Dicas de lazer no Rio de Janeiro: 10 coisas para fazer (quase) de graça

02/02/2021min de leitura

O Rio de Janeiro não é conhecido como Cidade Maravilhosa à toa: seus diversos pontos turísticos de beleza única são de encantar qualquer um que veja simples fotos da cidade. A mistura das belezas naturais com lugares urbanos modernos do Rio é uma das suas características mais singulares.

Mas não são só as praias que chamam atenção na cidade. O Rio é cheio de pontos turísticos famosos que chamam mais e mais turistas a cada dia. E o melhor de tudo: muitos são de graça! E aqueles que não são tem preços muito acessíveis.

Nesse post, a Nova Época reuniu várias dicas de dez coisas para fazer, como alguns pontos turísticos, gastando o mínimo possível. E você pode morar perto de um desses pontos turísticos! É só ir lá no nosso site, ver nossas ofertas e escolher aquele imóvel que mais combina com você.

1. Mirante Dona Marta

Com seus 360 metros de altura, o Mirante Dona Marta proporciona uma das vistas mais incríveis da cidade do Rio de Janeiro, sendo um dos pontos turísticos mais visitados.

Seu Visual panorâmico permite que as pessoas apreciem a vista do Cristo Redentor, do Pão de Açúcar, do Maracaña, da Baía de Guanabara e da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Esse é um passeio que você não encontra em qualquer lugar e que tem ganhado o coração de muitos! O melhor de tudo? É de graça! Aproveitar uma vista privilegiada dessas sem pagar nada é ou não um sonho?

2. Pedra Bonita

Cercada de verde e localizada no meio da Floresta da Tijuca, a Pedra Bonita é famosa por ter uma vista diferente, mostrado aos turistas um outro ângulo do Rio de Janeiro.

A trilha feita para chegar até o topo dessa pedra é considerada de nível médio de dificuldade. O percurso é íngreme de aproximadamente 30 minutos, mas a trilha não apresenta nada que prejudique a subida de seus visitantes.

Ao chegar ao seu topo, o turista se depara com uma das melhores vistas do Rio de Janeiro, sendo possível admirar toda a Zona Oeste, a Floresta da Tijuca, a Pedra da Gávea e parte da Zona Sul. Esse passeio também é totalmente gratuito e é um dos que mais vale à pena!

3. Mureta da Urca

Um dos programas mais concorridos e tipicamente carioca é curtir o final da tarde carioca contemplando a vista para a Baía de Guanabara sentado na Mureta da Urca.

O muro baixo que costeia as avenidas João Luís Alves e Portugal, juntamente com o Bar da Urca e seus arredores, se tornaram um ponto de encontro muito famoso para comer e beber ou apenas para jogar conversa fora com amigos ou familiares.

O diferencial, e talvez o que mais chame atenção, na Mureta da Urca e que você pode pegar seu pedido no balcão de alguns bares e padarias locais, atravessar a rua e se sentar na mureta para admirar a paisagem. Simples assim, com apenas alguns passos você já está de frente para uma vista encantadora com uma comida deliciosa para acompanhar.

A vista é tão bonita e apreciada por tantos que já até rendeu o título de melhor visual do Rio à alguns estabelecimentos dali.

O passeio até a mureta é gratuito e imperdível para fazer na cidade!

4. Parque Lage

Localizado entre o Jardim Botânico e o Corcovado fica outra das várias belezas do Rio de Janeiro, o patrimônio conhecido com Parque Lage.

O parque é rico em história, beleza natural, com seus diversos lagos e mata fechada, áreas de lazer e convívio. Dentre seus atrativos encontramos um belíssimo Palacete de arquitetura antiga e diferenciada, trilhas que levam até o Corcovado, parques infantis, áreas para piqueniques e cavernas artificiais.

Dentro do Palacete ainda tem um café onde, aos finais de semana, servem café da manhã ao redor da piscina, com uma vista privilegiada do Cristo Redentor.

A entrada para o Parque Lage é livre e gratuita. Dica: uma foto nesse lugar fica incrível, vale à pena a visita!

