Dicas importantes de como dividir o quarto de casal com um bebê recém-chegado

04/04/2024min de leitura

A chegada de um bebê costuma trazer muitas mudanças não apenas na vida da mãe e do pai, mas também em toda a rotina da casa, o que inclui alterações na infraestrutura do imóvel. Por isso, é preciso abrir espaço ou adaptar o ambiente para receber o novo membro da família. Pensando em amenizar o cansaço da nova rotina, muitos pais de primeira viagem optam por dividir o quarto de casal com o bebê.


Um dos temas mais polêmicos quando o assunto é a chegada de um bebê diz respeito à cama e ao quarto compartilhados. Esses ambientes compartilhados costumam facilitar a amamentação do bebê, além de ajudá-lo a dormir e permitir o monitoramento durante a noite para garantir sua segurança. Algumas pesquisas até mesmo indicam que esse compartilhamento de quarto possui suas vantagens.


A Nova Época Imóveis já deu dicas aqui de como montar um quarto compartilhado entre irmãos, mas você sabe como adaptar o seu quarto de casal para o bebê recém-chegado? Afinal, como deve ser feita essa adaptação para tornar o ambiente seguro e confortável para os pequenos? Se você ficou curioso para saber mais, continue por aqui, pois trouxemos dicas que vão te ajudar a dividir o quarto de casal com o bebê sem que o ambiente perca a beleza e o conforto na decoração!


Como adaptar o quarto de casal para acomodar um recém-nascido?


1. Faça uma setorização no espaço


Ao pensar em como fazer o layout de um quarto de casal compartilhado com um bebê, o primeiro passo é setorizar o ambiente e eleger um espaço para o bebê e outro para os pais. O ideal é colocar um berço e uma cômoda lado a lado para otimizar o espaço em momentos como a troca de fraldas, por exemplo. Essa setorização pode ser feita com a ajuda de estantes, que não obstruem a visão.


Além disso, o cantinho da amamentação deve ficar no espaço destinado ao bebê, mas deve ser possível manter comunicação com quem estiver na cama. Esse espaço também deve ser bem iluminado; para isso, você pode usar um abajur próximo à poltrona de amamentação.


2. Mantenha a harmonia no espaço


Seja o quarto que vai ser compartilhado com o novo membro da família grande ou pequeno, é importante apostar em mobiliário que tenha as mesmas cores, que podem estar em tons diferentes, ou cores ao menos similares para manter a harmonia visual. Além disso, é importante usar o mesmo estilo para criar uma unidade no quarto de casal e não parecer que o ambiente foi dividido ao meio, literalmente.


Por exemplo, você pode combinar o berço do bebê com o piso do quarto e os nichos que escolher pendurar nas paredes, seja de acordo com o material ou com as cores usadas.


3. Adicione toques de personalidade em cada canto


Um quarto compartilhado entre os pais e o filho recém-nascido não deve ser nem tão adulto nem tão infantil; o meio termo é o ideal na hora de decorar um ambiente assim. Por isso, procure escolher objetos que vão conferir personalidade tanto ao cantinho dos pais quanto ao cantinho do bebê.


Você pode combinar um piso mais neutro, como a madeira, com um item de decoração com um design mais adulto para a parede que fica no cantinho dos pais, que pode ser a da cama, por exemplo. Já no cantinho do bebê, que pode ficar na parede ao lado da cama dos pais para acesso mais rápido, você pode decorar com papel de parede, que vai ajudar a dar um ar mais infantil.


4. Prefira um berço portátil


Dependendo do espaço disponível no quarto, uma boa opção é colocar um berço portátil ao lado da cama do casal. O mini berço é uma excelente solução para compartilhar o ambiente do quarto de casal, uma vez que é ideal para ajudar na fase de transição do recém-nascido para o seu próprio quarto. Existe ainda o mini berço camping, que conta com rodinhas, além de ser desmontável e poder ser levado para qualquer lugar dentro ou fora da casa.


No entanto, caso você tenha mais espaço disponível, também existem soluções que garantem mais privacidade, como colocar uma cortina ao redor do cantinho do berço ou outro elemento divisório, como um biombo ou um móvel.


5. Use móveis com dupla funcionalidade


Esta é sempre uma dica muito importante, mas ela é especialmente relevante para pais que compartilham o quarto com seus bebês. Isso porque é importante otimizar o espaço, e é possível fazê-lo com móveis que podem ser usados tanto pelo bebê quanto pelos pais. Você pode até mesmo usar uma cômoda que já existia no quarto de casal, colocando nela o trocador do bebê que pode compartilhar espaço com os acessórios da mãe.


Além disso, a mesma poltrona usada para amamentar pode ser usada como espaço de leitura; basta escolher uma que seja bem confortável.


6. Combine as roupas de cama


Ao pensar em elementos que ajudam a decorar um ambiente, a roupa de cama certamente já foi levada em consideração, uma vez que é ótima para dar personalidade ao ambiente. Uma boa dica para pais que compartilham o quarto com seus bebês é usar cores parecidas na cama e no berço para que a combinação seja bem harmônica.


Gostou das nossas dicas? A Nova Época Imóveis espera que elas ajudem no caso de pessoas que pensam em compartilhar um quarto de casal com o bebê recém-nascido. Não deixe de nos acompanhar aqui pelo blog e pelas nossas redes sociais para mais dicas sobre decoração, mercado imobiliário e muito mais!

 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":