Dicas importantes de coisas a fazer antes de reformar sua casa

26/10/2023min de leitura

A Nova Época Imóveis já falou em alguns posts aqui no blog sobre reformas em casas e apartamentos, como se preparar e quais medidas tomar para não incomodar os vizinhos, mas você sabe o que deve fazer antes de começar o processo de reforma da sua casa? É fundamental ter em mente que alguns passos serão necessários antes de colocar a mão na massa, assim, você tem um processo mais tranquilo e rápido.


Por isso, se você pretende reformar seu imóvel em breve ou conhece alguém que tem esse plano em mente, fique ligado nesse post! A Nova Época trouxe algumas dicas importantes de coisas que você deve fazer antes de começar as mudanças na sua casa ou apartamento, assim, você pode obter os melhores resultados. Para mais dicas sobre reforma, decoração e informações importantes sobre o mercado imobiliário, não deixe de acompanhar nosso blog e nossas redes sociais!


O que você precisa saber antes de começar a reforma do seu imóvel?


Reformar a casa pode ser uma decisão tomada a partir de diferentes vertentes, ou seja, tanto da necessidade de consertar certos problemas quanto da vontade de repaginar o visual do seu imóvel. Nas duas situações apontadas, considerar certos pontos será fundamental para conseguir um resultado satisfatório, afinal, quanto maior o tamanho e a complexidade das alterações, maior deverá ser o cuidado tomado.
Por conta disso, preparamos uma lista com cinco coisas que precisam ser feitas antes de começar a reformar seu imóvel:


1. Considere a funcionalidade e a longevidade do imóvel


Nossa primeira dica aqui é, antes de começar a planejar a reforma, pense no futuro. Considere não somente as necessidades e os desejos atuais, mas também como essas necessidades poderão mudar ao longo do tempo. Se você planeja expandir a família, por exemplo, talvez seja importante criar um espaço adicional ou adaptar um cômodo da casa para que ele seja multifuncional.


Da mesma forma, use esse mesmo pensamento na hora de escolher os materiais usados, assim, procure optar pelos duráveis e de qualidade, que você tem certeza que vão resistir ao desgaste ao longo dos anos, evitando a necessidade de reformas frequentes e, assim, o constante gasto de dinheiro e energia. Realizando essa projeção para o futuro, você poderá garantir que seu lar permaneça sempre funcional, confortável e esteticamente agradável. 


2. Entenda o que reformar na casa e procure inspirações


Antes de mais nada, é fundamental decidir o que precisa de mudança na casa ou apartamento. No caso de manutenção, como pequenos reparos ou pintura, uma boa dica é fazer uma lista dos problemas encontrados. Porém, caso o intuito seja realizar uma reforma estrutural, o olhar precisa ser mais técnico. Com isso, é essencial consultar um arquiteto ou um engenheiro civil para se assegurar que todas as modificações planejadas são seguras e viáveis. Eles ainda poderão te orientar sobre a remoção de paredes, a alteração de layout ou a inclusão de novos elementos arquitetônicos.


Com o objetivo da reforma no seu imóvel definido, agora é hora de procurar por inspiração. Com sorte, a era digital nos oferece uma grande variedade de ideias para reformar um imóvel. Sites como Pinterest, Instagram e blogs de decoração são algumas opções de fontes muito boas para quem busca estilos diferentes e tendências do momento. Por isso, recomendamos que você crie uma pasta ou álbum virtual onde você possa salvar as imagens que mais te agradam, o que facilitará na hora de mostrar ao profissional o que você deseja ou até mesmo discutir as ideias com a família.


3. Faça um planejamento bom e detalhado


Um bom planejamento é aquele que conta com todas as etapas da execução da reforma em detalhes. Por isso, procure descrever o objetivo final da reforma e os materiais necessários para desenvolvê-la. Além disso, esse planejamento detalhado ajudará a prever os custos, o que é essencial para garantir que tudo saia como você deseja. 


Dessa forma, fazer um orçamento com mais de um fornecedor e profissionais pode te ajudar a avaliar a opção com melhor custo-benefício. É muito comum que, ao decorrer da reforma, seja necessário despender mais dinheiro do que o inicialmente previsto, por isso, é importante se certificar de ter uma reserva financeira antes de começar as mudanças.


4. Tenha conhecimento das normas e das regulamentações locais


Este é outro passo imprescindível se você deseja ter um processo de reforma tranquilo e rápido. Isso porque, dependendo do tamanho da sua reforma, talvez seja necessário obter licenças e autorizações antes mesmo de começar. Por isso, procure se familiarizar com as leis e os regulamentos locais sobre construção e reformas. 


Esse passo será essencial principalmente no caso de imóveis em condomínios, onde alterações estruturais podem acabar impactando outros moradores. Ao se certificar de ter cumprido todas as regras, você evitará problemas legais e ter garantias de que sua reforma atende aos padrões de segurança exigidos.


5. Conte com profissionais de confiança neste processo


Para realizar uma reforma bem-sucedida, é importante que você possa contar com uma equipe de confiança. Por isso, antes de contratar qualquer profissional, faça uma pesquisa cuidadosa e escolha profissionais com boas referências no mercado e com experiência comprovada, de preferência. Se possível, procure visitar projetos anteriores realizados por eles ou solicite indicações de clientes anteriores.


Além disso, lembre-se de que a comunicação é a chave para uma reforma tranquila e bem-sucedida, por isso, procure escolher alguém com quem você se sinta à vontade para discutir suas ideias e preocupações. 


A reforma da nossa casa é um processo importante e deve ser feito com muito cuidado e atenção. Por isso, se você precisa de dinheiro para dar esse passo, considere o crédito com garantia! Nesse caso, você pode colocar seu imóvel como garantia para obter um empréstimo com juros mais baixos e prazos mais longos. 


A Nova Época Imóveis espera que você tenha gostado das nossas dicas e que elas tornem o processo de reforma do seu lar mais tranquilo, seguro e rápido! Não deixe de nos acompanhar no blog e nas redes sociais para mais conteúdos que podem te ajudar em vários processos relacionados ao mercado imobiliário
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":