Dicas infalíveis e práticas para desentupir a pia da cozinha

09/01/2023min de leitura

É bem provável que você já tenha passado por uma situação em que percebeu que a água não descia enquanto você lavava a louça. Essa pode parecer uma situação desesperadora, mas é possível de resolver e quando você conhece algumas manhãs e dicas fica mais fácil ainda! Para isso, você pode usar desde produtos específicos até itens que você já possui em casa, como sabão em pó, detergente e sal, por exemplo.


Uma pia entupida pode causar grandes transtornos, especialmente sendo na cozinha da casa. No entanto, infelizmente, essa é uma situação que acontece com mais frequência do que gostaríamos. Nem todo mundo tem muita afinidade com situações como essa, o que faz com que seja uma tarefa muitas vezes maçante de resolver. Mas não se preocupe, para nossa alegria existem soluções muito práticas e fáceis para desentupir a pia que vão tornar o processo bem menos complicado. 


Existem diferentes técnicas que mostrar o que traz melhor resultado, no entanto, nem todas surtem o efeito desejado. Pensando nisso, a Nova Época Imóveis resolveu trazer esse conteúdo com as melhores alternativas para você resolver esse problema na sua casa o mais rápido possível. Para mais dicas e informações, não deixe de conferir nosso blog, lá nós falamos sobre os mais diversos assuntos! 


Afinal, o que é bom para desentupir a pia da cozinha?


A pia pode entupir por diversos motivos diferentes, entre eles os restos de alimentos e gordura. Por isso, é importante usar produtos que consigam fazer uma limpeza profunda no cano. As possibilidades são inúmeras para isso e você pode usar: soda cáustica, detergente, refrigerante, bicarbonato de sódio ou até mesmo sabão em pó. 


O único cuidado indicado aqui é com a soda cáustica. Isso porque, em caso de pias com cano de PVC, esse produto nunca deve ser usado, pois ele pode corroer o escoamento e levar a um vazamento generalizado. Mesmo em caso de cozinhas em que o cano não seja de PVC, não é indicado usar soda cáustica várias vezes em pouco tempo, pois é um produto forte e que pode deteriorar qualquer material. 


Como evitar que a pia da sua cozinha entupa?


Imprevistos domésticos costumam acontecer com todos os lares, como o entupimento da pia da cozinha, por exemplo, mas existem algumas dicas que podem ser implementadas na sua rotina que vão ajudar a diminuir consideravelmente as chances de isso acontecer na sua cozinha. Algumas delas são:

 

  • Use filtros em todos os ralos da casa;
  • Limpe o sifão regularmente, sendo uma ótima dica para isso jogar água quente a cada 15 dias, aproximadamente;
  • Descarte sempre o óleo somente em locais específicos para isso, pois além de ser extremamente tóxico para o meio ambiente, também danifica e obstrui a tubulação;
  • Cuidado com o que você deixa cair no ralo e que passa pela tubulação da pia, pois alguns alimentos, como ossos, arroz, borra de café e casca de alimentos, por exemplo, podem danificar e entupir o cano e o resto da tubulação.

 

Quais cuidados devem ser tomados antes de realizar as técnicas de desentupimento de pia?


Antes de colocar alguma dessas dicas em prática, é importante tomar alguns cuidados para evitar possíveis acidentes. Um desses cuidados é ficar atento às orientações especificadas no rótulo do produto que você escolher utilizar para tal. Além disso, procure usar sempre equipamentos de proteção, como luvas, máscaras e óculos, antes de manusear materiais de limpeza para evitar contaminações.


No caso da tubulação e dos acessórios da sua pia serem feitos de PVC, evite usar a soda cáustica, pois, como dissemos mais acima, este é um material corrosivo e tóxico que pode estragar o PVC e, consequentemente, ocasionar vazamentos de grandes proporções do seu lar.


Como podemos desentupir a pia a cozinha?


