Dicas de decoração de Natal simples e barata

23/12/2020min de leitura

É de consenso geral que o ano de 2020 foi, no mínimo, atípico, além de ter tido seus momentos sombrios. Esse ano as datas comemorativas serviram não só como descanso, mas também como acalento para muitas famílias separadas pelo isolamento social. Por conta disso, as pessoas se dedicaram ainda mais a tornar essas datas especiais e com o Natal não será diferente.

Mesmo com a possibilidade de não passar o Natal junto daqueles que amamos, 2020 não conseguiu acabar com o espírito natalino dos brasileiros e isso fica claro quando saímos na rua ou olhamos pela janela e notamos muitos apartamentos e casas com a decoração já pronta para celebrar esse dia tão especial.

Seja recebendo seus familiares em casa ou por vídeo chamada, a Nova Época fez esse post com algumas dicas de decorações simples, práticas e baratas que você mesmo pode fazer para te ajudar a tornar essa data tão especial quanto nos outros anos.

1. Reutilize os enfeites do Natal passado

A primeira dica, que é muito simples, é utilizar aqueles enfeites usados no Natal passado que ainda estão em bom estado e que você já tem em casa, principalmente se esses enfeites têm algum valor sentimental ou estão na família há gerações. Porém, para deixar o cenário um pouco diferente do ano anterior, você pode juntar as peças em diferentes composições, assim, você reutiliza os enfeites, mas faz decorações diferentes. Essa também é uma boa maneira de exercitar a criatividade.

A árvore de Natal é uma das peças de decoração mais importantes e também pode ser reutilizada, principalmente por ser artificial, o que também é uma opção mais ecofriendly. Porém, mesmo sendo artificial ela ainda pode ter tanto charme quanto uma árvore real teria, basta usar temporariamente um vaso de árvore de jardim como base e, então, decorar com algumas luzes e forrar o pé com retalho de feltro.

2. Aposte em artigos baratos encontrados em lojas

Caso seus tradicionais enfeites, que ficaram o ano inteiro guardados em caixas, não estiverem em boas condições ou caso eles sejam muito antigos, você tem duas opções: improvisar ou comprar itens novos. Porém, não precisa se preocupar, pois com um pouco de paciência e pesquisa é possível encontrar lojas que vendam esses tipos de enfeites por preços mais acessíveis.

É muito possível encontrar enfeites bonitos e que durarão anos fora das lojas mais caras e conhecidas. Os famosos laços nas cores verde e vermelho, cores símbolo do Natal, não podem faltar na sua lista de enfeites e ele, além de diversos outros itens de decoração típicos dessa época, podem ser facilmente achados por bons preços, por isso, não é preciso um grande orçamento para montar sua casa.

3. Crie efeitos inusitados

Improvisar pode ser muito divertido e criativo. É possível adaptar muita coisa que você nunca imaginou e usar de enfeite na decoração natalina. Pinhas pintadas com spray em vasos de vidro, galhos secos, pratos de bolo, velas em castiçais feitos com taças de vinho, jarros antigos com luzes pisca-pisca dentro ou até mesmo guardanapos amarrados com fitas e canela em pau são ótimos exemplos de itens de decoração inusitados e fáceis de fazer.

Para sua mesa de jantar, é muito comum que as pessoas coloquem um bonito e ornamentado arranjo central. Mas neste caso, você pode fazer algo diferente e único, como usar folhas, frutos, flores e até mesmo suculentas vivas para formar um lindo centro de mesa.

4. Reaproveite outros materiais

Atualmente, é cada vez mais comum que as pessoas reciclem materiais em propostas de interiores e também deve ser uma alternativa a ser cogitada no momento da preparação da decoração natalina. Com esse método, além de ajudar o meio ambiente, você ainda economiza um bom dinheiro que pode ser utilizado em outras ocasiões.

Sobras de rendas e tecidos podem envelopar pequenos vasos, papéis dobrados, talos de ervas podem criar pinheiros, rolhas presas a um arame e prendedores de roupas e cápsulas de café formam belas guirlandas. Esses são só alguns exemplos de como reaproveitar materiais do dia a dia e economizar na hora de decorar sua casa para o Natal.

O que você pode acrescentar na sua decoração na Véspera do Natal?

Muitos elementos podem ser acrescentados à decoração da sua casa às vésperas do dia de Natal. Os copos, os pratos, as travessas, as proteções ornamentadas para o encosto das cadeiras e da mesa e os demais utensílios que serão utilizados durante a ceia já devem estar separados. Além desses itens, usar lindos arranjos de flores naturais também podem contribuir para ornar a temática da festa.

Bandejas de metal com bebidas coloridas acompanhadas de bengalas de açúcar, potes com frutas secas, pequenos bolos, biscoitos e outros doces, sobretudo com coberturas coloridas e formatos personagens de Natal, são outras opções de itens que podem ajudar sua decoração a ficar mais completa e detalhada.

Não se esqueça de guardar toda decoração ao final das festividades, assim, é possível reaproveitar tudo no ano seguinte. Com essas dicas, a Nova Época espera te ajudar a tornar essa data ainda mais especial para você e sua família.

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":