Dicas de como vender um terreno: passo a passo para o sucesso

05/03/2024min de leitura

Você já pensou em vender um terreno, mas ainda não sabe exatamente como fazer um negócio bem-sucedido? Na verdade, vender um loteamento não é uma tarefa tão fácil quanto pode parecer, pois envolverá questões legais e técnicas. Por isso, ser capaz de tomar decisões difíceis e ter a ajuda de uma grande equipe de profissionais será fundamental para uma transação segura e bem sucedida.


Porém, o maior desafio de vender terrenos não envolve somente os aspectos jurídicos e técnicos, mas também a habilidade de se conectar com as necessidades dos clientes. Por isso, ter conhecimento da área e de estratégias de marketing digital para o mercado imobiliário pode fornecer insights valiosos tanto para corretores quanto para investidores imobiliários otimizarem suas vendas. 


Para fugir da grande concorrência do setor de imóveis comerciais e residenciais, o corretor de imóveis pode virar um especialista em vender terrenos, o que é um diferencial interessante. Aqui, atrair a atenção dos interessados pode se mostrar um grande desafio, uma vez que esse tipo de anúncio não costuma ter muitas informações. De forma geral, constam apenas suas características físicas e raramente contém imagens.


Já, por outro lado, as vendas de terrenos costumam ser mais rápidas por serem mais baratos que a compra de imóveis prontos. Outra diferença está no perfil de clientes que, de modo geral, costumam ser investidores. Quer entender melhor como realizar a venda bem sucedida de um terreno? Então continue por aqui, pois a Nova Época Imóveis explorará cada etapa desse processo com detalhes, fornecendo dicas valiosas para maximizar suas chances de sucesso!


Passo a passo de como vender um terreno


1. Estude a região do terreno com detalhes


Estudar e entender a localização do terreno é crucial, assim como compreender a localização de um imóvel, para a sua venda. Isso significa que você deverá visitar o bairro, conhecer a vizinhança e se informar sobre o zoneamento e as possibilidades de construção das redondezas. Essa etapa não vai somente adicionar valor à sua oferta, mas também vai te posicionar como um corretor bem informado e confiável.


Conhecer onde o terreno está localizado, explorar a vizinhança e entender todos os detalhes, pode garantir que a negociação seja mais completa e gere resultados positivos. Quanto mais informações você tiver para repassar aos interessados no terreno, mais completo será o serviço prestado e maiores as chances de venda. Dessa maneira, também é possível traçar um perfil dos possíveis interessados pelo terreno.


2. Entenda a situação legal do terreno


Na maioria das vezes, as condições contratuais dos terrenos podem ser complicadas, pois ele pode estar preso em inventário, ter donos que não se falam, estar localizado em reserva florestal ou ainda não ser escriturado. Logo, é importante levantar todos esses detalhes antes mesmo de começar uma negociação. Quando você tem certeza que todos os documentos estão em dia, vender um terreno fica mais tranquilo. 


Nessa etapa, entram várias questões técnicas e burocráticas que podem ser mais bem tratadas com um especialista no assunto. Ou seja, para vender terrenos particularmente, o ideal é procurar um corretor de imóveis especializado no assunto para garantir que o contrato de compra e venda do terreno seja feito da maneira correta. Além disso, também é importante considerar um recibo de compra e venda de terreno, que só terá validade caso seja feito da forma correta e no momento certo da negociação.


3. Tenha atenção às imagens do anúncio


Assim como qualquer outro anúncio no mercado imobiliário, aqui você também precisa chamar atenção. Você pode fazer isso através de meios tradicionais, como jornais, folders, placas imobiliárias, porém, não se esqueça de investir nas principais tendências do marketing imobiliário. Anunciar um terreno pode ser bem interessante, especialmente se você for ousado e criativo, afinal, aqui fotos simples não vão funcionar.


Vale à pena, ainda, investir na edição das fotos de frente do terreno com as dimensões e ilustrações em 3D para apresentar algumas possibilidades de construção na área. Para isso, procure manter tudo limpo e preservado. Além disso, cabe aqui ainda fazer diversos tipos de outros trabalhos, como a contratação de um jardineiro ou até mesmo de uma equipe responsável para limpar o terreno. Procure, ainda, explorar os gatilhos emocionais das pessoas, o que pode tornar o local a realização de muitos sonhos.


4. Faça uma boa descrição do terreno


Considerar comprar um terreno dá muito valor as condições de pagamento, portanto, é importante informar esse detalhe nos anúncios. Por isso, é importante lembrar que os clientes prestam muita atenção aqui, já que eles ainda devem arcar com os custos de construir no terreno. Não esqueça de citar se existe algum desnível, além de como é o posicionamento solar e o tipo de solo do terreno, afinal, essas informações são importantes para o potencial cliente saber onde construir a piscina ou se o local é muito seco ou alagadiço.


É importante, ainda, verificar se o espaço não tem pragas e animais indesejados. Caso tenha, não omita essa informação, pois a transparência acompanha todos os corretores de imóveis de sucesso. Aprenda também a fazer boas descrições, o que fará com que seus terrenos sejam vendidos de maneira mais rápida. Por isso, procure investir em bons textos descritivos que te ajudam a direcionar a tomada de decisão de quem eventualmente se interessou pelo terreno.


5. Faça comparações ao vender terrenos
 

Informar as dimensões pode não ser o suficiente para convencer um possível interessado, por isso, procure fazer comparações para que o interessado possa imaginar o tamanho real do terreno, o que ajudará a deixar o anúncio mais completo e rico. Aqui também entrará um pouco de copywriting imobiliário, afinal, quanto mais lúdica, ou seja, materializada em cena de palavras, for a descrição, mais forte será o argumento de venda. 


A melhor maneira de materializar um argumento de venda é justamente com a técnica das comparações, afinal, quanto mais comparações, mais o cliente entenderá a real perspectiva do terreno. Porém, cuidado, pois essas comparações precisam ser justas e, principalmente, em uma perspectiva que faça sentido para os interessados. Para fazer as comparações corretamente, entenda o perfil dos seus clientes! 


6. Faça uma grande divulgação


A próxima etapa no processo de venda de um terreno é a hora de anunciar nos locais certos. Com ele, é possível direcionar seus anúncios exatamente para o público com mais chances de fechar negócio. Além de usar portais imobiliários, procure fazer divulgação nas redes sociais também, afinal, atualmente o marketing digital é uma das ferramentas mais poderosas para que corretores e imobiliárias aumentem suas vendas.


Essa é uma etapa importante porque é através do marketing digital que é possível construir audiências extremamente qualificadas e engajadas, de maneira a encontrar os melhores prospectos para os terrenos mais adequados à venda. Anúncios no Facebook, no LinkedIn e em outras redes sociais que vão ajudar a espalhar seu anúncio. 


A Nova Época Imóveis espera que nossas dicas te ajudem a vender aquele terreno que para você já não serve mais ou que está encalhado no catálogo da sua imobiliária! Não deixe de nos acompanhar aqui pelo blog e em nossas redes sociais para mais conteúdos importantes sobre o mercado imobiliário! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":