Caso não tenha dado tempo de você usar alguma das dicas para evitar entupir a pia da sua cozinha e isso acabou acontecendo, fica tranquilo porque trouxemos algumas das melhores técnicas para desentupi-la de forma prática e rápida:


Use o desentupidor 


Para usar esse instrumento, deixe a pia com água suficiente para cobrir mais da metade da parte emborrachada do desentupidor. Posicione a parte da borracha sobre o ralo e faça movimentos rápidos para cima e para baixo. Caso a pia não desentupa com essa técnica, repita os movimentos com o desentupidor.


Essa costuma ser uma das primeiras técnicas a serem usadas nessa situação, afinal, todos temos um desentupidor em casa. Além disso, essa é uma solução prática que possui ótimos e eficientes resultados.


Desentupa com sal 


Outra dica valiosa que vai ajudar muito é desentupir a pia da sua cozinha com sal. Para isso, seque bem a pia e coloque bastante sal no ralo. Enquanto isso, ferva água e despeje no ralo coberto com sal. Feito isso, feche o ralo com um pano e faça pressão. Após, aguarde aproximadamente 1 hora antes de usá-la novamente. 


Detergente ou sabão em pó podem ajudar


Já esta técnica vai precisa de 5 litros de água fervidos. Com isso em mãos, adicione uma grande quantidade de detergente ou de sabão em pó e despeje no ralo da pia até que a água volte a escorrer normalmente. Feito isso, deixe correr bastante água pelo ralo para que todo o produto restante possa sair. 


Use soda cáustica


Para usar soda cáustica, você vai precisar colocar 1 xícara do produto no ralo da pia e, em seguida, jogar uma chaleira de água quente. Deixe a mistura agir durante a noite e, após, deixe correr bastante água pelo ralo para todo o produto que resta sair. Procure usar essa técnica em último caso e sem repetir muito, pois a soda cáustica é um produto tóxico e corrosivo. 


Não deixe, ainda, de seguir as orientações apontadas no tópico de “cuidados” e no rótulo do produto para evitar acidentes. 


Garrafas PET também são uma opção


Coloque água morna na pia para cobrir cerca de 4 dedos acima do ralo e adicione aproximadamente 100 ml de detergente. Após, pegue uma garrafa PET limpa e vazia e posicione seu bico em cima do ralo, de maneira que a garrafa fique de cabeça para baixo. Espere a água entrar na garrafa e aperte-a com força para a água sair com pressão em direção à tubulação entupida.

 

Use bicarbonato de sódio


Aqui, com a pia vazia, você vai jogar 1 copo inteiro de bicarbonato de sódio e 1 copo de vinagre em cima do ralo. Quando a mistura parar de borbulhar, jogue a água quente em cima do ralo e aguarde aproximadamente 15 minutos para agir. Caso seja da sua preferência, você pode colocar um pano em cima da mistura e aguardar 30 minutos antes de jogar a água.


Desentupa com refrigerante de cola


Para essa técnica, você vai precisar despejar uma garrafa de 2 litros de refrigerante de cola no ralo da pia da sua cozinha e esperar o líquido descer por completo. As substâncias presentes no refrigerante conseguem dissolver a gordura da tubulação e desobstruí-la. 


Use a ajuda de um arame


Caso o entupimento seja causado por resíduos tóxicos, essa técnica vai cair como uma luva! Pegue 3 arames com o mesmo tamanho e faça uma trança. Após, curve as 3 pontas em formato de gancho e enfie as pontas dentro do ralo o mais fundo possível. Com isso feito, puxe os resíduos sólidos que estiverem obstruindo a tubulação.


Viu como nenhuma das dicas é tão difícil assim? Agora que você sabe que esta situação não é um monstro de sete cabeças, a Nova Época Imóveis espera que nossas dicas te ajudem em momentos de tensão! E lembre-se, temos muitos outros conteúdos interessantes no nosso blog, não deixe de conferir. 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":