Dicas importantes de como reduzir custos no seu condomínio

28/06/2023min de leitura

É de praxe síndicos estarem sempre buscando maneiras diferentes de diminuírem custos no condomínio, afinal, o equilíbrio financeiro é uma parte fundamental da gestão de um condomínio e ele passa diretamente por práticas mais econômicas. As despesas são das mais variadas, desde conta de energia até a manutenção geral. Cada um desses destinos para o dinheiro do caixa será indispensável para uma boa qualidade de vida aos moradores.


Mas sabia que há como gerar um impacto menor no orçamento do condomínio? O primeiro passo é identificar todos esses custos para que sua administração tenha tudo devidamente registrado, evitando surpresas que possam impactar negativamente o caixa. Em seguida, o próximo passo é estabelecer novas práticas e intervenções que ajudem a resultar em economia. 


Quer mais dicas para conseguir uma boa economia nas despesas do condomínio? Então vem com a Nova Época Imóveis que a gente te explica! Aqui vamos enumerar algumas formas de como reduzir os custos no seu condomínio sem sacrificar a qualidade de vida dos moradores. Em caso de dúvidas ou para mais informações fale com um dos nossos profissionais e para mais informações ou dicas importantes do mercado imobiliário não deixe de acompanhar nosso blog!


Quais os principais gastos de um condomínio?


Para funcionar adequadamente, todo condomínio tem seus gastos comuns, desde seu funcionamento básico até a manutenção, tudo gera gastos. Porém, nem sempre o síndico e a administração conseguem identificar os gastos de forma precisa. Por isso, separamos aqui os principais e o que caracteriza o consumo desses recursos:


Energia


Provavelmente um dos maiores gastos do condomínio é a energia, afinal, ela é consumida ininterruptamente. As luzes do corredor, o elevador, a portaria eletrônica, as câmeras, o portão da garagem e muitos outros recursos consomem energia a todo momento. O mais ideal aqui é que todos esses pontos sejam devidamente identificados para, caso possível, mecanismos que ajudem a reduzir a conta de luz possam ser implementados.


Água


Outra importante fonte de custos que um condomínio tem é o consumo de água. Isso porque a água é outro recurso que também é usada com muita frequência, por exemplo, na limpeza do condomínio. Esse é um custo inevitável, já que manter tudo em ordem e devidamente higienizado é uma exigência e imprescindível para a melhor qualidade de vida dos moradores.


Manutenção


A manutenção também é um fator fundamental e sempre estará constando nos custos, às vezes com mais frequência, em outros momentos mais recorrente. Por exemplo, no caso de elevadores, a manutenção costuma ser frequente e o custo é identificado. Em determinados casos, são intervenções emergenciais, o que demanda que uma reserva de emergência esteja disponível. 


Mão de Obra


Par que um condomínio funcione de maneira adequada, é importante ter alguns funcionários. Às vezes, essa mão de obra pode gerar encargos trabalhistas quando existe vínculo comum de CLT, podendo ser zeladores, porteiros ou outros profissionais indispensáveis, dependendo do condomínio. Esse é um dos custos necessários que influenciam no bom funcionamento do empreendimento.


Por que é importante reduzir os gastos do condomínio?


Os gastos são um dos principais fatores que vão incidir no valor do condomínio e podem deixá-lo caro. Em outras palavras, casos os custos subam, o valor do condomínio aumentará. Isso também afetará diretamente a alta inadimplência dos moradores. Mas o que acontece quando a inadimplência sobe? Nesses casos, os condôminos que pagam em dia assumem o valor em aberto.


Isso acontece para não faltar dinheiro para pagar as contas. Logo, quando os custos de um condomínio são muito altos, pode-se dizer que ele vira uma bomba-relógio. 


Dicas para reduzir custos no condomínio


A redução de custos no condomínio é um assunto que síndicos estão sempre interessados em saber mais sobre. Mesmo com tantos gastos, a maioria indispensáveis, é possível intervir com boas práticas, costumes que geram impactos menores no caixa e novas tecnologias. Agora falaremos um pouco mais delas:


1- Faça a manutenção preventiva


Como o próprio ditado diz, é melhor prevenir do que remediar. Por isso, não deixe de realizar preventivamente a manutenção de todos os sistemas e equipamentos do seu condomínio, afinal, situações emergenciais têm um impacto muito maior no orçamento, uma vez que não estavam nos planos. Em certos casos, ainda é necessária a troca total do equipamento, o que sairá ainda mais caro. 


2- Planeje seus custos


Essa é uma dica simples, mas com grande valor. Muito da falta de controle do volume de custos de um condomínio acontece por conta da falta de um planejamento adequado. Por isso, o síndico deve registrar, sem exceção, todas as despesas geradas, das menores até as maiores. Uma rápida observação pode ajudar a identificar o que tem gerado mais gastos e, a partir disso, será mais fácil trabalhar em mudanças, buscar reduções e fazer cortes.


3- Adéque as instalações à tecnologia


A tecnologia é uma grande aliada do homem e recorrer a ela é uma boa saída para ter custos reduzidos. Por exemplo, porteiros podem ser substituídos por portarias eletrônicas, deixando somente zeladores como peças importantes do condomínio, assim como equipamentos antigos podem ser substituídos por versões mais novas. Isso ajudará a diminuir o consumo de energia, além da diminuição considerável da necessidade de manutenção.


4- Terceirize os serviços


Se você precisa de inúmeros funcionários no condomínio, é possível terceirizar alguns dos serviços. Para isso, é importante entender o ônus que eles geram e o quanto a terceirização custará para o orçamento. Em diversas ocasiões, terceirizar é uma saída mais barata e igualmente eficiente. Por isso, procure avaliar quais atividades podem ser direcionadas a empresas especializadas e reduza custos com mais facilidade. 


E quando o síndico não conseguir reduzir os gastos do condomínio?


Nem sempre o síndico conseguirá olhar tudo isso sozinho, principalmente porque exige tempo e experiência para identificar os pontos que afetam os custos. Nesses casos, a melhor alternativa é contratar uma empresa especializada em administração de condomínios para auxiliar na gestão. Os profissionais especializados vão ajudar a tornar esse trabalho mais assertivo. 


A Nova Época Imóveis espera que você tenha entendido a importância da redução de custos em um condomínio, mas caso restem dúvidas fale com um dos nossos corretores, eles estão sempre à disposição para ajudar com o que você precisar!
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":