Dicas e tudo o que você precisa saber para montar uma república

25/10/2022min de leitura

O momento de entrar na faculdade é uma das fases mais importantes que passamos na vida. Assim que sai o tão aguardado resultado do vestibular, existe a necessidade de vencer outras etapas e, entre elas, está a moradia. Especialmente nos últimos anos, grande parte dos estudantes se deslocam para outras cidades com o objetivo de estarem mais próximos da universidade escolhida. 


Os estudantes podem buscar pelo curso que quiserem realizar nas mais diversas regiões do país e nesse momento muitos têm uma dúvida: como encontrar o imóvel ideal para essa finalidade? Muitos estudantes ainda não possuem renda fixa ou orçamento suficiente para alugar um imóvel sozinhos e, com isso, nasceram as repúblicas. A República é um imóvel de grandes dimensões alugado para estudantes do ensino superior que têm como objetivo morar mais perto da universidade. 


Montar uma república para alugar é uma ótima opção de investimento, considerando o cenário atual, onde muitas pessoas estão preferindo, cada vez mais, alugar quartos ao invés de comprar ou alugar imóveis. No entanto, quem pensa em realizar esse tipo de investimento pode encontrar certa dificuldade no momento de escolher o local ideal para começar uma república. 


Pensando nisso, a Nova Época Imóveis listou algumas dicas de como procurar pelo imóvel ideal e montar uma república para quem tem interesse em investir nisso e entrar nesse mundo de administração. Para mais dicas e informações sobre o mercado imobiliário não deixe de verificar nosso blog, lá falamos sobre os mais diversos conteúdos!


Tenha um bom planejamento 


A primeira dica que podemos dar é a mais importante, pois começar esse processo com um bom planejamento é essencial para que esse investimento dê certo. É por meio dele que você vai encontrar a necessidade de entender quanto é o investimento possível de ser aplicado, quais as principais fases desse projeto e entender o que é preciso comprar, além de quais as questões burocráticas a serem resolvidas. 


No caso do estudante que vai morar na república, ele pode buscar por outros alunos que estudem na mesma universidade para dividir o imóvel, assim todos os futuros moradores podem dividir as despesas desde as etapas iniciais do processo, ou escolher morar sozinho, comprar as mobílias da casa e, futuramente, alugar outros quartos para diminuir suas despesas. 


Já no caso de quem deseja adquirir uma renda extra montando uma república para alugar, será necessário a busca pelos melhores preços para a compra dos móveis, quais os imóveis disponíveis que trarão um melhor retorno para o negócio, entre outros pontos importantes que vão definir o sucesso desse tipo de investimento. 


Escolha a localização do imóvel


Com tudo planejado e o plano saindo do papel, chegou a hora de escolher a localização do imóvel. O mais recomendado é que você escolha uma localização mais movimentada que atraia a atenção do público que procura por repúblicas, como jovens trabalhadores e estudantes. Os grandes centros comerciais e aqueles bairros mais próximos às universidades são os mais ideais nesse caso, pois esse público está em busca de facilidades para o dia a dia. 


Se você optar por uma região mais residencial, é importante verificar se ela possui fácil acesso a transportes públicos. Além disso, lembre-se de levar em consideração que os moradores vão querer se movimentar com praticidade pela cidade, principalmente no momento que forem para a faculdade ou para o trabalho. No entanto, em alguns municípios, as instituições educacionais ficam afastadas dos centros comerciais e escolhem uma região com boa infraestrutura e facilidade de locomoção. 


É importante conferir, ainda, se existem mercados e serviços variados de fácil acesso na região, como papelarias, postos de saúde, farmácias, entre outros. Quanto mais coisas próximas ao imóvel você puder oferecer, mais pessoas interessadas em alugar um quarto vão aparecer. 


Pense na estrutura


Para quem deseja investir nesse tipo de negócio, o primeiro passo é pensar na estrutura de uma república e buscar se diferenciar de outros espaços. Uma boa ideia é oferecer alternativas de lazer para os alunos, como ambientes para descontração, salas propícias para confraternização entre os moradores e uma cozinha bem equipada que possa atender às principais necessidades do dia a dia.


Com relação aos quartos, o mais ideal é que exista um local destinado somente para os estudos, como escrivaninhas, cadeira confortável e luminária. Já no caso de quartos compartilhados, o mais indicado é que as camas sejam de solteiro e o quarto tenha metragem maior. Com isso, é possível garantir a comodidade e a privacidade dos moradores, mesmo que eles estejam dividindo o espaço.


Para os quartos de quem vai pagar mais para ficar sozinho, é mais interessante investir em uma cama de casal e uma decoração mais atrativa. Invista em armários também, pois eles precisam ter tamanho suficiente para suprir a necessidade dos moradores. Se você pretende montar sua própria república, é importante pensar em todos esses aspectos, com a diferença de que o investimento vai ser de acordo com a sua realidade. É por isso, que o planejamento financeiro é o principal ponto de análise em todos os aspectos. 


Cuide da aparência do imóvel


Procure investir em um imóvel em bom estado e com boa aparência, para que você não tenha muito trabalho de reconstruir e melhorar nada. Isso ainda ajuda a atrair mais inquilinos e se coloca como um chamariz para a república. 


Nem sempre é fácil encontrar um local em boas condições para começar uma república, mas há casos onde se pode fazer um investimento na pintura da fachada, por exemplo. Dessa maneira, o visual do lugar pode ficar mais bonito e agradável para quem visita ou resolve morar na república. 


Estabeleça regras


Essa dica é importante tanto para quem for morar na própria república quanto para quem deseja alugar quartos. Além das regras de convivência já preestabelecidas em grande parte dos condomínios, também é importante definir prioridades para serem aplicadas dentro da própria casa, o que vai ajudar a manter o convívio mais pacífico. 


A limpeza, por exemplo, é um ponto que pode render certo atrito entre as pessoas, já que algumas se preocupam mais do que outras em manter um ambiente agradável e sempre limpo. para que não aconteça disparidade na organização, é indicado que se estabeleça um cronograma de faxina no qual os moradores podem conferir suas obrigações para determinada semana. 


Ainda é importante avaliar a questão de visitas e festas, pois é preciso impor limites. Não é legal proibir, por completo, a visitação de amigos e familiares, pois os moradores precisam considerar aquele espaço como seu, mas é possível impor uma regra onde as visitas devem ser pontuais para não incomodar ninguém.


Seguindo esses passos fica mais fácil montar uma boa república, certo? A Nova Época Imóveis espera que você tenha gostado do conteúdo e que tenha ajudado! Para mais dicas ou se você está à procura de um imóvel, entre em contato com um dos nossos corretores! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":