Dicas importantes para preservar as plantas na sua casa

21/07/2022min de leitura

A Nova Época Imóveis já falou em outros posts aqui no blog sobre as vantagens de adotar plantas na sua casa ou apartamento para a sua qualidade de vida, mas nem todo mundo é expert em paisagismo e cultivo de plantas ou flores e nem precisa ser para adotar um pouco de verde em casa! As plantas, além de serem um dos itens mais baratos quando o assunto é decoração, também são os mais bonitos, porém, para adotá-las é preciso reservar um pouco de tempo para cuidar e preservá-las.


Já faz alguns anos que ter plantas em casa se tornou uma forte tendência comportamental e, por isso, se torna cada vez mais importante falarmos sobre os cuidados que devem ser tomados quando decidimos adotá-las no nosso lar. O cuidado com as plantas deve ser rotineiro e precisa ser feito de acordo com a espécie de planta que você escolheu, além do incremento de algumas dicas que podem se mostrar muito úteis na hora do seu cuidado. 


Para desfrutar de todas as vantagens que a presença das plantas traz para o seu lar, como a purificação do ar, que ajuda a diminuir o número de doenças respiratórias, é importante que elas estejam vivas e saudáveis. Além do cuidado do dia a dia, você ainda deve se atentar a outras questões importantes para a sobrevivência das plantinhas, como na hora de plantar a semente ou mudá-la na terra. 


Se você é um fã das plantinhas e está pensando em adotar algumas na sua casa ou apartamento, mas não tem muito conhecimento de jardinagem ou paisagismo, chegou ao lugar certo! A Nova Época Imóveis preparou esse post especialmente para os amantes de plantas que têm algumas dúvidas sobre como cuidar. Aqui vamos listar algumas dicas valiosas que vão te ajudar a preservar suas plantinhas, deixá-las mais coloridas e cheias de vida. Para mais dicas de decoração não deixe de conferir nosso blog!

 

Cuidado com o espaço e o ambiente para cada espécie


A primeira dica da nossa lista é essencial para manter as plantas vivas e saudáveis. Antes de comprar qualquer espécie de planta ou flor, é recomendado que você pergunte ao floricultor qual o local mais indicado para mantê-la, se é em um lugar seco, úmido, com muita incidência de luz solar ou pouca, se precisa de mais ventilação ou menos e qual a temperatura média em que ela se sustenta.


Todas essas informações vão interferir no tempo de vida da plantinha. Ou seja, não adianta você comprar uma rosa, por exemplo, e colocá-la em uma sala escura, fechada, sem sol e sem iluminação nenhuma, pois ela morrerá em poucos dias. Cada espécie tem seu local ideal, lembre-se disso antes de mais nada.


Escolha o vaso certo para o tipo da planta


Outra dica fundamental não só para preservar as plantinhas, mas para dar melhores condições de vida para elas é a escolha do vaso certo para cada planta. Dependendo da espécie de planta que você escolher, o vaso pode ser muito pequeno para suas raízes e, se não for trocado por um maior, a planta não terá espaço suficiente para se desenvolver e isso pode ocasionar sua morte. Além disso, é importante também que o vaso tenha furos na parte interior, para que o excesso de água possa ser drenado e a planta não se “afogue”.


Por isso, antes de escolher qual planta você quer colocar dentro de casa, é essencial que você pesquise sobre ela e, depois de escolhida, verifique se suas raízes estão visíveis ou se envolvem todo o interior do vaso, pois é um sinal de que está na hora de replantar. Nesse momento, é recomendado que você procure por um vaso maior do que o anterior e se certifique de que ele possui um furo na parte inferior para ajudar na drenagem. 


A rega regular é essencial para preservar as plantas


Muitas plantas gostam e precisam de umidade, não apenas nas raízes, mas nas folhas também. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que as plantas exigem regras diferentes, regá-las diariamente não significa que elas não vão morrer, pois acredite, as plantas podem morrer pelo acúmulo de água, que afoga suas raízes e impede o crescimento. A melhor opção aqui é procurar regá-las com um pulverizador à distância, o que vai garantir que todas as folhas recebam um pouco de água, sem excessos. Uma boa sugestão é criar um cronograma de rega para garantir que as plantinhas receberão a quantidade adequada no tempo certo. 


No entanto, essa dica não se aplica para todas as espécies de plantas, por isso, não deixe de pesquisar o que cada uma precisa para se manter viva e saudável. Uma dica para quem não sabe qual a média de dicas ideal para a rega é colocar o dedo na terra e sentir, caso esteja muito seca é preciso regar mais constantemente, caso contrário, se estiver úmida e barrosa, é preciso diminuir a quantidade de água. Outra dica importante é tirar a água que fica acumulada no pratinho do vaso para evitar que suas raízes apodreçam. 


Preste atenção na adubagem e no tipo de terra


Outro fator importante para manter a qualidade de vida da sua plantinha e fazê-las durar mais é o tipo de terra e o adubo usados no seu plantio. Restos de alimentos, por exemplo, podem ser bons para algumas espécies e péssimos para outras. Plantas maiores costumam aceitar mais esse tipo de adubo, já as de porte menor precisam de algo mais específico para manter a espécie viva. 


Além disso, o tipo de terra usado vai variar de acordo com a espécie de planta e o porte escolhido. Geralmente, as embalagens de terra costumam vir identificadas para qual espécie de planta e solo ela é adequada, por isso, fique atento também na hora de comprar a terra ideal para suas plantinhas! E lembre-se: não adianta comprar o maior saco de terra para aproveitá-lo em todas as plantas se elas são de espécies diferentes e exigem tipos de solo diferentes. 


Procure manter as plantas limpas


O que muitas pessoas não sabem é que o acúmulo de poeira nas folhas da planta pode prejudicar sua respiração, por isso, é muito importante procurar manter as folhas sempre limpas. O mais recomendado é que você o faça com um pano de microfibra levemente úmido, porém, um pedaço de papel úmido também vai funcionar nesse caso. 


Essa é uma tarefa que exigirá muito cuidado e um pouco mais de atenção do que as outras, pois todas as folhas precisam ficar limpinhas e, por serem sensíveis e finas demais, nessa tarefa você terá que ter a mão leve. 


Cuidado com a iluminação nas plantas


Mesmo que você escolha uma espécie que não precise de tanta luz solar, é indicado que ao menos uma parte do dia você a deixe em contato com o sol, pois isso faz bem para as flores e folhas. Também é importante que você esteja preparado para testar diferentes janelas e salas para ver em qual ambiente a planta se sente e se adapta melhor. Não esqueça de tomar cuidado ao mover a planta de um lugar com pouca luz para um com alta intensidade, pois as folhas podem acabar se queimando! 


Viu como não é tão difícil nem trabalhoso adotar uma plantinha em casa? Além de embelezar o ambiente de maneira natural, elas ainda contribuem para nossa saúde e bem-estar! A Nova Época Imóveis espera que você tenha gostado das dicas e não esqueça de dar uma olhada no nosso blog e nas redes sociais, temos muitas outras dicas de decoração! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":