Dicas e inspirações para você montar uma sala de jogos na sua casa

12/07/2023min de leitura

Quem nunca pensou em ter uma sala de jogos em casa? Esse ambiente pode ser uma forma muito interessante e descontraída de receber os familiares e amigos em casa, além de ser uma ótima distração para o final de um dia cansativo no trabalho. Especialmente quem gosta de receber visitas em casa precisa de um espaço onde todos os convidados possam se sentir confortáveis e entretidos. Uma sala de jogos é o ambiente perfeito para isso, por isso, esse cômodo está cada vez mais aparecendo no interior das casas, sugerindo uma maior interação.


Para criar esse tipo de ambiente, divertido e sem muitas regras, a sala pode ser tanto grande quando menor, o tamanho aqui não importará muito. O mais importante, obviamente, é ter o jogo decisivo de acordo com o perfil dos seus moradores: tabuleiros, baralhos, videogames, mesas de sinuca, fliperama e pebolim são alguns dos mais comuns e diferenciais na estrutura desses ambientes, caso haja espaço sobrando.


Já para quem gosta de esportes, uma sala de jogos também pode ser um espaço mais confortável para assistir a torneios, contando com alguns equipamentos ao alcance, como um frigobar para as bebidas, por exemplo. Independente do tipo de ambiente que você deseja criar nesse espaço, é imprescindível que a decoração também se adeque aos gostos dos moradores e a vibe do ambiente. 


Nesse post, a Nova Época Imóveis trouxe alguns exemplos para você conferir e se inspirar na hora de montar esse espaço! Para mais dicas de decoração ou informações importantes sobre o mercado imobiliário, não deixe de acompanhar nosso blog ou conversar com um dos nossos profissionais, eles estão sempre disponíveis para ajudar com o que você precisar!


Passo a passo para montar uma sala de jogos em casa


Escolha o espaço adequado


Antes de mais nada, é importante que você escolha o espaço adequado para a sua sala de jogos. Nesse momento, procure escolher um espaço que seja grande o suficiente para acomodar a maioria dos jogos que você pretende ter, assim como espaço suficiente para que todos possam se sentar confortavelmente. Uma garagem, sótão ou um cômodo vazio, por exemplo, são ótimas opções para uma sala de jogos em casa.


Planeje a decoração


A decoração é outra parte importante na construção de uma sala de jogos em casa. Por isso, decida qual será o tema e o estilo de decoração, além de escolher as cores e o mobiliário conforme a temática escolhida para que tudo seja visualmente equilibrado. Pôsteres, quadros, luzes e outros acessórios podem ser usados para dar um toque pessoal necessário para a decoração.


Escolha os jogos


Com a decoração planejada, o próximo passo é escolher os jogos que você deseja no seu espaço. É importante que essa escolha seja feita cuidadosamente, para que você tenha os jogos que melhor se adéquem ao espaço e às suas preferências pessoais. Você pode escolher desde jogos de carta a jogos de tabuleiro, videogames, fliperamas, pingue-pongue, as opções aqui são inúmeras.


Selecione a mobília adequada


É imprescindível que você escolha a mobília adequada aqui para criar um ambiente confortável e funcional. Por isso, procure escolher de maneira cuidadosa as peças do mobiliário que atendam às suas necessidades e ao espaço que você tem disponível. Cadeiras, bancos, armários, prateleiras e mesas são alguns exemplos de mobílias que podem ser úteis nesses casos.


Instale a iluminação adequada


Assim como em qualquer outro espaço da casa, a iluminação é muito importante nesse cômodo. Por isso, procure escolher a iluminação adequada para o seu espaço, considerando o tamanho do lugar, o nível de luz necessário para jogar seus jogos, além da iluminação direta e indireta.


Personalize o ambiente

 
Por último, mas não menos importante, procure personalizar o espaço conforme as suas preferências pessoais. Por isso, adicione acessórios como tapetes, cortinas e almofadas para criar um espaço mais aconchegante e confortável para suas noites de jogos.

 
Dicas do que colocar na sua sala de jogos em casa


Montar uma sala de jogos em casa pode até ser uma tarefa divertida, mas também é desafiadora, afinal, esse é um ambiente que precisa ser descontraído, perfeito para receber amigos e familiares para diversão. Com isso, alguns elementos simples podem ajudar a compor o ambiente extrovertido perfeito e funcional que você precisava e não sabia:


1- Televisão


Um dos objetos que vão ser indispensáveis para a montagem de um ambiente divertido e descontraído, fazendo uma grande diferença na diversão de todos que frequentarem o cômodo, é a televisão. Especialmente por conta dos videogames, a TV tem muitos outros usos, como para ouvir músicas ou assistir filmes e séries.


Caso seja possível, o mais ideal é montar a TV em uma parede que possa ser vista de qualquer ângulo da sala. Procure, ainda, investir em modelos mais modernos e de alta qualidade, pois ajudarão a dar um toque especial ao ambiente. 


2- Mesa de sinuca


A sala de jogos não precisa necessariamente ser um cômodo para esse propósito, ela pode ser instalada no ambiente. Por exemplo, a mesa de sinuca é um item que, além de ser facilmente incorporado à decoração desse tipo de cômodo, também serve como um diferencial. Esse item é um clássico na sala de jogos, por isso, você não pode deixá-lo faltar.


A mesa de sinuca é um item adequado para todas as idades, os adultos adoram e desde cedo as crianças podem começar a pegar o gosto por esse jogo, desenvolvendo estratégias mais refinadas ao longo do tempo. Colocar uma mesa de bilhar em uma sala requer espaço, pois as pessoas precisam se movimentar confortavelmente ao seu redor durante o jogo, por isso, nem sempre será uma opção válida, dependendo do tamanho disponível.


3- Mesas e cadeiras


Pode parecer que não, mas uma simples mesa com cadeiras são mais um exemplo de itens que não podem faltar nesse cômodo. Será nela que os familiares e amigos poderão desfrutar de um bom jogo de cartas ou de tabuleiro. Por isso, procure escolher um espaçoso que conte com, pelo menos, quatro cadeiras confortáveis, afinal, lembre-se de que você vai passar um bom tempo sentado.


Procure colocar a mesa em um canto da sala para não ocupar muito espaço de circulação e, de preferência, longe dos itens mais barulhentos. Dessa forma, as pessoas poderão jogar ali enquanto outros podem aproveitar as outras opções de jogos disponíveis.


4- Pinball


Um dos itens queridinhos dos fliperamas pode fazer parte da sala de jogos. O pinball é uma mesa que também merece fazer parte da sala de jogos. Certamente esse é um item que vai agradar a todas as idades. No entanto, por fazer mais barulho do que os outros itens citados aqui, procure não colocá-la muito perto da TV ou da mesa de jogos. Dessa maneira, toda a família pode se divertir sem incomodar aqueles que estão mais próximos.


5- Lousa


Outra ótima dica para complementar a decoração da sua sala de jogos é um bom quadro-negro para registrar rodadas, pontuações e outras informações que podem ser úteis na hora dos jogos. Esse projeto pode ser incluído de duas maneiras diferentes: você pode usar um quadro-negro de verdade, que pode ser o tradicional ou ter um formato diferente e interessante, levando dinamismo para o cômodo, ou pintar um espaço na parede com tinta que imita um quadro-negro.


A Nova Época Imóveis espera que essas dicas e ideias te ajudem a criar a sala de jogos perfeita para você e seus convidados mais especiais! E lembre-se: para mais dicas e ideias criativas de decoração não deixe de conferir nosso blog
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":