Dicas de como vender uma fazenda ou imóvel de campo

02/11/2022min de leitura

Negociar uma propriedade, seja ela qual for, no mercado imobiliário requer alguns conhecimentos básicos, uma vez que, mesmo sendo uma transação extremamente lucrativa, também é um processo que demanda estratégia e inteligência para atrair as melhores propostas. E você sabia que ter imóveis de campo na sua carteira de ofertas é um atrativo ainda mais interessante para quem pensa em se tornar um corretor versátil?


Porém, é importante se atentar, pois o processo de venda de um imóvel rural abrange várias especificidades diferentes quando comparado à venda de um imóvel urbano. Vender uma fazenda é uma tarefa que pode durar dias, meses ou anos, assim como qualquer outro tipo de imóvel. Contudo, quando decidimos vender um imóvel rural, muitas vezes fruto de muito trabalho e dedicação, algumas dúvidas podem surgir. 


Imóveis e propriedades rurais podem representar excelentes oportunidades de negócio, pois não faltam consumidores interessados em adquirir casas no campo. Sítios e fazendas exercem um fascínio natural e especial nas pessoas, que enxergam esses locais como uma ótima opção de moradia ou temporada de lazer e descanso. Seja para o que for, as propriedades do interior cativam muitas pessoas por oferecer tranquilidade e qualidade de vida. 


Pensando nas decorrentes dúvidas sobre o assunto, a Nova Época Imóveis achou importante trazer um panorama geral do que você precisa considerar ao colocar sua fazenda, tanto por conta própria quanto com a ajuda de uma imobiliária, ou a propriedade rural de um cliente à venda. Para mais informações ou no caso de dúvidas entre em contato com um dos nossos corretores, afinal, nosso maior objetivo é tornar os processos de compra e venda de imóveis mais seguros e tranquilos! 


Dicas de como vender uma fazenda ou propriedade de campo


1. Entenda como calcular o valor de venda da fazenda


Nossa primeira, e uma das principais, dicas é muito importante em qualquer processo de venda de imóvel. Primeiramente, você deve ter em mente que um dos fatores que vai determinar o valor de venda de uma fazenda é a comparação com o valor e as características de outras fazendas à venda na vizinhança. No processo de avaliação é essencial entender a qual finalidade pode se destinar a fazenda e quais as benfeitorias já instaladas.


Além disso, o preço das últimas propriedades rurais já vendidas na região também vai refletir no valor da escritura da sua fazenda. Dessa maneira, podemos ter uma ideia do valor de mercado atualizado. Por conta disso, na hora de estipular o preço, procure pesquisar com vizinhos e corretores de imóveis da região como estão os valores no mercado e na área onde a fazenda se localiza. 


2. Entenda o que o cliente busca


Outra dica importante para quem está pensando em vender uma fazenda é descobrir o que as pessoas que estão dispostas a investir nesse tipo de propriedade realmente desejam. Esse passo é muito importante, levando em consideração que o perfil desse público tende a não ser exatamente igual ao de alguém que compraria uma casa, um apartamento ou até mesmo um terreno na área urbana.


Em geral, o principal objetivo de quem faz esse tipo de compra é de ter um lugar calmo e afastado da correria e agitação das grandes cidades ou até mesmo, dependendo do caso, um espaço para criar animais e plantar alguns alimentos. Corretores mais experientes estão cientes disso e, por isso, destacam essas características nos seus anúncios. 


3. Conheça a região onde a propriedade se localiza


Tão importante quanto saber o que o comprador em potencial de uma fazenda realmente deseja é conhecer a região onde a propriedade está inserida. Essa dica é importante porque, para muitos compradores, isso pode ser até mais decisivo para ele se animar e realizar, efetivamente, uma boa proposta. 


Por conta da distância, alguns corretores acabam não indo até o local e levam em consideração somente as informações e a descrição do dono. Isso pode se mostrar um grande erro, pois só quem atua no mercado conhece alguns diferenciais e detalhes que podem atrair a atenção do público e, assim, aumentar as chances de venda. 


4. Pesquise sobre as áreas de preservação


Outra vantagem de conhecer bem a região é saber quais as áreas de preservação, que existem em grande número no Brasil. Porém, embora isso possa ser um balde de água fria para clientes que buscam fazer plantações ou criações de animais, essa situação também abre um leque de oportunidades. 


Sabemos que a sustentabilidade é uma das grandes tendências do momento e muitas das Reservas Legais do país podem ser exploradas de maneira controlável, sem ferir os rigores da lei. Conhecer esses dados e saber responder aos questionamentos dos interessados em potencial é sempre imprescindível para passar segurança aos interessados e fechar o negócio. 


5. Se dedique na hora de tirar as fotos da propriedade


Ter fotos boas é muito importante para vender qualquer tipo de imóvel. Porém, quando se trata de uma fazenda, isso pode ser ainda mais relevante, uma vez que a chance de conseguir imagens impactantes e atraentes é muito maior. Com isso, ter um bom equipamento ou considerar a possibilidade de contratar um profissional são ideias importantes a serem consideradas. 


Uma câmera mais moderna e com maior poder de definição torna o processo de focar os pontos fortes e os diferenciais da propriedade mais fácil. Além disso, existem alguns itens que despertam ainda mais o interesse das pessoas na propriedade, como a presença de lagos, rios, hortas, nascentes, estábulos, moinhos, plantações, casas de hóspedes, entre outros. 


6. Se atente para a documentação necessária


Ter a papelada em dia é essencial para qualquer negócio no mercado imobiliário. Entretanto, quando o assunto são propriedades rurais, isso é ainda mais importante, pois nenhum comprador vai assinar o contrato sem ter a certeza de que a documentação está limpa e em dia. Com isso, é trabalho do corretor conhecer as exigências adicionais para esses tipos de imóvel. 


Uma dessas exigências extras é o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural, que só pode ser emitido pelo Incra e comprova a regularidade cadastral da fazenda. Além disso, esse documento tem alguns dados essenciais, como o nome do titular do terreno, a área total da propriedade, a localização e assim por diante. A Certidão de Regularidade Fiscal do Imóvel Rural, feita pela Receita Federal, também é imprescindível. 


7. Invista na divulgação nas mídias sociais


Por último, mas não menos importante, vem a divulgação da venda nas suas mídias sociais. Apesar das propriedades rurais serem um pouco mais rudimentares, você ainda deve usar e abusar dos recursos da modernidade para anunciá-las. Isso porque as redes sociais são excelentes ferramentas para divulgar para mais possíveis interessados e fazer com que um maior número de pessoas veja seu anúncio, mesmo sem gastar muito para isso.


Como podemos observar, a venda de uma fazenda ou propriedade rural exige algumas adaptações tanto para os profissionais do setor imobiliário quanto para quem está vendendo o imóvel. 


A Nova Época Imóveis espera ter ajudado a tornar o processo de venda de uma propriedade rural mais tranquilo com essas dicas, mas caso você queira tirar outras dúvidas ou saber mais, entre em contato conosco! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":