Dicas importantes de como gerenciar as áreas comuns em condomínios

17/03/2023min de leitura

A administração de um condomínio costuma ser complicada por envolver diversas áreas, como as atividades operacionais, gerenciamento dos colaboradores, contabilidade e manutenção. A Nova Época Imóveis já deu aqui várias dicas do que é preciso para uma gestão de condomínio mais eficiente e um dos principais fatores para isto é a administração das áreas comuns do empreendimento, afinal, para uma gestão eficiente é importante que os condôminos estejam satisfeitos. 


Assim como a gestão do condomínio, gerenciar as áreas comuns de uma edificação não é uma tarefa fácil, afinal, a convivência entre várias pessoas diferentes pode ser difícil e gerar queixas de perturbação por barulho, de falta de boas condições nas áreas comuns e até mesmo conflitos entre vizinhos. O que muitos síndicos se perguntam é: como evitar esses tipos de problemas? Tendo esse cargo, o síndico deve sempre ficar atento e disposto a promover o bom relacionamento e bem-estar entre os condôminos.


Para ter sucesso no gerenciamento de espaços comuns em um condomínio, é importante investir em planejamento e manter rotinas de controle para que tudo possa funcionar como deve. Pensando nisso, a Nova Época Imóveis preparou esse post com dicas práticas e imprescindíveis para tornar os espaços comuns do condomínio mais agradáveis para o convívio, além de mantê-los limpos, organizados e em boas condições. Em caso de dúvidas ou para mais informações fale com um dos nossos corretores! 


Por que é importante preservar as áreas comuns do condomínio?


Antes das dicas, vamos falar um pouco sobre a importância de manter as áreas comuns do condomínio sempre preservadas. Ter as áreas comuns do condomínio em bom estado é o que vai ajudar a trazer um bom reflexo da administração. Por isso, o síndico deve sempre prever melhorias e fazer orçamento de manutenções para demonstrar cuidado com o prédio, agregando, também, mais valor ao seu trabalho, já que essas mudanças os condôminos conseguem ver.


Além disso, é o que ajuda a conquistar novos moradores, já que a primeira impressão é a que fica. Nesse contexto, quando potenciais moradores forem visitar o condomínio, poderão perceber que é um espaço organizado que qualquer um gostaria de morar. Ou seja, cuidar bem das áreas comuns do condomínio vai ajudar a valorizar suas unidades, possibilitando até mesmo aumentar o preço da venda ou locação, assim como da manutenção do edifício.


A economia a longo prazo é outra vantagem de manter as áreas comuns de um empreendimento sempre preservadas, pois, fazendo manutenções periódicas, é possível evitar que problemas maiores apareçam. Não se esqueça que é imprescindível que todas as ideias de alterações em condomínios sejam levadas para as assembleias para a aprovação geral dos condôminos, assim, tudo pode ser feito com equilíbrio.


Dicas para gerenciar as áreas comuns do condomínio


1. Organize um agendamento para uso


Um cuidado importante ao fazer a gestão de espaços comuns é procurar estabelecer uma organização no agendamento do uso. Por isso, o síndico deve prestar muita atenção nas reservas para evitar problemas, como reservar o mesmo espaço para mais de um evento na mesma data ou até mesmo em horários próximos, o que pode acabar causando dores de cabeça tanto para moradores quanto para visitantes. 


Além disso, é importante, ainda, estabelecer um prazo máximo para o uso das áreas comuns e incentivar que os moradores façam suas reservas com antecedência para que o condomínio tenha tempo suficiente de se planejar. Manter os cronogramas sincronizados pode ser mais fácil quando se faz o uso de ferramentas como o Trello ou até mesmo planilhas do Google, elas facilitam trabalhos em equipe.


2. Estabeleça regras de uso


Para evitar problemas com o gerenciamento de áreas comuns do condomínio, é preciso estabelecer regras para o uso do local. Com isso, os moradores vão saber exatamente seus direitos e deveres ao agendar o espaço. Por exemplo, nas áreas de lazer a atenção deve recair para a presença de crianças. Nesses casos, é melhor conferir que os pequenos sempre estejam acompanhados de pais ou outro responsável. O mesmo vale para animais de estimação.


Outro fator importante é gerir os espaços destinados à prática de esportes. Academias, piscinas e quadras precisam ser monitoradas constantemente para se ter certeza de que as normas de higiene e de segurança sejam respeitadas nesses espaços. Além disso, as piscinas precisam sempre contar com um salva-vidas, que tem presença obrigatória, e as academias precisam ser monitoradas por um profissional de Educação Física. 


3. Direcione os funcionários


Treinar, orientar e direcionar os colaboradores de um condomínio em relação às regras do uso das áreas comuns é outro fator muito importante para manter a organização nesses espaços. Assim, pode-se garantir o uso das áreas comuns da maneira correta. Além disso, reforce aspectos de segurança e esteja disponível para possíveis dúvidas. 


É imprescindível que todos os colaboradores saibam exatamente quais são suas responsabilidades e como devem se comportar em casos de eventuais problemas entre os moradores. Agentes de segurança e profissionais de portaria também precisam ser treinados para prestar quaisquer esclarecimentos necessários e para orientações. O uso da força, caso necessário, só deve ser autorizado em último caso e, preferencialmente, com apoio policial. 


4. Fique atento à limpeza


A preservação dos espaços de acordo com as boas práticas de higiene também passam pela gestão da área comum em condomínio. Nesse contexto, é importante ter atenção à limpeza e conservação dos equipamentos, móveis e afins das áreas comuns. Estabelecer regras para o uso do espaço compartilhado deve ter, também, uma especificação de quem é o responsável pela limpeza depois de um evento. 


É importante, ainda, definir se haverá ou não cobrança de taxa para limpar os espaços depois do uso por um condômino. Por se tratarem de locais com maior dificuldade de manter o controle, é importante manter a atenção redobrada por parte das equipes de limpeza. Por isso, não é exagero realizar faxinas diárias e, dependendo do volume de pessoas, até mesmo realizar duas ou mais sessões de limpeza por dia. 


5. Dê limites para os espaços reservados
Uma boa gestão e organização das áreas comuns em um condomínio também vai passar pela delimitação dos espaços da reserva. Ou seja, é importante deixar definido, de forma clara, o que é de uso exclusivo de quem fez o agendamento para realizar um evento e o que pode ser usado por outros condôminos no período da reserva. Isso vai ajudar a evitar conflitos e reclamações entre os moradores.


Além disso, o salão de festas merece uma atenção especial. Por isso, o síndico precisa prestar atenção ao que diz respeito à agenda, como dissemos mais acima. Isso porque salões de festa podem ser um potencial foco de conflitos, principalmente por questões como ruídos, por exemplo. Caso outros espaços, que ficam normalmente abertos, precisem ser fechados para uso exclusivo, procure deliberar sobre em assembleia antes, assim, todos ficam cientes das chances de encontrar uma área comum fechada, em caso de reservas. 


Saber gerenciar as áreas comuns em um condomínio ajuda e muito a manter o bem-estar dos condôminos e a garantir perfeitas condições para equipamentos e espaços. A Nova Época Imóveis espera ter ajudado, com essas dicas, a manter a organização e a gestão eficiente do seu condomínio! Para mais conteúdos como este não deixe de acompanhar nosso blog
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":