Dicas para decorar seu imóvel gastando pouco

13/07/2020min de leitura

Comprar a casa própria ou se mudar são passos muito importantes, pois representam novas fases da vida, além de ser o investimento mais importante que você fará. Porém, muitas vezes, mesmo se planejando financeiramente e tendo ajuda do financiamento imobiliário, o orçamento pode ficar mais escasso na hora de decorar o imóvel.

Outra situação que pode acontecer é, vez ou outra, você sentir necessidade de mudar alguns ambientes ou o estilo do imóvel em que você mora. Os gostos mudam e nem sempre mudar de imóvel é a melhor ou a mais acessível das opções, por isso, mudar alguns ambientes pode te ajudar a se reconectar com o lugar.

Independente da situação em que você se encontra, a decoração pode ser um processo caro. O custo para incluir novos elementos pode extrapolar o orçamento que você tem disponível, tornando muitas ideias inviáveis.

Se você quer uma decoração que combine melhor com sua personalidade, mas falta tempo ou dinheiro para isso, é possível fazer uma decoração mais acessível com ideias criativas para que os cômodos que você deseja mudar fiquem ainda mais bonitos. Nesse caso, a internet é a saída mais simples.

Pensando nisso, a Nova Época resolveu fazer esse post com algumas dicas de decorações baratas e criativas, para que você tenha um lugar onde começar sua busca. Essas dicas incluem propostas para economizar sem perder a elegância e a atmosfera de um ambiente aconchegante. Vem ver como é fácil decorar seu imóvel sem gastar muito, basta ter paciência e criatividade!

1. Invista em acessórios

Investir em acessórios novos é uma ótima opção, além de sair bem em conta. Almofadas, por exemplo, normalmente são os primeiros itens que pensamos em mudar para renovar a decoração do ambiente.

Tapetes, porta-retratos, vasos de flores e quadros são outros exemplos de itens de decoração que podem ser encontrados por preços acessíveis e que podem te ajudar a mudar a ambientação dos cômodos de maneira rápida e prática. Os tapetes trazem aconchego ao ambiente, além dar mais graça ao espaço.

Além dessas opções, as tramas metálicas também estão ganharam muito espaço no universo da decoração e estão sendo muito usadas hoje em dia para substituir murais de recados e até mesmo porta-retratos. Por serem multiuso e baratas, elas valem à pena.

Lembre-se: caso você ainda não saiba, é importante lembrar que não é recomendável a escolha de tons muito escuros, pois eles podem escurecer o ambiente e dar a sensação de que o espaço é menor. Também é importante tomar cuidado com a combinação de cores entre os acessórios, principalmente se eles forem estampados.

2. Use itens que você já possui

Na hora de decorar um ambiente é importante ser criativo, ainda mais quando seu objetivo é gastar o menos possível. Uma ótima ideia, que além de barata é criativa e deixa o ambiente mais bonito, é fazer a reciclagem de alguns itens que você já possui em casa.

Com a ajuda da sua criatividade, é fácil aproveitar objetos que você já tem em casa e estão sem uso ou que iriam para o lixo. Caixotes e garrafas, por exemplo, se transformam em peças ótimas, com muito charme e personalidade, para sua casa.

Escadas velhas que já não têm mais uso também são ótimas opções de itens para decoração. Com elas e com algumas placas de vidro é possível fazer uma estante super moderna de maneira prática e rápida.

3. Use plantas em diferentes recipientes

A folhagem é uma técnica de decoração que torna o ambiente mais arejado e atraente. É praticamente impossível encontrar uma casa que não tenha uma flor ou qualquer tipo de folhagem decorando o interior. Para quem quer mudar o visual da casa sem gastar muito e com praticidade, adicionar folhagem é uma ótima opção.

Outra forma de acrescentar personalidade à sua casa é usar de diferentes tipos de recipientes para as plantas. Nesse caso, a reciclagem de objetos também é uma ótima ideia, já que garrafas PET, potes de vidro, embalagens de sorvete e objetos de cozinha que não têm mais uso são de grande utilidade.

Depois de comprar os arranjos e colocar as plantas nos devidos recipientes, basta distribuí-los pela casa em áreas que recebam um pouco de ventilação e luz naturais.

4. Faça prateleiras e móveis

As prateleiras são ótimas aliadas, pois além de ser suporte para muitos itens de decoração, elas também ajudam a organizar os ambientes, deixando tudo mais acessível e combinando com todos os cômodos da casa, da cozinha ao banheiro.

Além disso, as prateleiras ainda otimizam os espaços de qualquer ambiente, deixando o lugar mais bonito e charmoso.

Caso você não queira furar as paredes, outra ótima opção que cumpre as mesmas funções e são mais baratas são os caixotes de madeira. Eles podem ser usados como nichos e neles você pode guardar de garrafas de vinho a livros, por exemplo. Basta você empilhar os caixotes que é possível montar uma estante.

Blocos de concreto podem virar um lindo banco, sofá ou cama se usados de uma maneira correta e criativa. É uma maneira prática e barata de redecorar.

5. Usar itens verticais

Uma ótima estratégia para aproveitar o espaço que você tem para expor seus itens de decoração é usando itens verticais, ou seja, invista em peças que possam ser instaladas em diferentes pontos da parede.

Use sua criatividade para criar suportes de alumínio, uma prateleira de madeira, um conjunto de ganchos ou qualquer outro suporte que seja acessível para você. Todas essas opções são baratas e podem fazer milagres na decoração, principalmente de lugares pequenos.

O segredo desses itens é que, como não ocupam área de piso, eles aproveitam cada centímetro do espaço vertical, deixando o espaço mais bonito e ao mesmo tempo organizado.

6. Invista na iluminação

A iluminação é um dos pontos mais importantes da decoração, já que ela pode fazer toda a diferença no ambiente. Um bom investimento é em luminárias práticas, que te permitem muda-las de lugar ou de direção quando quiser. Assim, é possível acrescentar novos pontos de luz em qualquer lugar.

Esse tipo de item ainda permite que os focos de luz se adaptem ao layout do ambiente, ou seja, caso você queira trocar os móveis de lugar, a iluminação pode se adaptar conforme as mudanças feitas e você não perde nenhum ponto de luz.

Como vimos, é possível fazer uma decoração moderna e que combina com a sua personalidade mesmo com o orçamento baixo. Fique atento a todas essas dicas e, caso queira outras ideias, a internet é sua maior aliada nesse processo.

A Nova Época espera ter ajudado com essas ideias de decoração e aflorado seu lado criativo. Não se esqueça de visitar nosso site e conferir nossas ofertas!

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":