Dicas indispensáveis para manter seu apartamento sempre protegido

07/12/2022min de leitura

Sabemos que quando o assunto é escolher um lugar para morar, a segurança é um dos principais fatores a serem analisados e, ainda que muitos empreendimentos atualmente ofereçam a mais sofisticada proteção para seus moradores, nem sempre nos sentimos completamente seguros em nosso apartamento. Implementar medidas de segurança para manter seu apartamento protegido e usar sistemas ou dispositivos de segurança doméstica pode parecer um pouco assustador. 


Para quem não está pronto para recorrer a medidas tão drásticas ou não se planejou financeiramente para tal, existem muitas opções de segurança doméstica mais econômicas disponíveis no mercado, desde monitoramento por câmeras de segurança até fechaduras inteligentes. Essas opções de segurança vão ajudar a te dar a tranquilidade necessária dentro de casa, especialmente no caso de famílias com crianças.


Principalmente nos grandes centros urbanos, a segurança de um apartamento costuma ser maior do que a de uma casa, devido à própria forma de construção e pela circulação de mais pessoas pelo local. No entanto, isso não significa que um apartamento esteja livre de riscos e, apesar de suas características, existem alguns cuidados a serem tomados para aumentar a segurança do nosso lar, tanto em relação à violência externa quanto aos riscos internos de possíveis acidentes domésticos. 


Como é sempre nossa prioridade manter nossa família e propriedade seguras, a Nova Época Imóveis achou importante trazer algumas dicas fáceis e práticas que vão te ajudar a aumentar a segurança dentro do seu apartamento! Para mais dicas e informações sobre assuntos domésticos e do mercado imobiliário não deixe de conferir nosso blog, ele está cheio de conteúdo muito interessante que pode te ajudar de diferentes formas em diferentes situações!


1. Invista em um bom sistema de segurança eletrônico


Assim como em vários outros aspectos da nossa vida, a tecnologia tem favorecido e muito a criação de várias ferramentas voltadas para a segurança dos lares, como alarmes que podem ser acionados remotamente, monitoramento 24h, botões de pânico que acionam a polícia quase que imperceptíveis, circuito interno de TV, entre outros. 


Atualmente, vários sistemas já são integrados com empresas de vigilância e até mesmo diretamente com a polícia da local, auxiliando na agilidade para resolver problemas caso o local seja invadido, por exemplo. Nesse cenário, vale à pena pensar em implantar um desses recursos no seu lar, garantindo o conforto e tranquilidade de todos os moradores.


2. Procure usar uma fechadura eletrônica


Atualmente, também com a ajuda do avanço da tecnologia, já existem fechaduras digitais que ajudam a diminuir os riscos de assalto em um apartamento. Por isso, para quem quer diminuir os riscos, elas são ideais. Para quem ainda não está familiarizado com o assunto, esse tipo de fechadura é superior às fechaduras normais por dificultar consideravelmente que qualquer um arrombe a porta.


Diferente das normais, não é possível usar truques com grampo para abrir a fechadura digital, sua única interface física requer uma senha que permite que a porta seja destrancada. Com isso, mesmo que um desconhecido consiga entrar no prédio, seu apartamento estará seguro. A fechadura eletrônica também protege contra o uso de chaves mestras. Essa é uma das principais tecnologias de segurança nas férias, permitindo que você se ausente tranquilamente. 


3. Troque trancas e fechaduras


Essa é uma dica importante principalmente para quem está se mudando para um novo imóvel, sendo um item de grande importância para garantir a segurança do seu lar e da sua família. Isso porque não é possível ter certeza de que cópias não relatadas das chaves foram produzidas, assim, trocar as fechaduras pode ser necessário. 


No caso de apartamentos alugados, é importante informar, no ato da entrega do imóvel, que as fechaduras foram trocadas e guardar as fechaduras antigas para entregá-las para o locatário. Fechaduras eletrônicas, sejam elas por biometria, código ou por tags nf, são uma ótima escolha para aumentar a segurança do seu apartamento. 


4. Crie uma boa relação com os vizinhos


Pode parecer besteira, mas é importante participar das reuniões de condomínio, ainda que elas sejam vistas como atividades monótonas, para reforçar aos moradores a necessidade de permanecer sempre vigilante, além de ser uma ótima oportunidade de conhecer melhor o comportamento das pessoas que também moram no seu prédio.


Outra boa ideia é pedir ao síndico para distribuir lembretes com medidas de segurança, como a importância de sempre fechar as portas ao passar pela entrada do prédio, assim como propor medidas que ajudem a aumentar o bem-estar e a segurança de todos os moradores. Fique atento, pois o comportamento dos vizinhos pode influenciar diretamente quando o assunto é garantir a segurança do seu apartamento e da sua família.


5. Esteja sempre atento


Quando mudamos de uma casa para um apartamento, é comum relaxarmos quanto à segurança, afinal, por que trancar a porta do seu lar quando o condomínio tem porteiro, câmeras e é seguro? Muitas pessoas não acreditam que precisam fechar as janelas ou que não é necessário trancar o carro, com todas as medidas de segurança que o prédio já possui.


No entanto, esses tipos de pensamentos são pontos de vulnerabilidade que acabam diminuindo a sua segurança e da sua família dentro do condomínio. É importante compreender que a proteção oferecida pelo prédio é somente uma camada a mais, porém, não supre todas as necessidades de segurança. Por isso, é importante sempre ter atenção e procurar manter suas próprias medidas de segurança. 


6. Reforce as portas


Por último, mas não menos importante, evite ajudar o intruso a entrar pela porta da frente. Procure inspecionar todas as suas portas externas para se certificar de que as molduras das portas são fortes suficiente e é fundamental checar se as dobradiças estão protegidas. É comum que apartamentos em condomínios tenham uma segurança a mais, no entanto, não dê margem ao acaso, mesmo que uma vistoria necessite alguns minutos a mais do seu dia. 


Gostou das nossas dicas? A Nova Época Imóveis espera que elas te ajudem a garantir ainda mais segurança e conforto para sua família, além de paz de espírito quando você viajar! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":