5. Pista Cláudio Coutinho

Localizada entre a costa do Pão de Açúcar e a Praia Vermelha, o passeio na Pista Cláudio Coutinho é muito calmo e tranquilo. Seu plano de fundo formado pelo Pão de Açúcar, Morro da Urca e Corcovado é o que faz o passeio valer à pena.

Antes de chegar à Pista, é preciso passar por uma das praias mais bonitas, porém menos conhecidas, do Rio de Janeiro: a Praia Vermelha.

Assim que você alcança a trilha, o silêncio vai tomando conta do ambiente, o tornando cada vez mais relaxante e calmo.

O percurso dessa Pista é bom para, além de aproveitar a vista do Pão de Açúcar, do Morro da Urca e do Corcovado de um ângulo diferente, esfriar a cabeça e relaxar com uma boa corrida ou caminhada. Paz de espírito e contato com a natureza são alguns dos benefícios encontrados ao caminhar por essa trilha.

É mais um dos passeios totalmente gratuitos que valem muito à pena!

6. Bondinho de Santa Teresa

Outro passeio espetacular é andar pelas ruas de Santa Teresa. Conhecido como sendo um dos bairros cariocas mais queridinhos, é perfeito passar uma agradável tarde no lugar.

O bairro é marcado por seus casarões antigos e ateliês de arte, além de suas ruas serem conhecidas por carregarem muita história. Santa Teresa também é conhecido por suas belíssimas vistas, devido à sua localização no alto de uma serra.

A marca registrada da região são seus bondinhos e não é para menos! Afinal, passar sobre os Arcos da Lapa é uma experiência única e pode ser até considerado um espetáculo. De cima do bondinho você tem a oportunidade de conhecer os vários bares e restaurantes tradicionais do bairro.

Aproveitando seu passeio para Santa Teresa, não deixe de conhecer também pontos muito famosos, como a Escadaria Selarón, o Parque das Ruínas e o Museu da Chácara do Céu.

Infelizmente, esse não é um passeio gratuito. Mas o preço da viagem de ida e volta do bondinho é de apenas 20 reais e vale muito à pena, pois você conhece um lado diferente do Rio de Janeiro.

7. Arcos da Lapa

Quem nunca ouviu falar de uma das partes mais boêmias da cidade? Os Arcos da Lapa são famosos por oferecer uma enorme variedade de bares e opções de lazer, como casas de shows que tocam samba e MPB.

Construído no período colonial, os Arcos da Lapa são a marca de uma das maiores obras arquitetônicas de grande porte da sua época.

Essa região é conhecida por ser rica em diversidade e abrigar todas as tribos do Rio de Janeiro. O bairro está sempre lotado de turistas e é parada obrigatória no Rio, tanto durante o dia quanto após o pôr do sol.

O Circo Voador e a Fundição Progresso são duas casas de shows famosas que se encontram na região.

Visitar os grandes arcos e caminhar pelas ruas que formam o Rio antigo é outro passeio totalmente gratuito. Não tem como perder!

8. Forte de Copacabana

A praia de Copacabana é uma das mais conhecidas entre os turistas, mas também é o lugar de um dos pontos turísticos mais bonitos e antigos: o Forte de Copacabana.

Cheio de cultura, história e dono de um belíssimo visual, o Forte é considerado uma área militar e se localiza na ponta de uma pedra encravada no mar. Ele foi construído no começo do século XX e, atualmente, é um excelente ponto turístico.

O Forte possui alguns cafés com vista para a orla da praia de Copacabana e nele se encontra o Museu Histórico do Exército. Um dos cafés mais famosos que se localizam ali é a Cafeteria Colombo, que oferece um excelente café da manhã e ótimos pratos para o almoço e lanche da tarde.

Além de oferecer um lindo visual da praia de Copacabana, ainda é possível se admirar até o Leme, depois da famosa praia do Arpoador, outro ponto turístico belíssimo.

Esse é mais um ponto que não é gratuito, porém sua entrada de apenas seis reais faz a visita valer muito à pena!

Essas foram algumas dicas do que fazer nos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. Esse post é só mais um reforço do por que escolher morar na Cidade Maravilhosa. A Nova Época espera ter ajudado a conhecer um pouco melhor a cidade do Rio. Não se esqueça de visitar nosso site e conferir nossas ofertas. Entre em contato conosco, vamos realizar esse sonho juntos!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":