Dicas para casais que planejam morar juntos

15/05/2023min de leitura

Um dos passos mais importantes na vida é na hora de decidir morar com aquela pessoa especial, especialmente porque essa é uma drástica mudança de rotina. Antes de decidir qualquer coisa, é imprescindível que você leve algumas questões em consideração, para entender se é o momento certo e se a decisão valerá à pena, afinal, tudo na sua relação vai se modificar e ser impactado por essa decisão, até mesmo coisas que você nem imaginaria.


Gastos e planos, a rotina, o companheirismo, a proximidade, tudo vai entrar nessa equação que vai mudar completamente a dinâmica do relacionamento, por isso, essa não deve ser uma decisão tomada no impulso. Pensando nisso e como a Nova Época Imóveis está aqui para te ajudar com todas as questões que envolvem a compra e venda de um imóvel, achamos importante dar algumas dicas de quais pontos importantes devem ser considerados antes ir morar junto daquela pessoa especial e levar a relação para outro nível.


Para mais dicas ou informações sobre o mercado imobiliário, sobre decoração ou coisas do dia a dia, não deixe de conferir nosso blog! Lá temos tudo o que você precisa saber para se dar bem nesse setor do mercado ou caso você esteja procurando um lugar novo para morar, mas não sabe por onde começar, o que avaliar e como fazer esse processo. Nossos corretores também estão sempre à disposição para conversar e ajudar no que for necessário, fale conosco!


Qual a hora certa para morar junto?


Essa é uma pergunta quase que impossível de responder. Isso porque cada casal tem suas particularidades, seus processos e seu próprio tempo, por isso, não existe uma resposta certa para essa pergunta. No entanto, de maneira geral, podemos considerar que a partir do momento que as casas começam a se misturar, ou seja, que os pombinhos passem muito tempo juntos e comecem a juntar peças pessoais na casa um do outro, essa conversa pode começar.


Planejar a compra de um móvel que possa acomodar as coisas de ambos, planejar uma viagem grande, perceber que morar juntos vai ajudar a economizar mais do que em casas separadas, não ver mais sentido em ter dois imóveis separados, esses são mais alguns dos sinais que a conversa a respeito de morarem juntos pode começar a surgir.


O que considerar antes de decidir “juntar as escovas de dente”?


Morar junto é um passo muito importante no relacionamento e na vida dos dois envolvidos. Por conta disso, é importante lembrarmos que o amor é somente uma parcela do conjunto de fatores que devem ser considerados na hora em que o casal decide morar juntos. É importante ser o mais realista possível em relação à organização da casa, da divisão das tarefas e da divisão de despesas.


Além disso, a constante conversa sobre o que o casal entende por compartilhar a vida é fundamental para evitar frustrações desnecessárias. Uma boa ideia é entender a rotina de cada um para dividir as tarefas. Ao longo do tempo juntos, o casal aprende muito um sobre o outro com a convivência e isso também vale para o momento em que decidem juntar as escovas de dente. 


Dentro desse contexto, o importante é lembrar que muita coisa muda na vida de um casal a partir do momento que decidem morar juntos, especialmente se o casal ainda morava com os pais antes de tomarem essa decisão. Nesses casos, eles vão ter que aprender a administrar o lar juntos, dividindo tarefas para fazer compras, cozinhar, lavar as roupas e a casa, além de dividir as despesas e pagar as contas da casa.


No caso de um dos envolvidos no casal já morar sozinho e, assim, já saber o significado de todas essas responsabilidades, eles vão ter que se preparar para fazer concessões para ajustar o modo de viver sozinho ao modo de viver do parceiro. Essa é uma consideração importante a se fazer antes de tomar qualquer decisão!


Dicas importantes para casais que planejam morar juntos


1. Fiquem atentos à questão financeira


É importante em toda e qualquer união que existam acordos e, por isso, é muito prático e necessário que uma das primeiras questões a se considerar e conversar seja a situação financeira do casal. Logo, entenda se ambos estão profissionalmente estáveis, pois, caso não seja o caso, é importante ter uma reserva para garantir o pagamento de todas as despesas da casa por alguns meses. 


