Dicas e ideias para decorar a casa em família para a Páscoa

15/03/2023min de leitura

Faltando menos de um mês para a Páscoa, muitas pessoas já estão ansiosas e pensando nos preparativos para deixar a casa no espírito do feriado. A Páscoa é tempo de renovação, de reunir a família para celebrar a vida, e esse momento tão especial merece uma comemoração em verdadeiro clima pascoal, não é? E, apesar da decoração de Páscoa não ser tão tradicional no Brasil como é a de Natal, por exemplo, essa data carrega muitas simbologias, além de artefatos que deixam qualquer ambiente lindo e cheio de energias positivas.


Uma recomendação é que a decoração de Páscoa seja elaborada com o intuito de valorizar os principais símbolos e as tradições dessa data comemorativa. A Páscoa se destaca como uma das datas comemorativas mais importantes do calendário cristão, pois ela propõe uma reflexão importante sobre a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Por isso, essa é a ocasião perfeita para compartilhar sentimentos positivos, como o perdão, a solidariedade, a renovação e a esperança.


Quando falamos sobre enfeites de Páscoa, é importante lembrar que existem infinitos modelos disponíveis no mercado e que você mesmo pode fazer, desde os mais charmosos enfeites de porta até os arranjos usados como enfeite de mesa e itens artesanais feitos com EVA ou em feltro. Você pode tanto comprar enfeites de Páscoa já prontos quanto fazer você mesmo com a família e amigos, mas, independente do que escolher, procurar por inspirações é sempre bom!


Para te ajudar a decorar a casa de forma temática e recepcionar a Páscoa com grande estilo, a Nova Época Imóveis preparou esse post com dicas e ideias de decoração para esse feriado, assim, você e sua casa vão estar prontos para celebrar essa data tão especial junto de pessoas especiais! Para mais dicas de decoração ou informações importantes sobre o mercado imobiliário, não deixe de acompanhar nosso blog!


Faça sua própria coroa de Páscoa


Como dissemos mais acima, a decoração de Páscoa não é tão tradicional quanto de outros feriados, como o Natal, por exemplo. Por isso, nem sempre é fácil encontrar grinaldas que fazem alusão à Páscoa. Mas é fácil encontrar uma coroa simples pronta para ser enfeitada da maneira que você preferir. Você pode usar os materiais que quiser, desde feltro para criar coelhos, a casas de ovos ou flores de plástico para fazer alusão à primavera.


Quando falamos de decoração, especialmente para épocas especiais do ano, não há limites para a criatividade, aqui o importante é criar algo único. E o melhor de tudo é que você pode executar esse projeto em família, criando ainda mais memórias especiais. 


Use símbolos tradicionais da Páscoa


Assim como o Natal, a Páscoa também tem seus símbolos e usar eles na decoração é importante para trazer o espírito do feriado. Coelhos, ovos, flores, amêndoas e galinhas são alguns dos símbolos dessa época do ano que facilmente podem ser adicionados como detalhes na decoração da sua casa. Você pode incorporá-los de forma direta ou através de um bom projeto para organizar com seus filhos.


Uma boa sugestão é fazer uma pequena árvore de Páscoa para enfeitar o seu hall de entrada. Caso você não tenha nenhuma mini árvore sobrando em casa, você pode usar qualquer planta com ramos, desde que ela seja resistente, e decorá-la com ovos de Páscoa enfeitados.


Organize uma caça aos ovos em casa


Uma ótima ideia que vai ajudar muito a entreter os baixinhos é fazê-los colocar a mão na massa em uma caça aos ovos e, para isso, você só vai precisar de uma dúzia de ovos, alguns pincéis e tinta. Desafie seus filhos, sobrinhos ou netos a dar asas à imaginação e a decorarem os ovos de Páscoa da maneira que quiserem, incentivando a criatividade. Em seguida, você pode escondê-los por toda a casa para criar uma caça ao tesouro que toda a família pode participar.


Faça um desafio de quem encontrar mais ovos ganha um ovo de chocolate gigante, isso vai ajudar a incentivar os baixinhos e a instigar seu espírito competitivo. Afinal, quem não quer ganhar um ovo de chocolate gigante?


Use as comidas como decoração
Como dissemos mais acima, a Páscoa é uma época que faz alusão à reunião de família e pessoas que amamos, além de boa comida. Por isso, nada melhor do que cozinhar autênticas obras de arte em família. Uma boa ideia para esse feriado, que vai ajudar a unir ainda mais a família, é cozinhar um belo folar tradicional juntos e enfeitar a mesa de jantar com esses petiscos, ajudando a ornar ainda mais a decoração.


Aqui a criatividade também deve rolar solta, por isso, aqueles mais criativos podem apostar em criações mais arrojadas, como um bolo decorado inteiramente com amêndoas ou coelhos comestíveis e até mesmo bolachas em formato de coelhos ou ovos de Páscoa decorados.


Espalhe flores e plantas pela casa


Outro detalhe que não pode faltar na sua decoração de Páscoa são as flores. Nessa época, entramos oficialmente na estação das plantas e flores, como dissemos mais acima elas inclusive também representam um símbolo dessa data festiva. Por isso, é uma boa ideia levar um pouco da primavera para dentro de casa adicionando pequenas plantas, como a kalanchoes, nos cantinhos mais discretos ou arranjos maiores nos espaços de destaque, como o hall de entrada, o centro da mesa ou até mesmo a bancada da cozinha.


Dê preferência para as cores pastéis


Como a Páscoa se trata de uma data festiva que acontece em plena primavera, ela está associada a cores mais vivas e vibrantes, o que, por muitas vezes, pode interferir no design de interiores. Por conta disso, para criar um equilíbrio mais sóbrio e até mesmo mesclar com mais facilidade sua decoração cotidiana com a decoração do feriado, procure apostar em objetos com uma paleta de cores pastel, como o rosa-claro, verde-claro, amarelo-claro ou azul-claro. 


Gostou do post? A Nova Época Imóveis espera que nossas dicas e ideias te ajudem na hora de decorar sua casa para a reunião de Páscoa da família, além de unir mais os entes queridos com as brincadeiras e montagens de decoração! E lembre-se, para mais ideias ou dicas de decoração, não deixe de conferir nosso blog
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":