostou do nosso post? A Nova Época Imóveis espera que com essas dicas fique mais fácil de usar a cor vermelha para repaginar a decoração da sua casa! E lembre-se, para mais informações e dicas sobre decoração, mercado imobiliário, compra e venda de imóveis, nosso blog está repleto de conteúdos muito interessantes
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":