Fazer um planejamento tabelado de todos os gastos e de quanto o casal ganha pode ajudar e muito na hora de separar o dinheiro necessário para pagar as contas. Problemas financeiros são um verdadeiro estopim que podem resultar em uma crise num casal ainda em formação.


2. Tenham regras de convivência 
 

Outra dica importante que vai ajudar muito a tornar a convivência e o relacionamento saudáveis é estabelecer regras de convivência. Afinal, tudo o que é conversado antes ajuda a evitar muitos desentendimentos. Porém, mais importante que isso é existir a predisposição para cumprir os acordos, que podem ir desde pendurar a toalha molhada até o revezamento das tarefas domésticas.


Porém, estes acordos não se limitam somente a isso. É importante incluir nesses acordos o respeito à individualidade, visitas dos familiares e a liberdade de cada um para convidar amigos para frequentar a casa.


3. Diálogo é a palavra-chave


Como podemos perceber, antes de qualquer coisa acontecer, o diálogo é imprescindível. Isso é válido para todos os aspectos de qualquer relacionamento, mas principalmente quando os dois estão começando a cogitar morar juntos. É, sim, interessante contar com algumas regras de convivência, mas não significa que os acordos não possam mudar de acordo com o surgimento das necessidades.


Por conta disso, é fundamental que ambos tenham a liberdade de conversar sobre tudo quando forem morar juntos. Isso porque ambos precisam se sentir confortáveis em expressar suas vontades e até mesmo questionar algumas coisas que incomodem. 


4. Organizem as coisas e doem ou vendam o que não precisarem


Como os dois vêm de casas diferentes, com móveis e utensílios diferentes, é provável que ambos tenham algumas coisas repetidas. Por exemplo, vocês não vão precisar de duas camas, exceto caso tenham um quarto de hóspedes para colocar uma delas. É provável que não precisem de mais de dois guarda-roupas grandes, dependendo do tamanho, e bem provavelmente não vão precisar de duas geladeiras, dois fogões, dois conjuntos completos de facas ou dois micro-ondas.


Por isso, o momento em que vocês decidem morar juntos é um momento de conversar sobre o que vai ou não ficar na nova casa. Assim, vocês podem vender ou doar itens de decoração, móveis, eletrodomésticos repetidos.


5. Tenham cuidado com a bagunça


Essa é uma dica importante, principalmente se você é uma pessoa organizada e está dividindo seu lar com outra pessoa, ou seja, isso possivelmente irá abalar sua arrumação de algum jeito. Nesses momentos, seja paciente e converse com o outro sobre sua visão de organização e bagunça, assim, vocês podem criar alguns limites, alinhar opiniões e tornar a convivência mais tranquila. 


Caso você seja o desorganizado da relação, é importante entender que adotar novos hábitos e aprender que o seu espaço também é do outro agora e que sua bagunça pode prejudicar a qualidade de vida de quem compartilha o lugar com você podem ajudar muito a fazer a relação dar certo, sendo saudável. 


6. Escolham um imóvel que condiz com a rotina de ambos


Essa dica é importante: na hora de escolher o lugar onde você e sua outra metade vão dividir a vida, é fundamental considerar a rotina dos dois. Assim, vocês podem pensar no que é melhor para o casal, morar mais perto do centro do Rio, na Zona norte, sul ou oeste, de acordo com o trabalho de cada um. 


Tenha em mente que vocês vão precisar traçar prioridades da rotina de ambos e como é possível conciliar isso escolhendo determinado imóvel em determinado bairro.


A Nova Época Imóveis espera tornar sua primeira experiência dividindo o apê com aquela pessoa especial ainda mais agradável e positiva! Não esqueça de compartilhar esse post nas redes sociais para ajudar outras pessoas que podem estar precisando dessas dicas! 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":