Dicas para otimizar o espaço do seu imóvel com móveis inteligentes

19/05/2022min de leitura

Com o constante crescimento das médias e grandes cidades urbanas, é normal que os espaços disponíveis estejam diminuindo, o que obriga as construtoras a diminuírem o tamanho dos apartamentos. Nesse cenário, os compradores, por sua vez, precisam buscar alternativas para otimizar o espaço e acabam optando pela compra de móveis mais funcionais, que ajudam a economizar bastante espaço.


Você está insatisfeito com o tamanho do seu apartamento, achando o espaço muito pequeno para suas necessidades e está procurando por soluções econômicas? Já pensou em otimizar seu espaço com móveis inteligentes? Afinal, você conhece os móveis inteligentes? Os fabricantes de mobílias, atentos a essa carência, fazem projetos cada vez mais funcionais e práticos.


Antigamente, os móveis eram fabricados para uma única e simples função. No entanto, com os imóveis, especialmente apartamentos, atuais perdendo cada vez mais espaço, a necessidade de adaptar toda a mobília, transformando-a em peças mais versáteis, práticas e de multiuso está cada vez mais aumentando. Com isso, é importante que você conheça essa nova tendência de decoração, especialmente se você precisa otimizar o espaço do seu lar.


Para saber mais a respeito desse novo tipo de mobília, que tem conquistado cada vez mais espaço no mercado, a Nova Época Imóveis trouxe esse post com tudo o que você precisa saber a respeito do assunto, além de mostrar como os móveis inteligentes podem fazer a diferença na sua vida! E para mais dicas de decoração e tendências do mercado imobiliário, não deixe de conferir nosso blog!


O que são móveis inteligentes?


Antes de falarmos sobre as vantagens de usar móveis inteligentes, especialmente em apartamentos compactos, é necessário entendermos eles exatamente. Os móveis inteligentes são projetados para servir espaços menores, apesar de também serem usados em ambientes mais amplos. 


Esses móveis surgiram com o objetivo de atender uma nova demanda na sociedade: os imóveis compactos. Nesse caso, os móveis inteligentes, também conhecidos no mercado como móveis multifuncionais, garantem um melhor aproveitamento de todo o espaço sem que seja necessário sacrificar o conforto dos moradores e muito menos o projeto decorativo do imóvel. 


Onde antigamente se via apenas uma cama, hoje se enxerga um móvel para dormir que também tem a função de armário, por exemplo. Resumindo, os móveis inteligentes otimizam espaços que até pouco tempo eram inutilizados, garantindo, assim, que os imóveis modernos sejam mais funcionais, práticas e confortáveis uma vez que você elimina a necessidade de ter vários móveis diferentes. Nesses casos, um único móvel pode ter a função de até três ou quatro móveis diferentes. 


Dicas de móveis inteligentes para otimizar o espaço da sua casa


1. Estante com multifunção


O primeiro móvel da nossa lista é a estante com multifunção, que tem como principal função a integração dos ambientes, ao passo que delimita espaços. Isso só é possível porque essas estantes funcionam como divisórias e, por conta da sua estrutura vazada, também podem ser usadas tanto de um lado do ambiente quanto de outro. 


Alguns projetos de estantes divisórias ainda incluem uma estrutura ideal para home office, com uma mesa acoplada de um dos lados. Essa é a solução perfeita para delimitar as áreas da sala e do quarto, por exemplo. 


2. Camas inteligentes


A cama deve ser um dos móveis que mais ocupam espaço em um apartamento, certo? No entanto, atualmente já existem ótimas soluções que aproveitam essa área que costuma ficar desocupada durante o dia. A ideia desse móvel é transformar sua cama em um outro móvel durante o período em que ela não será usada. Algumas opções são:

 

  • Camas retráteis – abrem espaço no ambiente e se transformam em outro móvel, como um sofá. O objetivo do móvel inteligente é aproveitar áreas e transformar o ambiente no que você quiser, como um home office, que é o caso da cama suspensa com um mini escritório embaixo;
  • Cama baú – possui um compartimento, abaixo do colchão, que pode ser usado para guardar o que você precisar por longos períodos de tempo;
  • Camas que podem ser erguidas e encostadas na parede – esses modelos podem ser transformados em painéis, divisórias e outras coisas que você precisar.


3. Mesas funcionais


A mesa extensora ou elástica é um modelo já muito conhecido no mercado. Ela é capaz de aumentar de tamanho e, assim, você pode reunir mais pessoas. É possível, ainda, acoplar mais uma parte do móvel de acordo com a sua necessidade. Existem, também, as mesas retráteis que costumam ficar presas à parede, ocupando espaço somente quando estão em uso, assim como as que se agrupam com bancos ou cadeiras.


Por fim, existem também as mesas de centro com gavetas, que são alternativas práticas e te permitem aproveitar o espaço para organizar alguns itens da casa, como documentos, cabos, entre outras coisas. Todas essas opções podem te ajudar a economizar bastante na área do imóvel. 


-4. Armários funcionais


Os armários funcionais podem ser usados tanto na cozinha como na área de serviço e podem ser encontrados prontos, podendo ser feitos sob medidas ou planejados. No entanto, aqueles já prontos, comercializados em lojas, têm preços mais acessíveis. Para cozinhas, você encontra armários que servem tanto para guardar e organizar vários itens quanto como um local diferente onde você pode encaixar o micro-ondas.


Já para a área de serviço, existem inúmeros tipos de armários bastante funcionais também. Estes móveis costumam ter altura suficiente para acomodar vários itens, como rodo, vassoura, materiais de limpeza, aspirador de pó, balde e até mesmo escada. Esse móvel permite que tudo fique bem organizado e que sua área esteja sempre clean. 


5. Mesa de escritório com estante


Esse móvel é uma ótima dica para quem ainda trabalha de home office ou no estilo híbrido, onde se passa bastante tempo trabalhando em casa. O móvel é uma pequena estante que vem com uma mesa acoplada. Atualmente já existem vários modelos no mercado em que o tampo pode vir inserido no meio da estante ou ao lado dela como se fosse sua continuação. Existem, ainda, os modelos em que a mesa fica no centro da estante e suas prateleiras ficam acima do tampo. 


Como podemos observar, hoje já existem várias opções de móveis inteligentes para o melhor aproveitamento do espaço do seu lar. Além de serem funcionais, também são práticos e podem facilitar muito o seu dia a dia. Porém, cuidado, pois essas opções devem ser bem planejadas de acordo com o espaço disponível e a necessidade dos moradores. 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":