Dicas de decoração para cozinha americana: como colocar um pouco da sua personalidade e estilo

01/02/2023min de leitura

A necessidade cada vez mais presente no dia a dia, por conta da correria, de otimização de espaço em casas e apartamentos compactos é uma realidade. Ao passo que imóveis mais compactos e práticos estão sendo cada vez mais procurados, a busca pela otimização de espaço se torna uma necessidade. Grandes mudanças nos projetos de todos os cômodos não deixam a cozinha de fora e, nesse contexto, nasceu uma nova e mais prática opção tanto para cozinhar quanto para receber visitas: a cozinha americana.


A Nova Época Imóveis já falou aqui no blog sobre toda a versatilidade que esse estilo de cozinha traz, além de permitir a melhor interação em apartamentos e casas maiores, afinal, esse tipo de cozinha não é boa só para imóveis mais compactos. Para resumir, a cozinha americana é um estilo de cozinha integrada à sala de estar ou de jantar. A maior vantagem desse formato é que ele permite elaborar diversos tipos de decoração e opções de estilos, conforme a personalidade do morador. 


Antigamente, esse estilo de cozinha aberta era usada exclusivamente por ser a única opção para otimizar espaços menores. No entanto, atualmente, seu conceito vem acompanhado de diversas vantagens, o que faz com que esse estilo de ambiente culinário seja de grande desejo até para quem mora em imóveis mais espaçosos. 


A cozinha americana ainda ajuda a criar uma unidade visual para o cômodo, perfeita para quem gosta de receber amigos ou familiares para um jantar mais descontraído e despojado. Para te ajudar a decorar sua cozinha americana de forma que ela fique elegante e harmônica, a Nova Época Imóveis trouxe algumas dicas práticas. Não esqueça de visitar nosso blog para ver mais conteúdos como este! 


Aprenda como acertar na decoração da sua cozinha americana


1. Delimite os espaços da cozinha


Em uma cozinha integrada à sala, é importante que cada cômodo seja bem delimitado, assim, é possível saber onde acaba uma área e começa a outra. Ao unir a cozinha com a sala de estar ou de jantar, a cozinha americana ajuda a proporcionar uma sensação de amplitude e garante um ambiente agradável, permitindo a interação com as pessoas dentro do espaço, mas para isso é preciso delimitar bem o espaço de cada ambiente.


Uma boa dica para delimitar essas áreas é usar um balcão alto, que costuma ser o ponto em comum entre os dois ambientes, ou até mesmo com a mesa de jantar. Para fazer a integração desses espaços você pode usar bancos altos, um ótimo móvel para deixar os convidados mais à vontade é uma boa opção. 


Porém, cuidado! Mesmo delimitando esses espaços, é importante seguir a mesma decoração da sala de estar ou de jantar para que exista harmonia, trazendo conforto aos olhos. O modo como esses ambientes são separados é o caminho para que eles se relacionem bem e é nesse momento que a cozinha americana simples começa a ganhar forma.


2. Pisos ajudam a dar cara na composição desse ambiente


Você pode fazer um piso de uma cozinha com conceito aberto de duas formas: usando a distinção de revestimentos para diferenciar e delimitar os cômodos, opção que permite que você brinque um pouco com a mistura de cerâmica e madeira ou de azulejo e carpete, criando uma composição que harmonize entre si, ou usando revestimentos vinílicos, de porcelanato, cerâmica, epóxi, granito ou cimento queimado para aproveitar o mesmo piso nos dois ambientes.


Independentemente da sua escolha, optar pelo piso ideal para o planejamento da cozinha americana simples representa uma parte importante na composição de ambientes integrados, por isso, é importante uma boa pesquisa antes de fazer sua escolha. Além de ser um diferencial na decoração, o piso desse ambiente também precisa ser de fácil manutenção e prático de limpar.


É importante termos em mente, se você optar por fazer alguma divisão entre os pisos da cozinha aberta e do outro ambiente integrado, que a cozinha é um dos espaços com mais informações na casa, por isso, procure atribuir uma decoração mais leve, sem grandes exageros. 


3. Use tapetes e passadeiras


Os tapetes são considerados peças coringas na decoração de casa, porém, seu uso em cozinhas pode dividir opiniões. Para usá-lo da maneira correta, fique atento ao material do tecido, pois a escolha certa vai ser a peça chave para o sucesso da sua rotina. O uso de tapetes e passadeiras possui vantagens, como esconder desgastes no piso e ajudar na segurança quanto a eventuais escorregões que são propícios de acontecer ali.


No caso de uma cozinha com cores mais neuras, o tapete é a peça de decoração ideal para trazer alegria e textura, harmonizando com a mobília e as paredes do ambiente. Além disso, não precisa ser usado um tapete muito grande na cozinha, aqueles modelos pequenos também são ótimos para áreas próximas da geladeira, do fogão ou da pia, por exemplo.


Como este ambiente é mais suscetível à umidade e sujeira, uma dica é procurar optar por tapetes funcionais e mais fáceis de limpas, já que é um material com manutenção mais complicada do que revestimentos como o porcelanato. Tapetes com tecido sintético e lavável são os mais indicados aqui. 


4. As cores vão ser de grande ajuda


Nada melhor do que não precisar quebrar toda a cozinha para redecorar revestimentos e paredes, como acontece no uso de adesivos decorativos. Eles saem na frente e tornam a reforma do ambiente muito mais fácil. Você pode usá-los em outros lugares além das superfícies, como para revestir móveis e até mesmo eletrodomésticos. Mas cuidado, escolha muito bem os tipos, cores e texturas de adesivos que você vai usar!


As características do material vão estar completamente ligadas à qualidade e ao efeito final que foi proposto. Algumas questões como durabilidade, nitidez, aplicabilidade, custo-benefício, tipo de cola, facilidade na hora de limpar e poder de fixação vão fazer toda a diferença no resultado.


Para cada estilo de cozinha vai um tipo de estampa para os adesivos, por isso, não tenha medo ao caprichar para que as superfícies harmonizem com os itens do cômodo e do ambiente integrado à cozinha. Não se esqueça, ainda, de escolher o adesivo que melhor se adapte às áreas úmidas, pois existem modelos de revestimento que não se dão bem com água, por exemplo. 


5. Eletrodomésticos e utensílios também têm sua vez


Os eletrodomésticos ajudam a entender que a cozinha é americana, pois a funcionalidade desses itens é um fator que contribui com a mudança na ideia rotineira que conhecemos de cozinha. Dentro da cozinha americana, alguns eletrodomésticos como fogão e geladeira devem ficar em locais que não atrapalhem a circulação no ambiente. Procure optar por produtos feitos com o mesmo material, como forno, micro-ondas, geladeira e fogão em inox, por exemplo.


Além disso, aproveite os armários ao máximo para guardar liquidificador, batedeira, torradeira e outros eletrodomésticos que ocupem espaço. No caso de cozinhas com cooktop, procure investir em um modelo com a mesma cor do tampo da bancada.


Para evitar que o cheiro incômodo de fumaça e gordura se espalhe pelo ambiente aberto e integrado, é essencial contar com um depurador de ar e, se possível, procurar usar fritadeiras elétricas. Ba instalação de uma coifa, o caso de cozinhas com conceito aberto, ajudam a garantir que odores desagradáveis se espalhem pelo local. 


Com essas dicas, a Nova Época Imóveis espera tornar a tarefa de decorar sua cozinha americana mais fácil e prática. Para mais conteúdos como este, não deixe de conferir nosso blog! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":